quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Guiné 63/74 - P3192: Álbum das Glórias (47): Talão de almoço e Licença Militar (Tino Neves)

1. Mensagem, de 5 de Setembro de 2008, do nosso camarada Contantino Neves (Tino Neves), ex-1.º Cabo Escriturário da CCS/BCAÇ 2893, Nova Lamego (Gabu), 1969/71, que tem andado desaparecido (1).

Olá Camaradas, Luís, Vinhal e Briote e restante Tabanca

Há muito que não escrevia algo para o blogue, aqui vão dois temas:

1) - Almoço em Bissau
2) - Título de Licença

1) – Junto imagem dum talão de almoço que tive com mais dois camaradas amigos, que encontrei em Bissau, um deles meu vizinho e da minha criação, ou seja desde as carteiras da escola primária, o Fur Mil Arménio Delfim da Silva Santos, que estava julgo que em Olossato.

O almoço nesse tempo era barato! Três almoços bem comidos e melhor regados por 230$00 vai fazer agora dia 19 de Setembro trinta e sete (37!!!) anos, uma beleza.

O Bar NOÉ, talvez não fosse muito conhecido, mas era muito frequentado, por quem queria comer bem e barato.


Alguém se lembra do Snack-bar Noé, em Bissau, onde três manos almoçavam por 230 escudos (pesos) ? Nos dias de hoje, nem dá para a gorjeta... Repare-se, por outro lado, no número de telefone (2226), o que dá uma ideia do tamanho da rede telefónica da então província portuguesa da Guiné (CV)...


2) – Título de Licença, era o documento, que qualquer militar, (não sei se só para os desmobilizados) com a caderneta militar em dia, quisesse se deslocar à nossa vizinha Espanha, teria que pedir em qualquer Quartel Militar (neste caso, o de Tavira).

Esta licença foi-me passada em 13 de Julho de 1981, para simplesmente me deslocar por umas horas a Ayamonte.


Em 1981 ainda era preciso cumprir esta formalidade? Desconhecia (CV)

Sem mais
Um abraço para todos os Tertulianos
Tino Neves
Almada

Fotos: © Tino Neves (2008). Direitos reservados.
Legendas de Carlos Vinhal


2. Comentário de L.G.:

Sobre o "nosso poder de compra", na época, ver os seguintes postes:


28 de Julho de 2005 > Guiné 63/74 - CXXIX: Cem pesos, manga de patacão, pessoal! (1) (Luís Graça)

1 de Agosto de 2005 > Guiné 63/74 - CXXXII: Cem pesos, manga de patacão, pessoal! (2) (Luís Graça)

Recorde-se que com uma nota de cem pessos, o tuga (militar) compravas, na caserna, duas garrafas de uísque novo. O Old Parr (uísque velho, então muito apreciado lá e cá) já custava mais: 130 ou até 150 pesos, se não me engano… Além do pré (6oo pesos/mês), os soldados africanos da CCAÇ 12 (que eram praças de 2ª classe!, lembre~m-se...) recebiam mais 24,5 pesos por dia pelo facto de serem desarranchados (o mesmo que nós, os metropolitanos).

Ainda em matéria de Comes & Bebes, um quilo de camarões tigres, do Rio Geba, comidos na tasca do Zé Maria, em Bambadinca, com uma linda vista para o rio, custava cinquenta pesos (uma exorbitância(… Um bife com batatas fritas e ovo a cavalo (supremo luxo de um operacional quando ia a Bafatá, "mudar o óleo"...) costumava, na Transmontana cerca de vinte a vinte e cinco pesos.

Ainda me lembro, isso sim, de o vagomestre da CCAÇ 12, o Jaime, comprar uma vaca raquítica por 950 pesos, depois de bater não sei quantas tabancas da região de Bambadinca… Nas tabancas, fulas, por onde passei e onde fiquei, uma semana ou mais, era costume comprar, mesmo a custo, galinhas e frangos, mas já não me lembro quanto pediam pelos bichos de capoeira (sete pesos e meio?)… As ostras em Bissau custavam 20pesos (uma travessa)… E por aí fora.

________________

Notas de CV:

(1) - Vd. último poste de 26 de Outubro de 2007 > Guiné 63/74 - P2216: Os nossos vídeos (1): Feliz Natal e até ao meu regresso (Tino Neves)

(2) - Vd. último poste da série de 23 de Abril de 2008 > Guiné 63/74 - P2791: Álbum das Glórias (46): O distintivo da CCAÇ 2382, 1968/70 (Manuel Baptista Traquina).

Sem comentários: