terça-feira, 2 de setembro de 2008

Guiné 63/74 - P3163: O Nosso Livro de Visitas (25): Francisco Passeiro, ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 1421/BCAÇ 1857 (Mansabá, 1965/67)

Vista aérea de Mansabá
Foto: © Carlos Vinhal (2008). Direitos reservados.


1. Mensagem recebida no nosso Blogue no dia 1 de Setembro de 2008, endereçada pelo nosso camarada Francisco Passeiro, ex-Fur Mil de Trms da CCAÇ 1421/BCAÇ 1857 (Mansabá, 1965/67)

Os meus cumprimentos.
Não sei porque carga de água fui parar ao blogue da Guiné onde também residi como Fur Mil de Transmissões até Maio de 1967, na CCAÇ 1421/BCAÇ 1857 numa terra chamada Mansabá.

O blogue tem de facto informação que nos absorve por horas e horas e pelo que já cheirei, vou voltar a ele, mas para já achei o nome muito complicado, embora original.

Para mais fácil ser encontrado não será possivel ser um Guiné... qualquer coisa... sendo rebaptizado? Não sei se possivel... mas seria mais fácil dar com ele nesse monstruoso Mundo da Internet.

Fui lá parar por mero acaso e tenho pena de só agora o descobrir... parabéns pelo trabalho efectuado. Estou certo que é desconhecido de muita e muita gente que certamente poderia ajudar a manter para os futuros umas páginas de História...

Na pesquisa que fiz, curiosamente reparei nos memoriais que aparecem incritos em Mansabá que o BART 645 esteve lá até 1966. Irei ver se de facto estou errado pois lembro-me que a minha Companhia foi render os Águias Negras em Mansabá em 1966 ou 1965 (?). Depois direi alguma coisa.

Com tristeza não encontrei nada sobre o destacamento K3 que à data, tanta tinta e pólvora fez correr, e que foi instalado pela CCAÇ 1421 e outros, a 3km de Farim, para interromper um trilho de cambança da Zona donde se destacava a muito importante base de Morés, no centro do muito célebre, na altura, triangulo da morte (povoações do Olossato, Bissorã, Mansabá)

Divulgarei o blogue quando possível, nomeadamente nos almoços anuais que se realizam. É muito gira a ideia.

Embora não tendo sido um operacional, contrbuirei com o que me lembrar.

Parabéns
Francisco Passeiro


2. Comentário de CV

Caro Passeiro
Obrigado pelo contacto.

Estou a responder-te em nome do nosso camarada Luís Graça, fundador e principal animador do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, conhecido entre os Tetulianos por Tabanca Grande, onde acolhemos todos os camaradas que combateram na Guiné e que queiram colaborar na feitura de um trabalho que queremos seja um espólio para, no futuro, dar a conhecer aos nossos vindouros o que foi a guerra colonial, neste caso, naquela pequena parcela da Guiné.

Aceitamos a tua opinião sobre o nome do Blogue, mas primamos pela originalidade e diferença, pelo que para já sentimo-nos muito bem assim.

Com respeito ao fim em si, deste Blogue, acertaste quando disseste que seria um legado para os futuros. É isso mesmo. No primeiro contacto connosco, adivinhaste o nosso propósito.

Como todos seremos poucos, ficas convidado, desde já, a aderiri à nossa Tabanca Grande. Manda uma foto do teu tempo de tropa e outra actualizada, tipo passe preferencialmente, começa a preparar as tuas estórias e as tuas fotografias e manda para nós. Assim serás mais um, nesta tarefa de dar a conhecer aos mais novos o que foi a maior preocupação da nossa geração (a guerra colonial) e como soubemos aguentar aquele duro sacrifício, com enormes cutos de vidas e saúde, com incapacidades temporárias e permanentes.

Na nossa Tabanca tratamo-nos todos por tu, independentemente dos postos que tivemos (e alguns ainda têm) e da posição que cada um ocupa na sociedade. Somos verdadeiros camaradas e amigos, unidos pelas recordações das nossas vivências naquela pequena terra da Guiné, que nos marcou, para o bem e para o mal, para sempre.

Falando do K3, se procurares, encontras alguma coisa, uma vez que até temos entre nós pelo menos um tertuliano que passou lá bons tempos, no dizer dele. Trata-se do ex-Alf Mil Vitor Junqueira da CCAÇ 2753, Companhia esta que nos foi render a Mansabá, ainda antes de acabar a sua Comissão.

Falando de Mansabá, onde também estive entre Abril de 1970 e Fevereiro de 1972, se tiveres fotos de lá, podemos trocar, como fazíamos com os cromos quando éramos putos.

Ficamos à espera de notícias tuas. Até lá pesquisa o nosso Blogue para te sentires também responsável pela sua continuidade.

Recebe um abraço de boas vindas, em nome de todos os tertulianos
Carlos Vinhal

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo e camarada, bem vindo ao Blogue! É não só mais um dos que conheceram África (Terra-Mãe) através da Guiné mas mais um elemento das Transmissões que aparece. Por este andar, qualquer dia ainda teremos que constituir a mini-Tertúlia do pessoal de Trms.
Hélder Sousa

Anónimo disse...

Olá Francisco,
quando há dias vi aparecer o teu post fiquei duplamente satisfeito, quer por te encontrar aqui quer por finalmente aparecer alguém do BC1857.
Como não tenho o teu mail resolvi tomar a iniciativa de por este meio te enviar um abraço.
Henrique