quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Guiné 63/74 - P3562: Banco do Afecto contra a Solidão (1): A última comissão do Coronel (Jorge Cabral)

1. Mensagem do Jorge Cabral: Hoje mando uma estória diferente.Nem triste nem alegre. Real sim. Convém lembrar que nem só do pão vive o Homem. Apetece-me fundar o Banco do Afecto contra a Solidão. Jorge Cabral 


2. Um Abraço para o Coronel na sua última Comissão por Jorge Cabral 


 O Coronel já passou os oitenta. Tremem-lhe muito as mãos e às vezes parece ausente. Visito-o, mas confunde-me. Refere Nampula e a mulher do Capitão... Que mulher! Nunca fui a Nampula... mas concordo. 

Aqui no Lar é bem tratado. Médico, enfermeira, dietista, hidromassagem, animação, cinema... Tem tudo, quase tudo... Pelo Natal, recebe muitas prendas, roupões, pijamas, pantufas, luvas... deixam na portaria ou mandam pelo correio. 

 Os filhos, os netos, os amigos, não o visitam. E convidá-lo nem pensar... Baba-se, entorna a sopa, não diz coisa com coisa... Fala-me de África e das suas quatro Comissões. À despedida, troca-me o nome. Desejo-lhe Felicidades. E sei, estou certo, que entendeu, o Grande Abraço que lhe dei. 

Jorge Cabral 
 __________ 

 Notas de vb: 

 1. Este belo texto do Jorge, na sua singeleza, fez-me recordar a visita que fiz este ano ao outrora famoso atleta olímpico, Cor Cavaleiro. Um homem grande, robusto, que, em 1965, em Farim, quase nos 50, fazia o pino na piscina antes de se mandar para a água e, que no intervalo das marchas que forçava para Canjambari, marchava para Bissau, para a Associação Comercial esfolar uns patos ao bridge. 

Ele, que era um Mestre, repousa agora, num Lar em Oeiras... Na altura em que o visitei escrevi para mim: 

Num dia de Março de 2008 localizei-o num lar das Forças Armadas, em Oeiras. Vivo, o Coronel Cavaleiro? Ó meu amigo, o Senhor Coronel está aqui para as curvas, respondeu-lhe do outro lado do fio, o bem disposto telefonista. Quer falar com ele? Aguente aí um pouco. Sou um ex-alferes do BCav 490, estive em Cuntima. Uma voz de senhora do outro lado, o meu marido deve estar no 1º piso, sentado a ler um livro numa mesa com as cartas, à espera que apareçam parceiros para o bridge. É sempre assim, no fim do almoço. 

 E no dia seguinte em Oeiras, no IASFA (Instituto Acção Social das Forças Armadas), ainda não eram 14 horas, lá estávamos nós, o Miranda e o Raimundo do Como (os dois da Op Tridente) e eu às voltas, a subirmos e descermos escadas, o senhor Coronel esteve agora aqui, procurem-no no 1º piso. Uma sala, numa mesa ao fundo, de costas para a janela (talvez para melhor ver as cartas e as caras dos parceiros), um senhor baixo, aspecto franzino, é ele. Nada que se parecesse com o Ten Coronel que eu conhecera em 1965.  Mas era mesmo ele, o Coronel F. Cavaleiro, mais baixo uns bons centímetros e mais leve do que naqueles tempos. Sorriso gentil nuns olhos marcados de manchas, ar débil, o Coronel de pé à frente de jovens de 60 e poucos. 

 Sou o Miranda, meu Coronel, o Como, Farim, Comandos. Eu sou o Raimundo, o tipo do foto-cine do Como, as imagens que o Joaquim Furtado passou na Televisão fui eu que as fiz. Briote, meu Coronel, trabalhei poucos meses consigo, estive em Cuntima, na CCav 489 do Cap Pato Anselmo. 

 Pois, vocês têm que falar mais alto, o dedo apontado para o ouvido direito. A Guiné, bom, a Guiné foi uma doença que se entranhou em nós, Cor Cavaleiro. 

Quarenta e tal anos depois voltámo-nos a descobrir uns aos outros, almoçamos uma vez por mês, falamos da vida que levámos naquelas terras. O Coronel, que naqueles anos media para aí um metro e oitenta e pesava seguramente mais de oitenta quilos, à frente de nós era o mais pequeno e mais magro. Estou com 60 e poucos quilos, eu que pesava 80 e tal, também estou com 91 anos, é altura de ter um pouco de cuidado. Leio, jogo bridge, ando um pouco a pé, olhem, ando aqui a ver os dias escorrer. Netos? Oito filhos, netos, bisnetos, não me perguntem quantos. Sim, vi na TV a Guerra do Furtado, só não entendi porque é que não transcreveu integralmente a carta, aliás muito pequena, que nós apanhámos a um mensageiro, aquela em que o Nino dizia que já não tinha nem gente nem população para aguentar a guerra no Como... 

3 comentários:

Anónimo disse...

Há momentos, na vida de um homem que marcam, nos deixam parados, olhos no vazio a aguentar saída de cloreto de sódio...a ir para trás, a tentar ver : - que futuro???!!!
Caramba vocês são tramadas. De um ao outro...eu nem escrevo, nem palavras tenho porque me aperta algo. Depois, dizem teremos sido "guerreiros de império de pé quebrado" o que é falso, aqui é falso, aqui une-nos o afecto, a recordação e, mesmo sem por isso darmos soltamos o pensamento para o futuro...haverá? Tramados vocês, de um ao outro...Abraço-vos Torcato

Hélder Valério disse...

Pois é verdade, não sei o que mais me tocou: se o texto do Jorge Cabral, tão diferente do estilo a que me habituei a ler mas com uma profundidade de sentimentos que faz despertar consciências; se as achegas do Virgínio Briote que nos faz reflectir sobre o sentido da vida e questionar relativamente ao que podemos e devemos fazer neste tempo que nos resta; se os próprios comentários do Torcato nos quais me revejo totalmente.
Hélder Sousa

Anónimo disse...

Do então tenente coronel Fernando Cavaleiro as únicas palavras que ouvi e guardo na memória,no dia em que ele com o seu grupo de militares atravessou a mata do Cassacá e parou no Cachil.
Estava ele a falar com o capitão Ares e ao lado um grupo de militares, sobressaía com o seu alentejano a voz do soldado Pombo.
Então o tenente coronel com a sua voz de comandante supremo.Ouve lá ó rapazinho lá na minha terra quando um burro zurra o outro baixa as orelhas.