sábado, 19 de julho de 2008

Guiné 63/74 - P3073: O Nosso Livro de Visitas (20): António Rodrigues, Angola; João Reis e Ferreira Gomes, Guiné

1. Em 27 de Junho de 2008, recebemos esta mensagem de António Rodrigues, Marinheiro, que cumpriu a sua comissão de servço em Angola.

É por vós que vou passando o meu tempo na Delegação da Área Metropolitana do Porto, da A.P.V.G.
Sois formidáveis, eu já vou tarde.
Servi a Marinha Guerra nos Patrulhas da costa de Angola. Hoje as histórias verdadeiras que oiço fazem arrepiar, é verdade, hoje os nossos governantes querem-nos ver todos mortos, somos um peso na historia de Portugal, outros há que dizem que nós fomos assassinos.

A.R.
Com muita saúde.

2. Resposta de CV

Obrigado camarada pelas tuas palavras. Cabe-nos a nós ex-combatentes a missão de nos mantermos vivos e fazê-lo ver a quem nos acha descartáveis.
A esmagadora maioria de nós foi obrigada a ir fazer uma guerra que não compreendia.
Não fomos mercenários, não ganhámos chorudos ordenados, não tínhamos mordomias e não tínhamos Ministros nem CEMs nas despedidas dos embarques.
Éramos abandonados à nossa sorte sob climas hostis, em territórios que eram desconhecidos nos gabinetes do ar condicionado e do Terreiro do Paço.
Não ocupámos nenhum país estrangeiro, combatemos em territórios considerados portugueses na altura, mal ou bem, onde existiam naturais com sentido patriótico tão ou mais forte que o nosso.

Mais 20 ou 30 anos e ficarão só os heróis da era do telemóvel, da internete e das reportagens das TVs.

Mais uma vez obrigado pelo teu contacto que muito nos sensibilizou e desculpa o atraso temporal da resposta.

Um abraço do
CV
________________


3. Em 16 de Julho de 2008, recebemos para conhecimento, de João Reis esta mensagem dirigida originalmente ao nosso camarada Mário Beja Santos:

Para: Beja Santos
Assunto: Missirá

Exmo. Sr.
Sou o ex-Furriel Miliciano João António Duarte Reis. Estive em Missirá antes do senhor chegar. De Outubro de 67 a Junho de 68.

O seu livro Diário da Guiné trouxe-me à memoria o tempo em que lá vivi e recordei muitas das pessoas de quem fala e conta historias.
Obrigado por isso e parabéns.

Não sei se há encontros ou convívios anuais com pessoas que tenham passado por Missirá. Se há e se for possível dar-me os contactos agradecia.

Os meus cumprimentos.

4. Resposta de CV

Caro camarada, independentemente do que o ex-Alf Mil Mário Beja Santos te possa dizer, posso acrescentar que na nossa página, naquele espaço em branco destinado a pesquisas no Blogue, escrevendo lá a palavra Bambadinca ou Missirá, encontrarás muita coisa para leres.
Com respeito a convívios, ainda em Junho passado houve, em Torres Novas, um Convívio de ex-combatentes que passaram por Bambadinca.

Já agora deixo-te o convite para aderires à nossa Tabanca Grande, onde poderás colaborar com as tuas estórias e fotos.

Para seres admitido, terás cumprir a difícil missão de mandares uma foto do teu tempo de tropa e outra actual, contares algo sobre ti, a tua Unidade e outros pormenores que aches relevantes.

Para ficares a conhecer melhor o nosso blogue, tens do lado esquerdo da página as nossas 10 normas de conduta e outras informações importantes.

Em nome da tertúlia, deixo-te um abraço.
CV
______________


5. No dia 18 de Julho recebemos do nosso camarada Armando Gomes a seguinte mensagem:

Camarada,

Em primeiro lugar - Parabéns pelos conteúdos que tive a oportunidade de ir desbravando.
Em segundo lugar - Lamentar só agora ter tomado conhecimento desta janela aberta.
Em terceiro lugar - Disponibilizar-me para trazer à assembleia outros contributos.

Sou
Armando Miguel Ferreira Gomes e resido no Porto
os meus endereços electrónicos são:
particular amgomes@netcabo.pt
profisiional armando.gomes@cem.pt

Fui combatente no CTIGuiné, de Maio de 1968 a Maio de 1970 como 1.º Cabo - Apontador de Armas Pesadas.

Fiz parte de uma das companhias independentes (CCAÇ 2383) que após o treino operacional em Fá Mandinga, área adida ao COP5 de Bafatá e que mais tarde se deslocou para Nova Lamego com destino a Cabuca, ali junto da ilha de Seli, entre o Senegal e a Guiné Francesa.

Gostava de me juntar a todos vós e poder fazer parte da família

Um enorme abraço
Armando Gomes

6. Resposta de CV

É sempre com enorme prazer que recebemos na nossa Tabanca Grande mais um camarada que se quer juntar a nós. Como a porta está sempre aberta, entra, instala-te e começa a contar-nos as estórias que ainda recordas. Serve-te das fotos que tenhas aí por casa, para as ilustrar e manda-as para cá devidamente legendadas.

Para não repetir o que disse em cima ao nosso camarada Duarte Reis, lê a resposta que lhe dei, onde estão as indicações de como saber o que somos e como nos devemos comportar no nosso Blogue.

Para ti vai um abraço em nome dos tertulianos do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.
CV

Sem comentários: