quinta-feira, 19 de junho de 2008

Guiné 63/74 - P2965: Bibliografia de uma guerra (28): Farim nos finais dos anos 60 e a História do Império Mandinga (Virgínio Briote)


Além do Cabo Bojador

Na Guerra Colonial da Guiné, A História pré-colonial da África Ocidental.
Autor: Manuel Fialho.
Capa: Joaquim Rosa.
Fotografia da capa: Cristina Fialho (Farim, 1970)
Edição: 100 Luz ( http://www.100luz.pt/ )
Mês/Ano: Abril de 2008
__________

Um Franciscano Português, natural do Algarve (Cacela Velha), em Assis a rezar a missa. A chamada ao Superior da Ordem para lhe comunicar que deve regressar a Portugal, por ter sido chamado pelas autoridades eclesiásticas portuguesas para cumprir o serviço militar como capelão numa das províncias portuguesas de além-mar. A entrada num Batalhão de Caçadores, já formado e em vésperas de embarcar com o destino ainda no segredo dos deuses. Que só no meio do Atlântico vai ser desvendado, vá para a Guiné.

É, tudo leva a crer, a história do BCaç 2879, cujo Cmdt foi o conhecido Ten Cor Agostinho Ferreira. Uma história romanceada, escrita pelo punho do franciscano que cruza no romance a odisseia do Batalhão com a do Império Mandinga.
Para quem se interessa pela História da Guiné e por Farim (Nema, Cuntima, Jumbembem, K3, Guidage, Binta…) nos anos 1969/71, tem aqui um relato minucioso desses tempos.

Manuel Fialho (CCS/Bat Caç. 2879), o autor, esforça-se em traçar em cerca de 500 páginas tudo o que viveu nesses já longínquos anos.
vb

Sem comentários: