quarta-feira, 16 de julho de 2008

Guiné 63/74 - P3065: Mulher(es) (1): O PAIGG e a condição feminina (João Dias da Silva)

Capa da revista PAIGC - Actualités, nº 36, Dezembro de 1971... Edição francesa. "Durante muito tempo submetida à opressão colonial e social, marcada pelos duros trabalhos do campo, temperada pela luta difícil mas exaltante do nosso povo em prol da libertação e do progresso, a mulher do nosso país como esta jovem mandinga é hoje, na dignidade recuperada, mais bela que nunca"...

Foto: ©
João Dias da Silva (2008). Direitos reservados.



1. Mensagem de João Dias da Silva, Ex-Alf Mil Op Esp, CCAÇ 4150 (Cumeré, Bigene e Guidaje1973/74):


Ao ler o poste Guiné 63/74 - P3062: PAIGC: O Nosso Livro da 2ª Classe (3): O Dia da Mulher (Luís Graça / Paulo Santiago), lembrei-me de passar os olhos pelos três números do PAIGC actualités (n.º 36 Decembre 1971; Special Avril-Aout 1973 e n.º 54 Octobre 1973), os únicos que me passaram pelas mãos, na esperança de encontrar algo sobre a MULHER.

Apenas no primeiro daqueles desdobráveis (a configuração destes boletins informativos) encontrei uma curta referência na primeira página, quase toda ela ocupada por uma fotografia de mulher, meio corpo e de perfil, sem qualquer desenvolvimento posterior.

No entanto é uma bela homenagem à mulher e à sua beleza: "LA FEMME DE NOTRE PAYS COMME CETTE FILLE MANDINGUE EST AUJOURD'HUI DANS LA DIGNITÉ RETROUVÉE, PLUS BELLE QUE JAMAIS" (a mulher do nosso país como esta jovem mandinga é hoje, na dignidade recuperada, mais bela que nunca, numa tradução livre).

Anexo apenas esta primeira página do n.º 36.

Noutra ocasião farei chegar-vos as restantes páginas e os outros números que, para além de apresentarem notícias curtas, têm algumas reportagens curiosas (independência, congresso do povo, ataque a Guiledje, ...) e que, sobretudo, nos dá a visão do outro lado da paliçada.

Um forte abraço para todos
João Dias da Silva

Sem comentários: