domingo, 19 de outubro de 2008

Guiné 63/74 - P3334: O meu baptismo de fogo (14): Cachil, Ilha do Como, meia-noite, 25 ou 26 de Janeiro de 1964 (José Colaço)

Guiné > Região de Tombali > Ilha do Como > Cachil > 1964 > CCAÇ 557 (1963/64) > Quartel do Cachil > O José Colaço no seu "posto rádio fixo que era meu posto de trabalho. Todos os dias tinha 12 horas de serviço e o meu camarada Dias outras 12. Este posto rádio, como se pode vêr era protegido por terra pelos camaradas de armas e pelo ar por todas as estrelas do céu" (JC) (*).

Foto e legenda: © José Colaço (2008). Direitos reservados.

1. O meu baptismo de fogo
(**)

por José Colaço, ex-soldado de transmissões, Ilha do Como, Operação Tridente

Os factos são de memória porque os apontamentos que tinha foram destruídos num daqueles momentos em que o pensamento deve estar bloqueado e só consegue assimilar o presente.

Como fui destacado para Ilha do Como, tinha que ser no Como. Desculpem o empata, mas tenho que fazer um pequeno preâmbulo.

Nós chegámos à ilha do Como na tarde de 23/01/1964, nessa noite acampámos numa zona onde o capim tinha sido queimado pelo inimigo para dificultar a nossa progressão. No dia seguinte mudaámos de local e assentámos praça na pequena mata do Cachil e que nós crismámos por mata Chata, distava aí cerca de duzentos a trezentos metros da grande mata do Cachil.

Na noite de 25 ou 26 aí por volta da meia-noite começa a festa, o inimigo instalado na grande mata do Cachil e nós na pequena mata do Cachil (mata Chata).

O inimigo com as celebres costureirinhas, possivelmente uma ou duas metralhadoras e os cartuxos luminosos, estes não matam mas criam um estado psicológico que não é possível descrever... Estar metido num buraco em que não se vê um metro de distância e de momento tudo iluminado por segundos com várias cores que quase faziam lembrar o arco-íris.

Nós: as munições que dispúnhamos era o normal que um militar leva, num máximo sete carregadores de G3 e já vai bem carregado.

Havia de facto mais uns dois ou três cunhetes de munições, umas poucas granadas de morteiro 60 e bazuca. Material que era transportado por secção de carregadores negros, (os desgraçados chamados burros de carga).

O meu receio (ou mais correcto, medo) era que com tanto fogo as munições se esgotassem. E nós éramos apanhados a mão numa luta de corpo a corpo.

Fugir, como? Numa ilha com um rio juncado de jacarés nem o Baptista Pereira conseguia sair de lá com vida.

Recordo vozes que se ouviam à meia língua: Estamos cercados de fogo por todos os lados.

Nessa noite não sofremos nenhum ferido, porque as nossas amigas palmeiras protegeram-nos bem.

Passado cerca de uma hora mais ou menos, o inimigo deve-se ter cansado ou esgotou as munições e seguiu para a mata do Cassacá, porque quando rompesse a manhã já ele tinha que estar à defesa porque o ataque das nossas forças tanto do lado de Caiar como do Cachil era constante.

Eis aquele que eu considero o meu baptismo de fogo, porque desde o desembarque da LDM até ao Cachil já tinha apanhado uns salpicos de água benta, quer dizer uns tirinhos isolados de aviso e também uma ou duas rajadas isoladas.

Mas nessa noite foi mesmo a sério.

Um alfa bravo

Colaço

PS - Ao ler a homenagem do Vírginio Briote, ao batalhão 490, onde se lê "e tinham razão aqueles que, já naqueles primeiros anos de guerra, diziam abertamente que estávamos a travar uma guerra errada e sem sentido"... Subscrevo e assino.

Mas isto relembra-me uma pequena estória passada na minha companhia, a CCAÇ 557.

O furriel Abreu, vago mestre que para tal especialidade não tinha vocação e acabou por fazer uma troca com o furriel Estrela.

Mas o Abreu tinha o bichinho da representação teatral e naquela pequena mata do Cachil, Mata Chata, tendo por fundo o pé do Poilão ou embondeiro do Cachil, representava para um núcleo restrito de militares de confiança, (não fosse o diabo tecê-las): O Salazar a fazer através da RTP a última comunicação ao País, porque já tinha perdido todo o império colonial.

E terminava mais ou menos assim, imitando a vós do Salazar:
- Portugueses, nesta hora dramática uni-vos todos e vamos defender as Berlengas!

As Berlengas naquele tempo nem no valor turístico que têm hoje se falava.

E assim se passavam uma parte dos dias no isolamento do Cachil.

_________

Notas de L.G.:

(*) José Colaço, ex-Sold de Trms da CCAÇ 557, Cachil, Bissau e Bafatá, 1963/65:

Vd. postes de:


2 de Junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2912: Tabanca Grande (73): José Botelho Colaço, ex-Soldado de Trms da CCAÇ 557 (Cachil, Bissau e Bafatá, 1963/65)

20 de Junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2970: Ilha do Como, Cachil, Cassacá, 1964: O pós-Operação Tridente (José Colaço)

29 de Julho de 2008 > Guiné 63/74 - P3099: Os Nossos Regressos (13): Fundeámos ao largo, com as luzes de Cascais...(José Colaço, Cachil, Bissau, Bafatá, 1963/65))

9 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3287: Controvérsias (2): Repor a realidade vivida, CCAÇ 557, Cachil, Como, Janeiro-Novembro de 1964 (José Colaço)

(**) Vd, últimpo poste da série:

18 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3327: O meu baptismo de fogo (13): Tite, 1964 (Santos Oliveira)

Sem comentários: