quinta-feira, 10 de julho de 2008

Guiné 63/74 - P3043: Em busca de ... (33): Memórias do príncipe Abdulai Jamanca, irmão do meu tio Gonçalves Dias (Miguel Ribeiro de Almeida)

Guiné > Brá > 1965 ou 1966 > O Alf Mil Briote, à esquerda, ladeado de dois dos primeiros comandos africanos, o Jamanca e o Joaquim. Esta era a 1ª equipa do seu grupo de comandos, os Diabólicos. Em vésperas da Op Atraca. O Jamanca será mais tarde ofical da 1º Companhia de Comandos Africanos, participará na Op Mar Verde (invasão da Guiné-Conacri, em 22 de Novembro de 1970) e comandará, em 1973, a CCAÇ 21, da qual farão parte antigos graduados africanos da CCAÇ 12 Enquanto a CCAÇ 12, provavelmente refrescada, foi colocada no Xime, de meados de 1973 até ao final da guerra, a CCAÇ 21, comandada pelo Tenente Jamanca [lê-se Djamanca], ficará em Bambadinca como unidade de intervenção.


Guiné > Bissalanca > o 1º Cabo Abdulai Jamanca a ser condecorado com a Cruz de Guerra pelo Coronel Kruz Abecasis (Cmdt da BA 12) em 10 de Junho de 1967 (?).

Abdulai Queta Jamanca (1937-1975), de seu nome completo, Príncipe Fula por nascimento, era natural de Farim. Foi alistado nas NT a 12 de Janeiro de 1956. Foi um dos militares que em Outubro de 1963 se deslocaram a Angola para frequentar o curso de comandos. Fez parte do grupo que actuou na Ilha do Como, na Op Tridente (Jan-Mar 1964).

Em Brá colaborou na instrução do 1º curso de comandos e, em data não determinada, foi evacuado, por acidente em serviço, para o HMP, de Lisboa , onde foi tratado durante alguns meses. Regressou à Guiné, já o curso tinha terminado, ficando a pertencer ao grupo de comandos Panteras. Em Setembro de 1965, ingressou nos Comandos do CTIG, tendo feito parte, no período de 1965/66, dos Grupos Vampiros e Diabólicos (neste último, sob o comando do Alf Mil Comando Virgínio Briote).

Mais tarde, fez parte, em 1969, ingressou na 1ª CCmds/BCA, tendo participado na invasão a Conacri, Op Mar Verde, que levou à libertação dos nossos prisioneiros de guerra, em poder do PAICG.

O então 1º tenente Jamanca foi, em Junho de 1973, nomeado como comandante da CCAÇ 21, extinta em Agosto de 1974. Regressou à CCmds a que pertencia. Foi fuzilado em Bambadinca, em dia não apurado de Março de 1975.

Fotos e legendas: © Virgínio Briote (2007). Direitos reservados.


1. Mensagem de Miguel Ribeiro de Almeida, sobrinho de do ex-Alf Mil J. M. Gonçalves Dias, que pertenceu à CART 3492 ( Xitole) e depois à CCS do BART 3873 ( Bambadinca) (1971/74):


Meu caro Luís Graça,

Venho agradecer-lhe, bem como ao seu camarada Beja Santos, pessoalmente e em nome do meu tio, a vossa inestimável ajuda, sem a qual não teria sido possível localizar o 2º Sargento Fodé Dahaba e família [, que moram em Mem Martins].

Acabo de abrir a minha caixa de correio e encontro a sua mensagem, pelo que vou de imediato telefonar ao meu tio para lhe dar esta magnífica notícia [, a morada, o telefone e o telemóvel do Fodé Dahaba, 2 ºSargento do Pel Mil nº102, Finete].

Tenho pesquisado no seu blogue para encontrar notícias de um outro camarada vosso, infelizmente assassinado pelo PAIGC em 1975. Trata-se do Tenente Abdulai Jamanca. O meu tio conheceu-o em Bambadinca, e ficaram muito amigos, como irmãos. O Tenente Jamanca ofereceu-lhe uma foto, tirada no aquartelamento de Bambadinca aí por 1972/3, dedicando-a ao meu tio, e nela escrevendo "Para o meu irmão José M. Gonçalves Dias". Esta foto está na sala de casa do meu tio desde que ele regressou da Guiné.

Pesquisando no vosso blogue, como dizia, encontrei uma foto do Tenente Jamanca a ser condecorado com a Cruz de Guerra, a alguns posts a ele referentes que mostrarei ao meu tio assim que estivermos juntos. Um desses posts é escrito por um cidadão guineense, hoje a residir e a trabalhar em Lisboa, que viu o camião do PAIGC levar o Tenente Jamanca para o local onde seria assassinado. No post, que é de 2006, estão os telefones de contacto dessa pessoa. O Luís acha que nós, eu e o meu tio, poderíamos contactá-lo?

Sei que é também um desejo de longa data do meu tio encontrar familiares do Tenente Jamanca. Caso o Luís, ou um seu camarada, saibam de alguma forma de contactar com algum parente do Tenente Jamanca, por favor diga-me.

Continuarei a acompanhar o vosso blogue, com muito gosto e todo o interesse. É um espaço que preserva a memória da nossa história contemporânea e que abre lugar ao debate e à convivência entre os antigos combatentes. Numa época em que se fala tanto de serviço público, talvez fizesse bem a muitos programadores dos canais de televisão portugueses ler o vosso blogue.

Assim que entrar de férias e estiver com o meu tio, que vive em Viseu, levo comigo o PC portátil para ver se o convenço a aderir ao ciberespaço e a entrar na vossa tertúlia. Ele ficou entusiasmado com as coisas que eu lhe contei sobre o vosso blogue - a infinidade de posts, textos e fotos, a possibilidade de ele próprio vos enviar textos e comentários e, sobretudo, a facilidade de contactar com os seus camaradas da Guiné de uma forma rápida - , por isso espero "levá-lo"
em breve até vós.

Mais uma vez, o nosso muito obrigado pela ajuda prestada. Um abraço da minha parte, um Alfa Bravo para o Luís Graça e Beja Santos da parte do meu tio, e votos de boa saúde. Até breve.

Miguel

2. Comentário de L.G.:


Meu caro Miguel: Tens uma missão delicada: converter o teu tio à nossa mística bloguística, e ajudar a desenvolver a sua literacia informática de modo a poder comunicar connosco. Para já, podes servir de elo de ligação. Mais tarde, teremos todo o gosto em recebê-lo como camarada nosso, nesta Tabanca Grande, de que tu passas de imediato a fazer parte como amigo... (Temos vários familiares de camaradas nossos, a maior parte já falecidos - o que não é felizmente o caso do teu tio Gonçalves Dias - nessa condição).

Aqui te deixamos mais alguns elementos informativos sobre o Abdulai Jamanca, que eu conheci em Fá Mandinga e em Bambadinca, em 1969/70, e que uns anos antes (1965/66) fez parte do grupo de comandos liderado pelo nosso co-editor Virgínio Briote. Se puderes, e com a autorização do teu tio, manda-nos a tal foto autografada que o Jamanca lhe ofereceu, possivelmente em meados de 1973 quando ele foi comandar a CCAÇ 21 (que também tinha graduados africanos da minha antiga CCAÇ 12, a que eu pertenci entre Junho de 1969 e Março de 1971; homens, portanto, que eu ajudei a formar e que enquadrei).

Quanto ao nosso amigo José Carlos Mussá Biai, que é natural do Xime, é engenheiro agrónomo e trabalha no Instituto Geográfico Português, estás autorizado a telefonar-lhe. Oxalá consigas o contacto de algum familiar do saudoso amigo do teu tio e grande combatente fula ao serviço das NT. O seu fuzilamento foi uma tragédia e, como todos os outros, ensombrou a festa que deveria ser a independência da Guiné-Bissau.

__________

Notas de L.G.:


(1) Vd. poste de 3 de Julho de 2008 > Guiné 63/74 - P3016: Em busca de... (32): Margarida Dahaba, professora, filha do 2º Sargento Fodé Dahaba (M. Ribeiro de Almeida / J.M. Gonçalves Dias)

(2) Sobre o 12 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCXLIX: O fuzilamento do Abibo Jau e do Jamanca em Madina Colhido (J.C. Bussá Biai)

18 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCLXXII: Dos comandos de Brá ao pelotão de fuzilamento (Virgínio Briote)

23 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCLXXXIV: Lista dos comandos africanos (1ª, 2ª e 3ª CCmds) executados pelo PAIGC (João Parreira)

14 de Maio de 2008 > Guiné 73/74 - P2843: Ainda os Comandos fuzilados após a independência (III): Alguns dados de 1965/66: Abdulai Queta Jamanca (Virgínio Briote)

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu caro Luís Graça,

Peço-lhe muita desculpa por só agora responder ao seu comentário.

Muito obrigado pelo vosso convite: é para mim uma honra fazer parte da vossa Tabanca Grande, onde tenho aprendido muito, com tudo o que tenho lido, sobre a Guiné, Portugal e os ex-combatentes.

"Isto" está a correr-me muito bem - há dias, quando enviei ao meu tio os contactos do Sargento Fodé Dahaba, ele ficou de tal maneira feliz que me disse que agora eu já sou um Homem Grande da Guiné...

Vamos a ver se consigo desempenhar bem esta dupla missão, tendo como último objectivo converter o meu tio à vossa mística bloguística. Era realmente muito bom para ele ser parte integrante e participativa da vossa tertúlia.

Tomei a liberdade de retirar do vosso blogue a foto e o texto do louvor do Tenente Jamanca, que enviei ao meu tio no dia do seu aniversário, há dois dias. Foi para ele uma felicidade enorme ver esta foto do seu grande amigo e irmão. Disse-me que o Tenente Jamanca (e o Luís Graça e seu camarada e co-editor do blogue, Virgínio Briote - a quem aproveito para enviar um abraço - que também o conheceram, sabê-lo-ão), era um aristocrata em todas as acepções do termo, e que recorda com muita saudade as conversas que com ele tinha. Ficou emocionado ao ver a foto e com muita esperança quando lhe disse que até pode ser possível encontrarmos algum familiar do Tenente Jamanca.

Vou ligar para o vosso amigo José C. Mussá Biai, e pedir-lhe ajuda nesta nossa busca. Quando estiver com o meu tio, vou tentar convencê-o a ceder-me a foto do Tenente Jamanca para que eu a possa enviar para o vosso blogue. Se não estou em erro, foi tirada diante do aquartelamento de Bambadinca; o Tenente Jamanca está de óculos escuros e, creio, com a farda camuflada e o "quépi" (é assim que se diz e escreve?)na cabeça.

Quando eu tiver novidades, comunicá-las-ei ao vosso blogue. Se, entretanto, algum camarada vosso ler este comentário e souber de alguma forma de contactarmos um familiar do Ten. Jamanca, envie-me por favor uma mensagem de correio electrónico.

Mais uma vez, o nosso muito obrigado, um Alfa Bravo do meu tio para o Luís Graça e camaradas, e um abraço da minha parte, com votos de boa saúde.

Miguel