quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Guiné 63/74 - P3522: Blogoterapia (78): Abrir uma mala de pano...(António Matos)

Vestígios...

António Matos (1)



Hoje, 25 de Novembro de 2008, 33 anos após um golpe que reabre o processo democrático em Portugal impondo ao Partido Comunista rédea curta na sua cavalgada para a guerra civil, podia-me dar para a nostalgia política e começar a recordar os pára-quedistas vindos de Tancos para tomar Lisboa e a oposição de Jaime Neves, Ramalho Eanes e outros...

Mas não, fruto de uma indisposição de saúde, mantive-me por casa, revendo aqui e ali algumas passagens do blogue "Guiné 63/74", ansiando a publicação de mais textos que pus à apreciação dos editores, mas acima de tudo, vasculhando vestígios físicos do meu tempo de ultramar os quais deixaram já de ser troféus de guerra para assumirem o estatuto de quinquilharia.

Não fora o zelo com que os arrumei e já poderiam ter sido trespassados pela destruidora acção do tempo o que, aliás, já aconteceu a rudimentares setas e respectivo arco que trouxe do espólio deixado pelo IN num confronto que mantivemos, bem assim como uma catana e dois pequenos punhais.

Mantenho devidamente preservada a minha faca do mato e respectiva bainha a qual me serviu já de conforto moral nos tempos que se seguiram a uma acção de sequestro de que fui vítima há um par de anos atrás.
Dormiu comigo longos meses na stressante preocupação de poder voltar a ser incomodado na presença da família...
Hoje mantém o seu estatuto de reserva moral....

Dentro dos tais vestígios que ainda perduram, descobri uma malita de pano, desdobrável, e muito em voga naquela altura.
Abri-a.



Foi um despertar de sensações incríveis!
Está cheia apenas de material fotográfico e de filmagem.
Filmagem em super 8! Lembram-se?

Quando cheguei da Guiné, investi na montagem de todos esses filmes e constituí uma (a minha) filmoteca.
Tenho-a aqui ainda que, provavelmente, danificada.



Vejo as etiquetas identificadoras dos conteúdos e leio:

Guiné 1º - 1970 / 71
Partida dos Açores
Cabo Verde
Cumeré
Hospital Militar
Augusto Barros

Guiné 2º - 1971
Augusto Barros (destacamento e reordenamento)

Guiné 3º - 1971 / 72
Bula - estrada Bula-Binar

Guiné 4º - 1972
Visita do General Spínola
Minas
Desfile

Na tampa da maleta lê-se:

24 de Setembro de 1970 - embarque no Carvalho Araújo, em Ponta Delgada, para a Guiné
2 de Outubro de 1970 -Chegada a Bissau
3 de Outubro de 1970 - desembarque e ida para Cumeré
1 de Novembro de 1970 - ida para Bula
1 de Fevereiro de 1971 - ida para Augusto Barros
16 de Novembro de 1971 - ida para Bula
22 de Setembro de 1972 - ida para o Cumeré
30 de Setembro de 1972 - regresso a Lisboa no Boeing dos TAM

Dou por mim com um ligeiro suor...
Não estou febril...
Aquilo mexeu comigo...

__________

Notas de vb:

1. António Matos, ex-Alf Mil da CCaç 2790, Bula 1970/72

2. Do Autor artigo em

24 de Novembro de 2008 >
Guiné 63/74 - P3509: Visita do Ministro...para inglês ver...(António Matos)

3. Da série Blogoterapia, artigo em

25 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3517: Blogoterapia (70): Pensar em voz alta (Torcato Mendonça)

1 comentário:

Anónimo disse...

Abristes a "mala" Camarada...então é pior que caixa de pandora ou lâmpada de Aladino...( não a do Luís Sepúlveda a outra dos desejos...).

Mas vai fazer-te bem.

Se me permites sobre o 25 Nov. Há uma frase de um Homem - Melo Antunes que é determinante. Curiosamente ontem, em entrevista ao Mário Crespo, o General Ramalho Eanes confirmou.

Um abraço do Torcato