segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Guiné 63/74 - P3800: Recado para o senhor José (José Manuel Dinis)

1. Mensagem de José Manuel M. Dinis, ex-Fur Mil da CCAÇ 2679, Bajocunda, 1970/71, com data de 24 de Janeiro de 2009:

Caro José
Permita-me que o trate assim, pois apesar de muito recentemente ter aparecido um comentário subscrito por José Oliveira e Rocha, Bart 2857, Piche, não posso deduzir tratar-se da mesma pessoa. Também vou tratá-lo por senhor, na medida em que ainda não fez a apresentação à Tabanca.

Como já deve ter reparado, a Tabanca Grande é um espaço de tertulia, onde os intervenientes se apresentam, partilham e discutem ideias, conhecimentos, opiniões, na maior liberdadade, e com o devido respeito pelas divergências de cada um. Como já li do Luís Graça, a Tabanca não tem portas nem janelas. Cada um pode entrar, identificando-se, e participando, descomplexadamente, do elo que a todos nos une, a passagem na condição militar pelo território da Guiné.
Mas, ainda assim, foram estabelecidas regras aos tertulianos, constantes, depois da fiche técnica, do lado esquerdo do ecran. Nada do outro mundo, coisas de bom senso, regras de sã convivência, de que destaco, a obediência à verdade e o respeito recíproco.

O senhor, espero, vai compreender-me: dei-me conta de um comentário a um texto meu sobre a criação e emissão de um posto de rádio em Piche, onde duvidava do conteúdo. Nada que me melindrasse, e respondi sinteticamente. Depois, dei conta de novos comentários, de tom jocoso, em relação a textos subscritos por outros tertulianos. Não relevei por aí. Mas surgiu um comentário ao Nuno Robim, desprimorando-o insidiosamente, referindo que ele conheceria a Guiné da secretaria, como fundamento para um atestado. Leia se faz favor a biografia do visado, que comandou uma Companhia em Guilege e foi comando noutra ocasião, para além de oficial de artilharia. Não conheço o Nuno Robim, mas não gostei da desfaçatez. Por último, com o estilo acutilante, a identificação mais completa, o mesmo Bart, coincidências para a mesma pessoa, em apoio a uma tese de um tertuliano, enaltece-o por, com o texto, arrasar com os Fala Barato. Engana-se, se foi o autor, porque no blogue, ninguém arrasa ninguém, nem se manifesta tal intenção, apesar de poder acontecer alguma teimosia na defesa dos pontos de vista. Isto é natural, e, delicadamente, cultiva o respeito e a amizade. Que vai continuar a ter expressão nos encontros do pessoal de que Matosinhos é farol.

Meu caro, não encare esta mensagem como reprimenda. Se chegou aqui, é porque tem elos fortes com o pessoal e interessa-se pelas matérias tratadas. Não se acanhe, apresente-se e participe. Os editores, seguramente, prontificam-se a ajudar, desde a revisão de textos e tratamento de fotografias, à procura de camaradas. A Tabanca, também é um lugar de solidariedade.

Com os melhores cumprimentos
José Dinis

2. Aos que se nos dirigem a coberto do anonimato ou de nomes mais ou menos fictícios.

É apanágio dos editores, sempre que publicam algum trabalho enviado pelos tertulianos, fazê-lo, afixando a fotografia do autor e/ou no mínimo identificando-o com o nome, antigo posto militar, local e anos de cumprimento de comissão. Isto porquê? Porque quem envia os seus trabalhos para publicação no Blogue responsabiliza-se pelo que escreve. Em bom português, dá a cara. Os editores como não têm dúvidas disso, publicam sem reservas.

Quem emite comentários sem identificação, fazendo-o premeditadamente, mais não é que alguém que tem medo que as suas afirmações não sejam levadas a sério. Mas, mesmo os momentos de boa disposição no nosso Blogue são autenticados com o nome dos autores e não acreditamos que haja por aí algum anónimo com a categoria de, por exemplo, Jorge Cabral, mestre do no sense.

Com os comentários ofensivos o melhor é nem perder tempo e retirá-los imediatamente para não poluirem. Não é qualquer ou Tone que ofende quem se expõe com a sua cara e o seu nome completo.

Carlos Vinhal

2 comentários:

Anónimo disse...

PURA E SIMPLESMENTE NÃO PUBLICAR...
APOIADO
J CARVALHO
PIRATA

Valentim Oliveira disse...

SEM DÚVIDAS QUE DEVE SÊR ASSIM COM O DIVINO RESPEITO POR TODOS OS TERTULIANOS

Valentim Oliveira