segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Guiné 63/74 - P3148: O Nosso Livro de Visitas (24): José Pedro Neves, ex-Fur Mil da CCAÇ 4745 (Guiné 1973/74)

1. Mensagem com data de 23 de Agosto de 2008 do nosso novo camarada José Pedro Ferreira das Neves, ex-Fur Mil da CCAÇ 4745/73, que esteve na Guiné entre 1973 e 1974:

Caro Luis Graça:
Quero agradecer a todos os antigos combatentes, principalmente aos que estiveram na Guiné, todos os contributos relatados neste site. Graças a si e a esses contributos tornei-me um doente saudável na consulta constante do blogue, na ânsia de encontrar relatos de antigos camaradas que comigo percorreram as matas e bolanhas da Guiné, mas nunca encontrei nenhum relato que identificasse a minha Companhia de Caçadores, independente, com origem dos Açores, da Ilha Terceira, CCAÇ 4745/73.

Agora, apresento-me, se me permitem:
Chamo-me José Pedro Ferreira das Neves, fiz o Curso de Operações Especiais em Lamego, 1.º curso de 1973 e dei instrução ao 2.º curso, também de 1973.
Fui mobilizado para a Guiné em Julho de 1973 e ingressei na CCAÇ 4745/73, (Companhia de Intervenção), em Agosto de 1973.
Regressei em Setembro de 1974 e passei à disponibilidade no dia 20 do mesmo mês.

Posto: Furriel Miliciano de Operações Especiais (nome de guerra PEDRO)

Locais na Guiné por onde andei: Binta, Nema, Farim, Mansoa, Jugudul, Polibaque (Protecção aos trabalhos de abertura da estrada, Jugudul-Bambadinca), Bula, Binar, Nhamate, Capunga, Bissau e outros arredores, que agora não me ocorrem.

O que procuro: Antigos camaradas da CCAÇ 4745/73 e outros que conheci, quando andei por terras da Guiné e alguns camaradas que fizeram o curso comigo e outros, a quem dei o curso, em Lamego.

O que já encontrei: Alguns antigos camaradas de Lamego, porque vou aos encontros, que se realizam anualmente, na nossa Faculdade Ranger.

Comentários: Penso que as dificuldades de encontrar antigos camaradas se deve ao facto, de só os graduados serem do Continente, apesar do Borges (Furriel)e de um Alferes, do qual não me lembro do nome, serem dos Açores, assim como os restantes camaradas da CCAÇ 4745/73, também conhecida, por Águias de Binta.

Vou frequentemente à Guiné-Bissau, desde 1989 (51 vezes), uma das vezes, com o tertuliano Humberto Reis, do qual me orgulho de ter como amigo e sofro, ao ver as condições de vida do povo da Guiné-Bissau, mas, isso são outras histórias.

Brevemente vou começar a contribuir, com relatos, da minha passagem pela Guiné, em parte, instigado pelo também grande amigo e tertuliano Magalhães Ribeiro, mas também, para contribuir um pouco com as minhas memórias do passado.

Antecipadamente, agradeço toda a vossa paciência para nos aturarem!

2. Caro Pedro

Primeiro que tudo, quero agradecer as tuas palavras que são para nós um incentivo.

És um tertuliano com dupla qualidade. Por um lado és um ex-combatente, e por outro, um amigo da Guiné-Bissau, atendendo ao número de vezes que já visitaste aquele país.

Não temos na tertúlia pessoas que se disponham a contar-nos estórias dos tempos, conturbados, depois de terem terminado as hostilidades com o PAIGC. A maioria de nós é um pouco mais velha que tu e regressou uns anitos antes de a guerra terminar. Sabemos por alto que nem tudo correu bem. Esperamos que sejas tu a colmatar essa falta de informação no nosso Blogue.

Esperamos de ti estas e outras estórias, assim como as tuas fotografias de então, e porque não de agora, para quem nunca mais à voltou à Guiné, possa ver como está o país actualmente.

Já reparaste que te estou a tratar por tu?

Na nossa Tabanca Grande, tratamo-nos todos por tu, como verdadeiros camaradas que somos, independentemente do nosso antigo posto militar, que hoje serve apenas como referência e não para marcar alguma hierarquia, e da nossa posição social.

As convicções políticas, religiosas e outras, não interferem nas nossas relações, nem são discutidas no nosso Blogue. As diferenças de ideias discutem-se com cortesia e aceitação das diferenças.

Na nossa página, do lado esquerdo, poderás ler as nossas 10 normas de conduta e aquilo que nós (não) somos.

Caro camarada, esperamos que envies em breve as fotos da ordem para seres apresentado formalmente à Tertúlia.

Recebe um abraço de todos os camaradas e amigos da Guiné-Bissau, tertulianos do nosso Blogue.
CV
Co-editor

1 comentário:

Anastácio Soberbo disse...

Parabéns pelo Blogue.
É muito bonito, gosto do que leio e vejo.
Um abraço desde Portugal