sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Guiné 63/74 - P3691: Ser solidário (26): Projecto em Empada dos alunos da Esc Sec Infanta D. Maria de Coimbra (Filipa Pestana)

1. Com bastante atraso, trazemos ao conhecimento dos nossos tertulianos e leitores em geral, esta mensagem, datada do dia 12 de Outbro de 2008, dando notícia de um projecto de ajuda à Guiné-Bissau, mais exactamente a Empada, a levar a efeito por um grupo de alunos da Escola Secundária Infanta D. Maria, de Coimbra.

Assunto: Informações sobre Empada (Guiné-Bissau)

Exmo. Sr.

Somos alunos da Escola Secundária Infanta D. Maria em Coimbra e frequentamos o 12.º ano de Ciências Sociais e Humanas.
Durante este ano lectivo, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, tencionamos participar no concurso Del 8 - Apaga com os Objectivos do Milénio, sob a orientação da Professora Maria da Conceição Pupo. Para isso, é necessário desenvolver um projecto que vise cumprir um desses objectivos. O grupo vencedor terá a oportunidade de visitar a Guiné-Bissau e pôr em prática o projecto desenvolvido.

A organização do concurso fornece um documentário sobre a aldeia de Empada, no sector de Quinara. Contudo, este parece-nos ser omisso em muitos aspectos, nomeadamente em informações relativas aos recursos naturais, actividades desenvolvidas pelos habitantes da aldeia, etc...

O nosso projecto encontra-se ainda em fase embrionária, mas o que se pretende é criar algo exequível e sustentável, que se enquadre com as características e necessidades da aldeia e permita solucionar um dos seus principais problemas: a fome e a pobreza extremas. Nada está ainda definido, mas o que se pretende é, claro está, ensinar a pescar em vez de dar o peixe.

Para uma melhor planificação do trabalho, o ideal seria fazer uma pesquisa in loco, o que, infelizmente, como deve compreender, nos é impossível.

Tivemos conhecimento da sua relação com a Guiné-Bissau através do seu blogue e tomámos a liberdade de o contactar, bem como de guardar o contacto de outros ex-combatentes que passaram por Empada.

Vimos, assim, por este meio, solicitar a sua ajuda para este nosso trabalho, na esperança que possa de alguma forma dar-nos esclarecimentos acerca desta região guineense. Todas as informações que puder disponibilizar serão, para nós, uma mais valia. Pensamos que a sua experiência, conhecimento do país e eventuais contactos na Guiné poderiam ser-nos úteis, inclusivamente numa fase mais avançada do projecto.

Agradecemos, desde já, o seu tempo e aguardamos uma resposta,

Bem haja
Filipa Pestana
(em nome do grupo de área de projecto do 12.º G)

Contactos úteis: telm. – 939533089
e-mail – filipapestana91@hotmail.com


2. Face ao pedido destes nossos jovens amigos, pedimos aos camaradas que estiveram em Empada a cumprir a sua comissão de serviço e, aos que se têm deslocado mais recentemente à Guiné-Bissau e que tenham elementos para os ajudar, o favor de os contactar no sentido de encontrarem uma forma de ajuda.

A este grupo de alunos pedimos desculpa por esta demora em dar seguimento ao seu pedido.

Da nossa parte, autorizamos a utilização das nossas imagens, mapas e textos, agradecendo apenas a referência à origem.

Esperamos a habitual colaboração dos camaradas, especialmente daqueles que têm alguma ligação com Empada.
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 18 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3646: Ser solidário (25): E se eu fosse o Pai Natal ? Mensagens de e para os guineenses da diáspora e não só...(Luís Graça)

Sem comentários: