segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Guiné 63/74 - P3274: Memórias literárias da guerra colonial (2): Conferência do A. Graça de Abreu: algumas fotos (José Martins)

Biblioteca-Museu República e Resistência / Espaço Grandella > Memórias Literárias da Guerra Colonial > 2 de Outubro de 2008 > Conferência do nosso amigo e camarada António Graça de Abreu > Apresentação do seu livro Diário da Guiné: Lama, Sangue e Água Pura (2007) > O António está de costa, de pé, na primeira fila, ao canto direito. Na primeira fila, o Luís Graça e o Fernando Franco (que pertenceu ao BIG - Batalhão de Intendência, e que em Cufar perdeu homens e amigos da sua unidade). Na segunda fila, da esquerda para a direita: o Alberto Branquinho, o Mário Fitas (de pé) e o Artur Conceição (junto à parede, de pé). Na foto não aparece o Humberto Reis, que chegaria mais tarde.

Biblioteca-Museu República e Resistência / Espaço Grandella > Memórias Literárias da Guerra Colonial > 2 de Outubro de 2008 > Conferência do nosso amigo e camarada António Graça de Abreu > Apresentação do seu livro Diário a Guiné: Lama, Sangue e Água Pura (2007) > O António está de costa, de pé, na primeira fila, ao canto direito, ouvindo uma pergunta do Mário Fitas (de pé, na segunda fila). Ambos estiveram em Cufar , embora em épocas diferentes... O Mário em 1965/66, na CCAÇ 763; o António em 1973/74, no CAOP1.


Biblioteca-Museu República e Resistência / Espaço Grandella > Memórias Literárias da Guerra Colonial > 2 de Outubro de 2008 > Conferência do nosso amigo e camarada António Graça de Abreu > Apresentação do seu livro Diário a Guiné: Lama, Sangue e Água Pura (2007) > O António está de costa, de pé, na primeira fila, ao canto esquerdo. Na segunda fila, o nosso camarada Artur Conceição, de pé, junto à parede, e o Cor Art Ref Nelson de Matos, que esteve com o António no CAOP 1, em Cufar, sendo na altura major de operações. Recorde-se que o Artur Conceição foi soldado de trms, CART 730 (1965/67),em Bissorã, Farim e Jumbembem (actual Região do Oio), sendo um entusiástico (e produtivo) membro da nossa Tabanca Grande.


Biblioteca-Museu República e Resistência / Espaço Grandella > Memórias Literárias da Guerra Colonial > 2 de Outubro de 2008 > Conferência do nosso amigo e camarada António Graça de Abreu > Apresentação do seu livro Diário a Guiné: Lama, Sangue e Água Pura (2007) > O António, de pé, está fazer uma apresentação de slides, tirados em Cufar, na altura em que ele esteve no CAOP 1, entre Junho de 1973 e Abril de 1974. Na primeira fila, o Luís Graça e o Fernando Franco. Na segunda fila, da esquerda para a direita: o Alberto Branquinho, o Mário Fitas, um amigo de infância do Mário, um primo do António Graça de Abreu (ex-1º Sargento de Máquinas do NRP Orion, 1966/68) e, por fim, o Cor Art Ref Nelson de Matos. Recorde-se que o Alberto Branquinho foi alferes miliciano na CART 1689 (1967/69), tendo passado por Fá, Catió, Cabedu, Gandembel e Canquelifá. Colabora regularmente no nosso blogue.

Fotos: © José Martins (2008). Direitos reservados. (Legendas, do editor, L.G.)

Sem comentários: