domingo, 18 de janeiro de 2009

Guiné 63/74 - P3755: Fauna & flora (12): Respondendo às perguntas sobre o macaco-cão (Pedro Neves / Alberto Branquinho)


Guiné > Região de Tombali > Guileje > CCAÇ 3477 (1971/77) > Oráculo, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima e do Santo Cristo dos Milagres... Na imagem, o Amaro Munhoz Samúdio, ex-1º cabo enfermeiro, está a pegar ao colo um bébé, não de macaco-cão, mas de chimpazé que ele comprou a um caçador local por 500 pesos... Foi um gesto bonito por parte dele, salvando de morte certa um animal que pertence à Ordem dos Primatas, como nós, e que é dos grandes símios o que partilha mais genes connosco (ou seja, o chimpanzé é nosso primo, o nosso primo mais próximo de acordo com a zoologia, a genética e a biologia evolutiva)...


Foto: © Amaro Samúdio (2006). Direitos reservados.


1. Mensagem do Pedro Neves, com data de 11 de Janeiro:

Caro Luis Graça:

Em resposta ao pedido da Drª Maria Joana Silva (*),vou relatar alguns factos, que se passaram comigo, durante o tempo de comissão na Guiné e mais recentemente há cerca de 8 (oito) anos.

Quando cheguei à Guiné, no ano de 1973, integrado na CCaç 4745/73, formada nos Açores, fomos tirar o IAO (Instrução de Adaptação Operacional) no Cumuré e, em frente à porta de armas, havia um conjunto de casas e numa delas um restaurante, cujo prato típico e principal era o de carne de Macaco-Cão e que, se bem me lembro, era vendido meio à sucapa e por encomenda. Nunca comi,talvez por pensar que estaria a praticar um acto de canibalismo!!!

Quando estive em Polibaque,a fazer a protecção aos trabalhos da abertura da estrada entre Jugudul e Babadinca (mata do Changalana), havia um Macaco-Cão no nosso destacamento, preso junto à porta de armas, e que pertencia ao 1º pelotão. Quando algum guineense passava por perto, ele ficava furioso.Penso que a reação do macaco se devia ao facto de ter sido capturado por um natural e a côr da pele marcava o seu comportamento. Mais tarde foi libertado.

Assisti à captura, na mesma zona, de um Macaco-Cão, ainda juvenil, por naturais, que consistia no seguinte método:

Dentro de uma garrafa presa ao chão, colocavam uma banana e o juvenil, quando metia a mão, dentro da garrafa e agarrava a banana, nunca mais a largava, mesmo quando era capturado, porque a mão ficava mais larga que o bocal e ficava assim preso, mas não largou a banana. Bastava largá-la, tirar a mão e fugir, mas preferiu ser apanhado a largar a comida, apesar de estar a gritar e apavorado.

Depois de partida a garrafa, sem magoar o macaco, não largou a banana. Dei alguns pesos(moedas) ao caçador e ele libertou o juvenil. Deve ter pensado, que o tuga era doido!

Durante a protecção aos trabalhos, um Cão pertencente à nossa CCaç (não me lembro a que pelotão) foi atropelado por uma viatura pesada, da empresa civil, que estava a construir a estrada e morreu. Logo apareceu um capinador (eram às dezenas), apanhou o cão e, quando lhe perguntei se o ia enterrar, ele e os outros, que entretanto se juntaram, disseram que era para comer. Se comiam carne de cão, tambem comeriam carne de Macaco-Cão, pelo menos algumas etnias.

Numa das minhas idas à Guiné-Bissau, fui visitar um acampamento de caça perto de Bafatá,de seu nome Capé e, entre outros animais, tinham um Macaco-Cão, do sexo feminino, que penso se chamava Mizé e que adorava catar os pelos dos nossos braços e vêr-se ao espelho em tudo o que reflectisse a sua imagem. Vaidosa e era um encanto!

Com este modesto contributo, penso têr ajudado um pouco,na pesquisa da Drª Maria Joana Silva, sobre os locais e como era respeitado pelo Exército Português o Macaco-Cão.

Aproveito para desejar, uma vêz mais a todos os camaradas e amigos, um BOM ANO de 2009!

Pedro Neves
ex-Furriel Mil Op Esp
CCaç 4745

Águias de Binta
inverterac@gmail.com


2. Mensagem do Alberto Branquinho, com a mesma data:

Respondendo, alínea por alínea, às questões colocadas pela doutoranda Maria Joana Silva (*):


(i) Onde foram avistados os grupos de babuínos ?


Onde vegetação fosse mais ou menos densa, com árvores de médio e grande porte. Posso referir, como exemplo, no sul (Catió, Cufar, Bedanda...), no centro/norte (Banjara, Canjambari...).


(ii) Quantos animais existiriam num grupo social e quantos machos adultos ?

10/15/20. Machos adultos-3 a 5. Havia sempre um mais idoso que assumia a liderança do grupo, caminhando à frente; era mais corpulento e tinha o peito coberto de cabelos brancos. Para além de seguirem as colunas militares apeadas, saltando de árvore em árvore, por vezes imitando a coluna militar em fila (se fosse em picada ou estrada), seguindo-a também em fila, estando à frente o macho corpulento e com cabelos brancos no peito.

Este e os outros machos adultos, quando provocados com gestos, "ladravam" e arreganhavam os dentes em atitude ameaçadora, chegando a dar cambalhotas como atitude agressiva ou dissuassora. As crias seguiam agarradas ao ventre (mais ao ventre que às costas) das fêmeas.


(iii) Se os babuínos eram caçados pelos caçadores das tropas para os portugueses ...

Não, nunca vi.

(iv) Se as crias de babuínos eram levadas para os quartéis...


Havia alguns quartéis que tinham um babuíno/macaco-cão que era uma espécie de mascote da unidade militar (por vezes "herdado" da unidade que os antecedera) ou era "companhia" particular de um soldado, que o cosiderava como seu. Houve casos em que tentaram embarcar com eles no regresso a Lisboa. O mesmo acontecia com os periquitos e conheci o caso de um veado. Os babuínos, por vezes, não estavam acorrentados e pouco se afastavam da zona onde eram alimentados e estavam alojados.

Se eram apanhados enquanto crias, é possível e verosimil. Os que conheci eram já adultos ou jovens adultos.

(v) Se os bloguistas ouviram falar de medicinas tradicionais que usassem peles de mamíferos (nomeadamente babuínos)...

Não.



(vi) Onde se comeria "cabrito pé de rocha" na Guiné ?


Não sei o que é ou que tenha sido. (**)

(vii) Outras informações deste teor que considerem relavantes.

a) Tendo andado por várias zonas da Guiné, desde o Nordeste (Canquelifá, Piche...) onde não me lembro de ver babuínos, Centro/Norte (Canjambari, Sambaculo, Banjara ...), Centro (Bambadinca,Xime, Xitole, Enxalé...), Sul( peninsula de Empada,Catió, Cufar, Bedanda, Cabedu...), Sudeste (Buba, Aldeia Formosa, Gandembel...), o território onde vi maior quantidade de babuínos e famílias mais numerosas foi no Sul - Catió, Cufar, Bedanda.

b) Em accões (que na gíria militar eram chamadas de psico-social para contacto com as aldeias próximas dos quartéis (quando as havia), por vezes elementos a população pediam para matar um babuíno que estivesse próximo e que, com a sua curiosidade natural, observava o ajuntamento de pesoas. Diziam que era para comer.

c) Creio que saberá que a designação de "macaco-cão" se deve ao facto de, quando em atitude defensiva e desafiante, ladrava "quase-quase" como um cão. Assim, também, os soldados chamavam ao sagui "macaco-gato", porque emite um som semelhante ao miar de um gato jovem. Alías, o sagui era preferido ao "macaco-cão" para "mascote", talvez por ser de pequeno porte mesmo quando adulto.

Desejando-lhe um óptimo trabalho e esperando ter-lhe sido útil, sou

Alberto Branquinho

______________

Notas de L.G. :

(*) Vd. último poste da série Fauna & flora > 17 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3751: Fauna & flora (11): O babuíno da Guiné ou... cabrito pé de rocha (Vitor Junqueira)


Sem comentários: