quinta-feira, 24 de julho de 2008

Guiné 63/74 - P3092: Os Nossos Seres, Saberes e Lazeres (1): Pinturas, de Jaime Machado; As Capelas de Leça, de José Oliveira

1. Vamos dar início a uma nova série, destinada a mostrar as aptidões dos nossos camaradas, ainda no activo ou já na situação de reforma, que de algum modo fazem terapia, preenchendo tempos, muitas vezes cheios de vazio, com actividades artísticas, culturais, bricolagem, desportos ao ar livre, agricultura biológica, fotografia, etc.

Quem tiver algo para mostrar à Tertúlia, relatos ou fotografias, que possa ser exemplo de alternativa para ocupar o tempo, pode mandar esses trabalhos para publicação.

2. No dia 25 de Maio de 2008, recebemos uma mensagem do nosso camarada Jaime Machado, ex-Alf Mil Cav do Pel Rec Daimler 2046, Bambadinca, 1968/70, com duas fotografias de quadros que ele próprio pintou.

Caros Amigos
Lembrei-me de vos enviar 2 fotos de 2 quadros a óleo (60 x 70cm) que pintei no ano passado com base em fotos que fiz na Guiné.

O primeiro quadro é de um miúdo que vendia bolos em Bissau, o outro é de uma bajuda no cais de Bambadinca.

Mais uma vez África, e particularmente Guiné, no coração.

Um abraço
Jaime


Foto 1 > Vendedor de bolos em Bissau. Quadro a óleo, pintado por Jaime Machado

Foto 2 > Bajuda no Cais de Bambadinca. Quadro a óleo pintado por Jaime Machado

Fotos © Jaime Machado (2008). Direitos reservados.
Legendas de CV

************

3. No passado dia 19 de Julho foi inaugurada, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira, uma exposição subordinada ao tema As Capelas de Leça, com trabalhos em madeira de autoria do Mestre Zé Cartaxo.

O Mestre Cartaxo é o nosso camarada ex-combatente da Guiné, José Francisco Oliveira, ex-1.º Cabo Sapador de Minas e Armadilhas que pertenceu à CCS/BCAÇ 1876, que esteve em Bula e Bissorã entre 1966/67.

Tendo deixado de exercer a profissão de Carpinteiro Naval, dedica-se à execução de réplicas de barcos à escala.

Há poucos anos assumiu a tarefa de construir todas as Capelas de Leça da Palmeira, tendo agora em mãos a execução da Igreja Matriz. Promete construir também os monumentos religiosos da freguesia de Matosinhos. Trabalho não lhe falta, tenha ele saúde para levar a efeito tal tarefa.

Deixo alguns exemplos dos trabalhos expostos, sendo que a localização de alguns junto a janelas, impede as fotos de mostrar a real qualidade dos mesmos.

Foto 1 > Mestre Zé Cartaxo junto da futura Igreja Matriz de Leça da Palmeira

Foto 2 > Capela do Corpo Santo (Sec. XVII), situada num alto, onde terá existido o primeiro farol para guia das embarcações que navegavam na perigosa costa marítima de Matosinhos.

Foto 3 > Capela do Sagrado Coração de Jesus (Sec. XIX)

Foto 4 > Todas as Capelas têm os telhados amovíveis para que se possam ver os pormenores dos interiores. Eis um exemplo.

Foto 5 > Capela de Santana (Sec. XVII), situada no monte com o mesmo nome

Foto 6 > Capela da Boa Nova (Sec. XIV). Neste trabalho aparece representado o farol que substituiu o primeiro existente junto da Capela do Corpo Santo. Em 1948 este velho farol da Boa Nova foi temovido, dando lugar ao ainda actual e majestoso Farol da Boa Nova.

Fotos © de António Maria e Carlos Vinhal (2008). Direitos reservados.
Legendas de Carlos Vinhal

2 comentários:

Anónimo disse...

Mtos parabens,essas igrejas estao pefeitas e mto bonitas,tb estou a construir uma igreja a de(SANTO ANTONIO)da minha ilha,da madeira,se kiser ver http://repligirl.hi5.com nao esta assim tao perfeita como essas,se tiver tempo de comentar agradeço:).

Anónimo disse...

Ja agora de que é feita essa telha???É que esta mto bem feita,desde pequena que sempre gostei de miniaturas em madeira,continue que vale a pena:)

http://repligirl.hi5.com