quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Guiné 63/74 - P3378: O meu baptismo de fogo (20): Galo Corubal, em data incerta (Torcato Mendonça, CART 2339, Mansambo, 1968/69)

O meu baptismo de fogo
Torcato Mendonça
ex-Alf Mil da CART 2339, Mansambo > 1968/69.



Tenho tentado recordar, quando, como e onde foi o meu baptismo de fogo.
A memória, tão pronta de outras vezes, nada me diz agora. Atraiçoa-me.

Leve, levemente, recordo, sem uma certeza ter sido logo na primeira Operação a solo, num dia de Carnaval. Se foi aí tratou-se de um assalto e destruição do acampamento inimigo do Galo Corubal.

Ou teria sido antes com algumas flagelações para os lados do Enxalé? Mas quando e onde foi ao certo? Não tenho a certeza, quando me vi debaixo de fogo.

Atrevo-me até a fazer uma certa analogia com a perda da virgindade, ou quase. Ou é logo trabalho completo ou pode ir aos poucos. Devagarinho, quase a perdê-la hoje, mais ou menos amanhã, um dia acontece e tudo estremece.

Salvo, as devidas comparações parece-me ter sido no Galo Corubal, o baptismo de fogo claro. A analogia atrás citada é problema íntimo…

Podia perguntar aos camaradas do Grupo ou da Companhia. Quase de certeza que foi no assalto ao Galo Corubal. Eu conto:

Avançamos devagar, devagarinho, o meu Grupo a fazer o assalto, os outros três a protegerem. Entrámos na mata, guia a indicar o trilho e, de repente, uma sentinela inimiga, sentada num palanque em cima de uma árvore detectou-nos. Lançou uma granada, felizmente não chegou ao destino, tudo estremeceu e seguiu-se o tiroteio breve e fraco. Esperámos um pouco e mandaram-nos regressar.

Pouco depois aí estavam os T6 e avançámos novamente. Claro que o INpôs-se a milhas. Revistámos rapidamente as “palhotas” e puxámos fogo a tudo o que poderia arder.
Decorreu tudo bem e fez-se a festa do baptizado. Se foi aqui…

Passado pouco tempo caímos em emboscadas, ataques ao aquartelamento e por vezes, a rotina levava a deixar andar.

De outras vezes, cuidado pois eram violentas demais. Os internacionalistas cubanos, davam uma ajuda aos libertadores da pátria e aí estava um arraial dos diabos.
Quantas horas debaixo de fogo? Não sei. Certo é que não me lembro do local do baptismo, digamos que foi no Galo Corubal num dia de Carnaval…

__________

Notas de vb:

artigos da série em 28 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3377: O meu baptismo de fogo (19): Como, porquê e não só (Belarmino Sardinha)

Sem comentários: