quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Guiné 63/74 - P3288: O meu baptismo de fogo (6): Mansoa, 5 de Abril de 1970 (Jorge Picado)


1. Mensagem do nosso camarada Jorge Picado, ex-Cap Mil das CCAÇ 2589 e CART 2732, Mansoa e Mansabá, 1970/72, com data de 2 de Outubro de 2008:

Caro Amigo Carlos

Acedendo ao chamamento dos nossos incansáveis editores eis me pronto a dar a conhecer o meu primeiro contacto com a realidade das armas manuseadas pelo IN.


O MEU BAPTISMO DE FOGO

O meu verdadeiro baptismo de fogo aconteceu num final de tarde dum domingo, 5 de Abril de 1970, no Quartel de Mansoa, 46 dias depois de aí me ter apresentado e, verdade se diga, nem tempo tive de ter medo.

Anteriormente, mais precisamente no dia 1 de Abril, tinha passado por um, digamos, pré-baptismo que me causou mais nervoso, apesar de não estar directamente em contacto com a refrega.

Encontrava-me nesse dia no Destacamento do Infandre como elemento de ligação entre, um pelotão misto (2 secções de metropolitanos da CCaç 2589 + 2 secções de africanos do Pel Caç Nat ?) comandado pelo Alf Mil Martinez que tinha ido para a região Inchula/Cubonge e o Comando em Mansoa. Tratava-se duma Operação em que eram envolvidas outras forças da 2589 e mais Pel Caç Nat noutras regiões (Benifo, Gã Farã/Tambato) ou seja nas fronteiras Sul e Este do Morés. Ora foi este Pelotão que, já depois de vir no sentido de Inchula (Norte) para o Cubonge (Sul) (i.e. no regresso) estabeleceu contacto com o IN, facto que no Destacamento logo soubemos, mesmo antes das comunicações rádio, face ao tiroteio que nos chegou aos ouvidos. Foi aí que comecei a sentir o frisson da guerra, sem estar in situ, mas por ouvir os pedidos de apoio de fogo que nós retransmitiamos para Mansoa, de acordo com as coordenadas ditadas. Aliás tinha sido essa a função que me fora confiada.

Felizmente as NT não sofreram baixas nem ferimentos, mas posso confirmar, porque presenciei nos aposentos do aquartelamento, o espanto do próprio, um dos Fur Mil do Pel do Martinez, quando ao retirar o cinturão depara com uma bala IN (seria de Kalash) encravada no cimo da cartucheira que estaria colocada mesmo sobre a anca, sem que ele, no meio da confusão, tivesse dado por qualquer impacto…

Da História da Unidade, Cap II, Fasc 9, consta:

Em 01ABR70, a CCaç 2589 (a 02 GComb) reforçada com os Pel Caç 57, Pel Caç 58, Pel Caç 61 e 02 Pel Milícia, e com o apoio do 11.º Pel Art, patrulha as regiões INCHULA/CUBONGE, BENIFO/MANSOA 9 C1, GÃ FARÃ/TAMBATO. As NT contactam um pequeno grupo In na região de BENIFO, ao qual provocam baixas prováveis; são flageladas à distância em MANSOA 5 F9; destróiem 08 casas e meios de vida. (Op FORMOSA).

Sobre o texto que transcrevi não me quero pronunciar, mas se tiver possibilidade de me encontrar com ex-camaradas da 2589, procurarei discutir esta e outras passagens juntamente com os mapas…

Ainda sobre este acontecimento consta mais o seguinte:

Em 03ABR70, notícia B-2 refere que as emboscadas sofridas pelas NT na Op FORMOSA, foram efectuadas por grupos In vindos de IADOR, IRACUNDA e RUA; - Na mesma data (reporta-se ao dia 6ABR), notícia B-2 refere que, na Op FORMOSA, as NT causaram baixas ao IN (01 morto e vários feridos).

Guiné >Região do Oio > Mansoa > 2005 > Panorâmica de Mansoa na actualidade > Foto do nosso camarada José Couto, ex-Fur Mil de Trms de Inf, que pertenceu à CCS/BCAÇ 2893 e que voltou à Guiné-Bissau em 2005.

Foto: © José Couto
(2006). Direitos reservados.

Mas então sobre o baptismo real, foi assim.

Nesse domingo fui brindado pelo Cmdt do BCaç 2885, Ten Cor Inf Chaves de Carvalho (de quem aliás não tenho razão de queixa, apesar de ter ficado com a ideia de que fui mais acarinhado pelo 2.º Cmdt, Maj Inf Valentino Tavares Galhardo, talvez por ser casado com uma Agrónoma pouco mais velha do que eu e por se dar muito bem com alunos do ISA muito mais novos e de ideias muito de esquerda), com um passeio bem matinal para as matas a Norte do Infandre, Destacamento donde parti com pessoal metropolitano e africano.

Tratou-se duma acção de patrulhamento para a zona de Damé – nome duma antiga tabanca do lado Norte do itinerário Infandre-Bissorã -, para a mesma zona onde no dia 1 tinha havido uma acção mais em profundidade. Saindo antes do alvorecer fomos recolhidos já no itinerário para Braia a meio da tarde, sem qualquer facto digno de história, a não ser para mim a travessia duma bolanha toda coberta de palmeiras que constituiu a minha iniciação nesses banhos forçados.

Depois dum banho reparador e duns momentos de descanso nos meus bons aposentos de Mansoa (sim, porque honra seja feita aos anteriores combatentes que me antecederam, este quartel tinha mesmo boas instalações para a época), fui para o bar aguardar a hora do jantar. Mal aí chegado, o soldado de serviço indica-me um Alf Mil que me aguardava e que vira sentado de costas ao entrar.

Tratava-se do Alf Amorim, destinado a substituir o Alf Mil Manso dum dos Pel da 2589 e que tinha passado aos SA [Serviços Auxiliares] em consequência de problemas físicos adquiridos creio que em Porto Gole (muito anterior à minha chegada). Feitas as devidas apresentações, convidei-o para tomar uma bebida enquanto não chegava o pessoal para o jantar e, sentados ao balcão fomos trocando impressões para nos conhecermos.

Eis se não quando ouvimos um distinto som produzido por objecto aéreo deslocando-se no sentido de Este para Oeste.

Como era ao entardecer e o som era o característico dum foguete ou jacto, comentei calmamente:
- Deve ser um Fiat (eram os G-91) que regressa a Bissalanca depois de alguma missão de bombardeamento lá para a zona de Bafatá ou Gabu.

Não posso precisar quantos segundos passaram depois de pronunciar esta frase tão curta e rápida, até que ouvimos os ecos do estrondo resultante dum impacto, nos terrenos algures para Oeste do quartel.

Foram uns momentos de estupefacção, porque nada daquilo era habitual para os velhos. Algo de novo estava acontecendo em Mansoa e, talvez no TO.
Mansoa estava a ser flagelada com os jactos do povo, os foguetões terra-terra de 122mm.

Recebemos com mais 4, brindando-nos portanto o IN com 5 jactos do povo.

Era domingo, ainda havia pessoal a veranear fora das instalações, mas mesmo os que estavam já dentro, ainda que com uma certa estupefacção acorreram de imediato para se apetrechar e accionar rapidamente o dispositivo de reacção, começando os morteiros e obuses a bater o terreno para o possível local de partida daquelas armas.

Logicamente que a nossa resposta não os atingiu, pois com toda a certeza estavam fora do alcance dos tiros efectuados pelas armas pesadas, já que os tiros preparados estavam regulados para os normais ataques com morteiros e canhões S/R, porém o ataque parou. Porque não quiseram arriscar ou porque a sua dotação logística constava apenas daquelas 5 ameixas?

Os impactos deram-se todos fora do quartel, sendo uns curtos e outros compridos.
Estariam a afinar a pontaria para brincadeiras futuras? Era certo e sabido que pouco tempo depois receberiam as respectivas informações sobre os locais alcançados… afinal tal como as NT fizeram no dia seguinte por intermédio da CCaç operacional, a 15, que saiu para reconhecer o local dos disparos.

No meu parco apontamento consta: Ataque a Mansoa com 5 foguetes terra-terra. Início 19.45H. Sem consequências.

Como disse, não cheguei a sentir verdadeiramente medo. Apenas corri ao quarto a sacar a G-3, como era das normas e fomos para o gabinete das operações, aguardando os acontecimentos.

Da “HU Cap II/Fasc 9” consta: Em 05ABR70 MANSOA é flagelada com 05 Granadas de Foguete 122mm, do que resultam danos numa casa; - Em 06ABR70, 02 GComb da CCaç 15, com apoio do 11.º Pel Art, executam uma batida na região LOCHER, MANBONCÓ 1 A6, Cruz. CUSSANJA. (Op. “FOGUETÃO”).

E é tudo, quanto ao meu baptismo, que não sendo verdadeiramente violento, demonstrou que o IN continuava a aumentar o seu arsenal militar, sendo alimentado por armamento sempre mais moderno, que deixava marcas psicológicas negativas nas NT. Julgo que fomos, senão os primeiros, mas dos primeiros a experimentar estes foguetões.

Jorge Picado
_______________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 8 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3282: O meu baptismo de fogo (5): Mansoa, 1968, ouvindo a irritante costureirinha (Paulo Raposo)

1 comentário:

Anónimo disse...

Picado:
Nesse dia, estàvamos em casa do Zé Maria Brandão (a antiga igreja de Mansoa), a jogar às cartas.
Um dos "foguetões" caíu precisamente em frente da casa do Zé Maria -recordo que era o médico mais castiço que alguma vez conheci, infelizmente já falecido.
Também me recordo que todos fomos a correr para a casa de banho (onde ele tinha uma banheira de plástico para a filha -a Alexandra- então com meses, e só sei que saímos de lá todos molhados-era mesmo a água da banheira-, e que o fumo do rebentamento ainda estava no ar, largos minutos depois.
Caíu, pelas nossas contas, a cerca de 15 metros da entrada da casa...
e as nossas G-3, todas à porta, que o Zé Maria não deixava entrar armas em casa dele...
O Major Galhardo, de quem eu era adjunto, não estava lá...No momento só alferes, vários.
Abraço
Nabais