sábado, 29 de novembro de 2008

Guiné 63/74 - P3540: Tabanca Grande (101): Joaquim Pinheiro da Silva, CCAÇ 3566 "Os Metralhas" (Empada e Catió, 1972/74)



UM ABRAÇO QUE ATRAVESSOU O OCEANO ATLÂNTICO

1. Mensagem de Joaquim Pinheiro da Silva, da CCAÇ 3566, Os Metralhas, com data de 25 de Novembro de 2008

Assunto: Cumprindo o desejo do falecido marido

Amigo Luís Graça
Desculpe mandar este e-mail em duplicado... porém neste, anexo duas fotos.

Penso que vale a pena o registo... Uma amizade que nasceu na tropa.

Estive na Guiné entre 1972 e 1974 na CCaç 3566 "Os Metralhas". Como aconteceu com todos nós, sempre temos um companheiro especial... alguém com quem partilhamos nossos momentos de alegria, de tristeza... enfim, um companheiro de todos os dias.

Após terminar a tropa, regressei ao Brasil, país onde eu vivia anteriormente.

Após alguns anos no anonimato, graças ao trabalho constante de um ex-companheiro da nossa Companhia, o Xico Allen, que se empenhou em tentar localizar os antigos combatenttes d´Os Metalhas, fui localizado aqui na cidade de São Paulo. Após o que, mantive contacto com alguns dos meus antigos camaradas de farda, inclusivé com o meu mais fiel companheiro de mato e de paródias, o António Joaquim Rosa Gonçalves, apelidado de Alentejano, que Deus chamou prematuramente para perto de si.

O que quero dizer (e para que todos saibam), é que o Alentejano, devido ao alto grau de amizade que tinhamos, programou, ele e a esposa Maria Clarinda, virem ao Brasil para me reverem O Brasuca, apelido pelo qual eu era conhecido, mas infelizmente ele partiu.

Dito pela esposa dele, Maria Clarinda, três dias antes de falecer, ele teve algumas melhoras, e a Maria Clarinda disse-lhe que assim que tivesse alta, tratariam de tudo para cá virem.

Ele, pressentindo o fim, pediu à esposa que caso não sobrevivesse, ela lhe prometesse que tão logo pudesse, cumprisse o seu desejo, de abraçar o Brasuca.

Eis que ao escrever esta mensagem, tenho aqui atrás de mim, na cidade de Itanhaém /SP, a Maria Clarinda, 9 anos após o falecimento do Alentejano.

Foi emocionante a sua chegada ao aeroporto! Entre lágrimas, dela, minhas e de minha esposa, ela exclamava em voz alta:

- Agora posso morrer descansada, consegui realizar o desejo do meu marido.

Estou escrevendo isto, como forma de agradecimento à esposa do meu amigo/irmão, que não mediu esforços para concretizar o desejo de seu amado marido, e para que todos o saibam e valorizem esses laços de amizade que contraímos no tempo de tropa, que criam raizes para o resto da vida.

Sei que o Alentejano está noutro patamar, mas sua presença será perpétua entre nós.

Um bem haja a todos os antigos companheiros de farda, independente de patente ou arma.

Um obrigado especial ao Xico Allen, porque sem ele não teria tido estes momentos de tanta alegria.

Joaquim Pinheiro da Silva - O Brasuca
CCaç 3566 "Os Metralhas"
GUINÉ 72/74


Eu e a Maria Clarinda no alto de um prédio no centro de São Paulo

Na casa de meu filho... Maria Clarinda, eu, minha esposa, meu filho Fabiano e nora Raquel


2. Comentário de CV

Graças à iniciativa do Xico Allen de tentar reunir Os Metralhas da CCAÇ 3566, o Rosa Gonçalves, nos seus últimos anos de vida, e o Joaquim Pinheiro (O Brasuca), voltaram a contactar-se.

Quis o destino que não fosse possível trocarem um abraço de reencontro, mas mais uma vez é um familiar que cumpre um desejo não realizado em vida, desta feita uma viúva que se desloca ao Brasil, para em nome de seu marido, abraçar um camarada de guerra que tinha como irmão, laço este que perdurará até à morte do último.

Os nossos parabéns à D. Maria Clarinda pelo seu gesto.

Ao nosso camarada Joaquim Pinheiro, desejamos as maiores felicidades por terras do Brasil. Sempre que queiras, caro Joaquim, dá notícias.

Um abraço da Tertúlia.
CV
_________

Notas de CV:

Vd. postes de:

16 de Dezembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCLXXVI: O Xico de Empada, grande amigo dos guinéus (Albano Costa)

15 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCLIV: Que maravilha de trabalho (Joaquim Pinheiro, CCAÇ 3566, Empada/Catió, 1972/74)

7 de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1054: Agradecimento da viúva do Rosa Gonçalves (CCAÇ 3566, Os Metralhas, Empada/Catió, 1972/74)

19 de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1087: Rosa Gonçalves, o alentejano (CCAÇ 3566, Os Metralhas, Empada, 1972) (Quim Pinheiro)

27 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1320: Humor de caserna (1): O soldado paga com sangue a fama do capitão (Maria Gonçalves, viúva de Rosa Gonçalves, CCAÇ 3566)

Vd. último poste da série de 28 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3539: Tabanca Grande (100): Carlos Filipe Coelho, Radiomontador da CCS/BCAÇ 3872, Galomaro 1971/74

Sem comentários: