quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Guiné 63/74 - P3489: Blogues da nossa blogosfera (4): Nasceu o bloguinho, o blogue da Tabanca de Matosinhos (Álvaro Basto)



Blogue Tabanca de Matosinhos & Camaradas da Guiné: Nasceu ontem, na blogosfera... E o primeiro poste tem por título "Há festa rija quando o Zé faz anos"... O Zé não é o de Matosinhos, o Esquilo Sorridente, o mas o Zé da Régua, o José Manuel Lopes, o Josema, o poeta de Mampatá, o vitivinicultor da Quinta da Graça, em São João de Lobrigos, no Alto Douro...

Dizem os progenitores, que o bloguinho nasceu à imagem e semelhança do blogue da Tabanca Grande, o nosso blogue, o blogue de todos nós... Reparem no endereço: http://tabancapequenadematosinhos.blogspot.com/

Apresenta-se como um "espaço feito para e por ex-combatentes da Guerra do Ultramar na Guiné e que se juntam semanalmente em Matosinhos para perpetuarem uma amizade iniciada na sua juventude em África em tempos de Guerra"...

Fotos: Luís Graça & Camaradas da Guiné (2008)


1. Mensagem do Álvaro Basto (*), enviada às 23h50 do dia de ontem...

Caros amigos editores do Bloguesforanada... (**)

Parabéns... Acabam de dar à luz o primeiro filho do vosso extraordinário blogue...

Nasceu o Bloguinho... Tabanca de Matosinhos

Espaço necessariamente pequeno e despretencioso que não pertende outra coisa do que ir relatando esta sã convivência que semanalmente se vive em Matosinhos.

São todos Amigos e Camaradas da Guiné do Blogue do Luís Graça e por isso se escolheu um tema e um formato em tudo idêntico ao do Blogue pai.

Pedimos pois humildemente a vossa paternal benção.

Um grande abraço

Tertúlia de Matosinhos
(Alvaro Basto & Companhia....)


2. Comentário de L.G.:

Álvaro e demais amigos e camaradas da Tabanca de Matosinhos:

Assumimos com grande alegria a paternidade da criança, mas as mães são...vocês, seus grandes malandros!... Nem sequer houve barrigas de aluguer nem foi precisa a inseminação artificial!... Tudo muito natural, à moda em antiga, sem parteira, só com aparadeira... O parto correu bem e a criancinha é perfeitinha, era isso mesmo que se desejava. Só espero que seja muito melhor do que o pai... e as mães...

Tenho que reconhecer que vocês são mesmo um caso sério, um verdadeiro case study (estudo de caso), como dizem os nossos gestores. Os campeões da convivialidade e da camaradagem! E mais: uma tabanca a valer,onde há portistas, leixonenses, boavisteiros, benfiquistas, sportinguistas, e até belenenses, ao que sei!

Que o vosso belo exemplo se multiplique por mil... e que a vida seja generosa para todos vós, camaradas da Tabanca de Matosinhos, de modo a poderem ver a criancinha andar, falar, escrever, crescer, e por aí fora... Aguentem-na (e aguentem-se...) pelo menos até à idade de ela... ir às sortes. E que tenha mais sorte que a vossa, a nossa, nessa idade...

Prometo no Natal celebrar o acontecimento, aí no novo reordenamento do Milho Rei (***)... Não sei se conseguirei estar aí no dia 19, mas que vai ser de arromba, vai... Vou passar a Consoada na Madalena e depois sigo, a 26, para a Maderia...

Vejam só o anúncio da festa de Natal dos atabancados de Matosinhos, amigos e camaradas da Guiné, digam-lá se não ficam mesmo com uma pontinha de ciúme por toda esta manifestação de alegria, juventude e camaradagem:

JANTAR DE NATAL

Dia 19 de Dezembro (sexta-feira) há jantar melhorado com bacalhau à Braga e cachaço de porco assado no forno no MILHO REI....O Jorge Felix, o Álvaro Basto e o David Guimarães prometeram dar-nos música instrumental... levem tampões para os ouvidos....

Fundamental...Vamos levar as nossas mulheres para trazerem os carros para casa....NÃO SE ESQUEÇAM, NÃO FALTEM ... Ah, e já agora.... tragam uma lembrança (até 5 €) por pessoa, para sortearmos no fim. Preço médio p/ pessoa: 25€.

Aproveito para mandar um abraço de parabéns ao José Manuel Lopes que celebrou convosco os anos dele... Falámos ao telefone, na 3ª feira, creio eu. O malandro não me disse nada... Vou estar com ele no Porto e Douro WineShow, no Convento do Beato, em Lisboa, no próximo domingo, dia 22, à tarde... Prometo beber um copo com ele. Vou levar o Humberto e o Virgínio, pelo menos.
________

Notas de L.G.:

(*) Álvaro Basto: Pastilhas (Furriel Miliciano Enfermeiro, CART 3492, 1972/74 )... Edita, juntamente com o David Guimarães, o Joaquim Mexia Alves e o Artur Manuel Soares, desde Outubro de 2007, o blogue Xitole, subsector do sector de Bambadinca (Sector L1) por onde passaram, além da CART 3492, a CART 2413 (1968/70), a CART 2716 (1970/72) e ainda a CCAÇ do BCAÇ 4616 (1974).

O blogue XITOLE apresenta-se nestes termos:

Ponto de encontro para partilhar histórias, experiências, vivências e "documentos", (sejam eles quais forem), de todos aqueles e aquelas que passaram pelo Xitole, seja em que altura e por quanto tempo tenha sido. Espaço de viver a camaradagem que nos uniu e ainda une.

O Álvaro é um dos fundadores e animadores da tertúlia de Matosinhos, promovida agora a Tabanca Pequena... É também um fã do todo-o-terreno. Prepara-se para voltar à Guiné no próximo mês de Fevereiro de 2009, um ano depois de lá ter ido, por ocasião do Simpósio Internacional de Guileje (1-7 de Março de 2008). Nessa ocasião revisitou, com emoção, o seu antigo aquartelamento, o Xitole, e o Rio Corubal, em Cusselinta.

(**) Vd. postes anteriores desta série:

1 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3260: Blogues da Nossa Blogosfera (3): CAÇADORES 3441 (Angola, 1971/74)

24 de Setembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3233: Blogues da nossa blogosfera (2): Rumo a Fulacunda , de Henrique Cabral (CCAÇ 1420, 1965/67)

8 de Julho de 2008 > Guiné 63/74 - P3034: Blogues da nossa blogosfera (1): Bissau Calling (Joaquim Mexia Alves)

(***) Vd. poste de 24 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3353: Tabanca de Matosinhos (4): O novo abrigo, o Restaurante Milho Rei, Rua Heróis de França, 721, Matosinhos (José Teixeira)

2 comentários:

Santos Oliveira disse...

Álvaro Basto
Tomo-te por fio condutor e dou os Parabéns ao Bloguinho, os maiores êxitos e muitos anos de Vida.
A todos, no conjunto, o abraço, do
Santos Oliveira

Anónimo disse...

Como "mulher do Norte" e já há anos leitora atenta do BLOGUE, pois as suas estórias têm por cenário uma terra que conheço relativamente bem e à qual me deixei ligar por sentimentos que me são muito gratificantes, não posso perder esta oportunidade de dar os Parabéns ao Álvaro por ese recém-nascido bloguinho, pois além de demonstrar que quando um homem quer algo ,tem vontade, arranja disponibilidade de tempo ,consegue ver a sua obra nascer e crescer, como se pode verificar pela Tabanca Grande, tendo sido desta que saiu e decerto se manterá o cordão umbilical que deu origem à Pequena Tabanca de Matosinhos, que nasceu a partir de um simples almoço semanal entre 2 amigos;- o Xico (meu marido) e o seu amigo Santos. Juntou-se o Zé Teixeira, o Albano,o Marques, o David Guimarães, o Alvaro e seu simpático pai, e o simples passa-palavra e o conhecimento que ia sendo dado para o Luís Graça e retransmitido por este para o BLOGUE, proporcionou e assim continua, a que semanalmente, possa aparecer um novo elemento, conhecido ou não daquele pequeno grupo que foi crescendo e julgo que já ultrapassa as 3 dezenas, formando assim a Pequena Tabanca de Matosinhos alicerçada nos mesmos sentimentos :- amor saudade, nostalgia e sobretudo solidariedade por aquele povo irmão e por aquele pedaço de chão lá longe ,a 4.000 klms de distância e que se chama GUINÉ.

Perante isto e além de os meus parabéns serem extensivos a todos os seus elementos pelo espírito de sã união que os une, só lhes posso desejar muita saúde, disponibilidade e alegria para poderem continuar a usufruir da felicidade que sentem nestes convívios das quartas-feira, por muitos e bons anos, pois Harry Benjamim já um dia escreveu,"Não queira acrescentar só dias à sua Vida mas sim vida aos seus dias".

Zélia Neno