terça-feira, 4 de novembro de 2008

Guiné 63/74 - P3404: Recortes de imprensa (9): Em Gandembel - O adeus à Guerra (José Teixeira / César da Silva)

1. Mensagem com trabalho reenviado pelo nosso camarada José Teixeira, ex-1.º Cabo Enfermeiro da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada , 1968/70, em 2 de Novembro de 2008, com um desabafo de que seria a segunda vez que o estaria a mandar. Ao Zé, as nossas desculpas.


2. Através do Almeida, o camarada da CCaç 2317, que nos tem deliciado com a canção de Gandembel, na Tabanca de Matosinhos, chegou-me à mão uma reportagem do Diário Popular com data de 17 de Março de 1969 sobre Gandembel, assinada pelo jornalista César da Silva.

Gandembel é um local mítico da Guerra na Guiné, que alguns dos camaradas que em 1 de Março passado visitaram aquando do Simpósio sobre Guiledge.

O Título Em Gandembel – O Adeus à guerra seduz qualquer ex-combatente que tenha andado pela Guiné nessa época, a ler o referido artigo que abaixo descrevo.

O seu conteúdo espelha bastante bem o inferno de Gandembel. Estranho para mim, é o facto de a Censura política ou a Pide terem deixado passar este artigo, em pleno tempo de guerra, com uma descrição tão rigorosa do que era a guerra naquele local, que eu, estando em Mampatá Forreá e participando nas colunas de reabastecimento de algum modo testemunhei. Talvez porque Gandembel à data da vinda a lume do artigo, já estivesse desactivada.

Pode ler-se por exemplo: Afinal isto dará uma ideia do que efectivamente é a guerra no Ultramar? Pois eu permito-me pensar, de acordo com o que pude observar directamente na Guiné, que o conflito naquela Província não será melhor nem pior que o do Vietname, desde os quadros dirigentes, aos operacionais, desde a mentalização dos soldados inimigos, ao material por ele utilizado, o que é exactamente o mesmo.

Ao ler o artigo ficamos a saber que os fortes de Gandembel e Balana foram construídos com o objectivo de libertar, já nessa altura (princípios de 1968) a pressão sobre Guiledge, o que veio a acentuar-se após o abandono destas praças, em fins de 1968 e culminou com o seu abandono forçado em 1973.

Interessante também a descrição exagerada, a meu ver, das acções dos Páras, bem como a hilariante história do leite para o comandante Nino, que foi efectivamente verdadeira. Tanto quanto sei, porque acompanhava de perto a movimentação dos Páras e o seu enfermeiro era um camarada amigo, colega de curso, que mais tarde foi gravemente ferido numa A/C a caminho de Fulacunda, onde morreram creio que sete camaradas, tais encontros com o IN aconteceram e muitos mais, pois todos os dias ouvíamos em Mampatá o matraquear da metralha. Foi de facto apanhado manga de material, bem como o leite para o Nino. A quantidade de IN mortos, tal como é descrito, é que me parece exagerada. Talvez o Idálio Reis ou o Hugo Guerra nos possam dar uma ajuda, repondo tanto quanto possível a verdade dos factos.

Zé Teixeira




3. EM GANDEMBEL – O ADEUS À GUERRA

por Cesár da Silva ( com a devida vénia e homenagem pela sua coragem em ter ido até Gandembel e por ter escrito um artigo tão realista)

A operação “Bola de fogo” foi lançada pelas Forças armadas no dia 8 de Abril de 1968. Na madrugada do dia nove, após violento combate, foi fixada, com carácter provisório, a posição de Gandembel. Situava-se o referido ponto estratégico da estrada da estrada que, vinda de Kandiafara e passando por Cimbéli, na República da Guiné, liga a rodovia Mampatá-Cameconde, no nosso território. Em Kandiafara encontrava-se o grande depósito de material de guerra de Amilcar Cabral no Sul e Cimbali era o quartel general do comandante de todas as operações da zona.

Esta posição (a) permanentemente ocupada por soldados do exército, por vezes reforçada por tropas especiais, destinava-se a impedir a utilização inimiga do já famoso corredor de Guilege, o mais importante ao Sul da Guiné, na tentativa de evitar infiltrações de efectivos humanos e matérias no nosso território. No entanto, dada a proximidade da fronteira, o inimigo desencadeava diariamente violentos ataques de armas pesadas, quase sempre do outro lado da linha de demarcação, pelo que foi resolvido mudar o centro de operações dois quilómetros mais para norte, sobre a estrada do Balana, pois era mais seguro lançar os movimentos a partir daí e continuar a controlar o que para o inimigo constituía importante via de comunicação com grupos do interior.

Esforços e sacrifícios indizíveis

A fixação dos efectivos no actual ponto não foi, de modo algum, obra fácil. Pelo contrário, exigiu esforços e sacrifícios indizíveis. Para que o leitor possa fazer uma ideia aproximada, dir-lhe-emos apenas, o seguinte: Gandembel, tem a superfície de 40 decâmetros quadrados e está toda minada de valas e cercada de arame farpado, com espaços armadilhados; os soldados vivem em abrigos fortificados, construídos com milhares de toneladas de toros de árvores, pedra e terra removida. Pois tudo isso feito a braços, visto que os nossos rapazes, só dispunham de uma moto serra e duas viaturas. No gigantesco trabalho participaram todos os soldados com a respectiva arma numa das mãos e, na outra, uma pá, um machado, uma picareta, ou simplesmente, nada. Trabalharam continuamente de dia e de noite, mas apenas nos intervalos dos combates que eram obrigados a travar, ou que eles procuravam por força das circunstâncias, pois Gandembel nunca deixou de constituir alvo permanente para o inimigo, que contra ele ainda hoje dirige brutais ataques, quase sempre apoiados por armas pesadas.

O maior potencial de fogo inimigo na Guiné

É na zona de Gandembel que o inimigo possui o maior potencial de fogo e foi contra esta posição que utilizou, pela primeira vez na Guiné, o morteiro 120mm. Foi, também na mesma zona que plantou o maior número de fornilhos (minas reforçadas com torpedos de TNT), que se destina a cortar itinerários, pois tem grande potência e, portanto poder destruidor (b). Também é utilizada contra colunas militarizadas.

Muitas vezes no decurso das flagelações nocturnas o inimigo tentou penetrar no aquartelamento, chegando mesmo a cortar o arame farpado da primeira fiada e estabelecer abrigos pessoais perto da segunda, portanto praticamente dentro da unidade. Foi sempre repelido.

O auxilio das forças especiais

Os pára-quedistas deixaram quatro mortos em Gandembel e levaram alguns feridos, mas foram capazes de façanhas como a seguinte: numa nomadização orientada até algumas centenas de metros da fronteira, surpreenderam certa madrugada um bi-grupo inimigo (cerca de oitenta homens). Dizimaram-no completamente em menos de uma hora e estabeleceram contacto com outro que vindo da República da Guiné, pretendia socorrer aquele. Para esses já não foi tão mau, pois regressaram com sete elementos ao outro lado da fronteira, sem ferimentos graves. Cerca de seis toneladas de armas e munições e um grande carregamento de víveres, além de documentação importante, foi o balanço do espólio. É inacreditável, mas o que se segue, pode ser testemunhado pelos rapazes de Gandembel e pelos “Páras”. Do carregamento apreendido faziam parte víveres de vária espécie e leite para o comande “turra” João Nino. Alguns dias depois, ao anoitecer, alguns “turras” gritavam da orla da floresta

“pára-quedista gatuno dá-nos o leite do Nino. Dá-nos o leite do Nino, que ele precisa, está doente”

Pois os “Páras”quiseram levar-lho, mas eles, que tanto tinham implorado, não esperaram e fugiram.

Dois exemplos do que é a guerra na Guiné

Os rapazes de Gandembel supriram dificuldades à custa de um esforço heróico inigualável de abnegação e sacrifício sem conta. Apesar de debilitados fisicamente, pois desde o dia oito de Abril do ano passado, que não sabem o que é uma cama e muito menos um lençol, continuam a operar com elevada moral, até vinte e quatro horas por dia, prontos para entrar em combate. E para se avaliar em definitivo da capacidade do inimigo na zona, do elevado nível técnico dos seus quadros, que em tudo se aproxima, sem sombra de exagero do que acontece no Vietname, daremos apenas dois exemplos:

Uma coluna rodava de Guiledge para Gandembel com abastecimentos, protegida por dois grupos de combate. Em dada altura, o IN emboscado, disparou intensa fuzilaria, e, subitamente abriu numeroas colmeias de abelhas, atrás das quais fez explodir potes de fumo. Os soldados, martirizados pelos insectos não podiam permanecer no mesmo sítio para se protegerem.

Frequentemente, o IN inicia a flagelação com armas pesadas ao cair da noite e termina somente na madrugada. No dia 15 de Julho do ano passado, Gandembel sofreu um ataque desses, que agora já é par de vários outros. Mas, à altura, foi considerado o maior da Guiné desde o princípio da guerra. Forma disparados sobre a posição 236 granadas de canhão sem recuo e mais de 300 de morteiro 82 e 120.

Afinal isto dará uma ideia do que efectivamente é a guerra no Ultramar? Pois eu permito-me pensar, de acordo com o que pude observar directamente na Guiné, que o conflito naquela província, não será melhor nem pior que o do Vietname, desde os quadros dirigentes aos operacionais, desde a mentalização dos soldados inimigos ao material por ele usado, que é exactamente o mesmo.

Visita do Bispo de Madarsuma (c)

Gandembel foi a última posição avançada da Guiné que visitei durante a minha estadia nesta Província. Cheguei ali de helicóptero com o bispo de Madarsuma, Vigário Castrense das Forças Armadas, no dia de Natal. Recebeu-nos o comandante da sub-unidade, e, pouco depois comparecia também o governador e comandante chefe das Forças Armadas da Guiné. Assistimos à missa campal em ambiente de fervorosa fé. O prelado e o Governador partiram. Eu quis ficar. Era o meu adeus à guerra e queria portar-me com dignidade perante aqueles jovens soldados que me olhavam risonhamente, talvez comentando o facto de à nossa chegada (a do bispo de Madarsuma e a minha) ter sido festejada pelos “turras” com algumas descargas de morteiro e de metralhadoras pesadas. Julgo até, que eles comentavam entre si o facto de os normais habitantes de certo abrigo me terem ali, quando estes entraram (…) ao explodirem as primeiras granadas. Eu pensava que "gato escaldado de água fria tem medo ...” e tentava adivinhar a sensação do bispo de Madarsuma, que subitamente se sentiu agarrado por um braço no meio da parada e levado para o mesmo abrigo, onde eu já me encontrava.

O Adeus à Guerra

Depois do jantar, um dos oficiais perguntou-me:
- Amanhã não quer ir à ponte? (d)
- Pois claro que vou – respondi-lhe.
- Isso dependerá da festa que os turras nos deram esta noite, concerteza...
- Concerteza que não, senhor alferes! Eu sou um homem que tem medo. Por isso sou capaz de fazer o que todos os outros homens fazem e não são as minas de que há pouco me falou que me assustam.

No dia seguinte, visitei o pessoal de Ponte Balana, mas tive de regressar em corrida, para apanhar o helicóptero que me transportaria a Bissau. Os soldados reuniram-se à volta do aparelho insistindo em que querem receber exemplares do “Diário Popular” com mais frequência e pedindo para eu ver o que poderia fazer nesse sentido.

Foi o meus adeus à guerra. Um adeus com o coração amargurado e o pensamento cheio de admiração por tão extraordinários soldados.

César da Silva
_____
Notas do Zé Teixeira:

a. Suponho que se quer referir a Guiledge, pois nunca ouvi falar em Cimbali
b. Infelizmente eram utilizados para matar soldados portugueses e não só cortarem as picadas. Com isso podiamos nós bem.
c. D. António dos Reis Ribeiro – bispo titular de Madarasuma e Forças Armadas Portuguesas .
d. Fortim de Ponte Balana


Foto 1 > Gandembel > 1968 > Vista geral

Foto 2 > Gandembel > 1968 > Porta de armas

Foto 3 > Gandembel > 1968 > Construindo um abrigo.

Foto 4 > Gandembel > 1968 > Depois do trabalho, o mercido banho
Fotos: © Almeida (de Gandembel) (2008). Direitos reservados

Foto 5 > Gandembel > 2008 > Restos de um abrigo

Foto 6 > Gandembel > 2008 > Restos de um abrigo

Foto 7 > Ponte Balana > 2008 > O poço onde os “rapazes” de Gandembel iam buscar água

Foto 8 > Ponte Balana > 2008

Fotos: © José Teixeira (2008). Direitos reservados

___________________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 25 de Setembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3240: Recortes de imprensa (8): 35 anos de independência da pátria de Amílcar Cabral

Sem comentários: