quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Guiné 63/74 - P3879: FAP (9): Jorge Caiano, ex- 1º Cabo Esp Melec, BA12, 1969/70, no Canadá desde 1974

Guiné > Bissalanca > BA12 > O 1º Cabo Especialista Melec Jorge Caiano (1969/70) > A bordo de um Heli Al III. Era Melec e voou com o Alf Mil Pil Francisco Lopes Manso, tragicamente desaparecido no Rio Mansoa, em 25 de Julho de 1970 (*). (LG)

Guiné > Zona Leste > Sector L1 (Bambadinca) > Fá Maninga > 1970 > No dia do juramento de bandeira da 1ª Companhia de Comandos Africanos, a que assistiu o Gen Spínola. O Alf Mil Pil Ramos deixa-se fotografar com os oficiais (graduados) da Companhia: na primeira, ao lado do piloto Ramos, o Alf Cmd Justo; de pé, na segunda fila, da esquerda para a direita, o Alf Cmd Saiegh, o Alf Cmd Sisseco, o Major Leal de Almeida, supervisor da companhia, o Cap Cmd Bacar Jaló, comandante da companhia, e o Alf Cmd Agusto Sá.

Segundo me confirma o Virgínio Briote, nosso co-editor (**), o Augusto Sá, o Sisseco e o Justo fizeram operações com ele, integrando o Grupo Cmds Vampiros (o Justo e o Sisseco) e o Gr Cmds Centuriões, ambos pertencentes aos primeiros comandos da Guiné (1965/66), de que o nosso Mário Dias foi instrutor. Pedi também ao Jorge Cabral, régulo de Fá Mandinga na época (***), para me confirmar a legenda desta foto. (LG)

Algures em Portugal, c. 1968 ou 1969, os 1ºs Cabos Especialistas e amigos Jorge Caiano (à esquerda) e Manuel do Rosário (à dierieta). O Jorge é natural de Pombal e o Manuel do Rosário é natural da Lourinhã (curiosamente ainda somos parentes, a avô materna dele e o meu avô paterno eram primos direitos; além disso, somos da mesmao geração e ainda andámos juntos na escola). (LG)

Fotos: © Jorge Caiano (2009). Direitos reservados

1. Mensagem do Jorge Caiano, que vive no Canadá, perto de Toronto, e que foi 1º Cabo Espec Melec da FAP (Guiné, Bissalanca, BA12, 1969/70) (*):

Caro Luís

Desculpa o atraso desta email, mas, e com diz o nosso povo, "mais vale tarde do que nunca".

Hoje ao entrar na Tabanca Grande, deparei que tinhas colocado no blogue toda ou quase toda a conversa telefónica que tive contigo. Desde já os meus agradecimentos. Só uma pequena correcção(não tem muita importância): eu era Melec, mec elec/instrumentos, não MMA.

Algumas fotos dos meus tempos na Guiné 1969/1970:

As do heli que se despenhou [no Rio Mansoa,
em 25 de Julho de 1970, e em que perdeu a vida o Alf Mil Pil Francisco Manso, mais um capitão do Exército e quatro deputados da Nação] (*) , com o passar dos anos estão coladas no álbum.

Não tive outra alternativa senão tirar uma

foto.

Outra é dos Comandos Africanos, penso que os reconheces. Esta foto foi tirada, salvo erro, quando juraram bandeira, muito perto de Bambadinca, com a presença do General Spínola. O piloto que está na foto é o Ramos,
se a memória não me falha.

Nas outras fotos, sou eu e o teu conterrâneo Manuel do Rosário.

Talvez sábado ou domingo telefono.

Um grande abraço
Jorge Caiano

2. Comentário de L.G.:

Obrigado pelo teu mail e pelas fotos. Procurei ser fiel ao teor da conversa que tivémos ao telefone, no passado dia 31 de Janeiro. Desculpa o lapso em relação à tua especialidade. Vou corrigir.

O mais importante é que possas estar, a partir de agora, ligado à nossa caserna virtual, a que chamámos Tabanca Grande, e onde se reúne malta que esteve na Guiné durante o tempo da guerra colonial (1963/74), independente do posto, da arma, da especialidade, da origem, do ano, da idade, ou da actual condição social ... Sê bem vindo.

Obrigado também pela foto do Manuel do Rosário, meu amigo e parente: sabes que há uns anos atrás ele teve um grave acidente, com um camião TIR (de que era condutor), em França (julgo eu), onde ía perdendo a vida (e, no mínimo, perdeu um braço)... Tens tido notícias dele ? Quando eu o vir, na Lourinhã, vou dar-lhe um abraço teu. Seguramente que irá ficar feliz por saber notícias tuas. E tu, vai aparecendo, camarada. Um Alfa Bravo. Luís

____________

Nota de L.G.:

(*) Vd. postes de:

11 de Fevereiro de 2009 >
Guiné 63/74 - P3875: FAP (8): O meu saudoso amigo e camarada Francisco Lopes Manso (Miguel Pessoa, Cor Pilav Ref)

10 de Fevereiro de 2009 >
Guiné 63/74 - P3866: FAP (7): Troca de lugar no ALL III salvou-me a vida, em 25 de Julho de 1970 (Jorge Caiano, mecânico do Alf Pilav Manso)

(**) Mail de hoje, do vb:

Caro Luís,

No seguimento da nossa conversa, revi com mais calma as fotos que tenho dos cmds em 1965/66. Tenho ainda umas, à volta de meia centena, que ainda não descobri onde param e que respeitam a um momento "histórico", que foi os primeiros treinos com os helis, penso que a partir dos finais de 65, princípios de 66.

Essas fotos, que ainda tenho presentes, foram tiradas por alguém do Dest Foto-Cine do QG, mostram o Gr Cmds Vampiros em treinos com os Allouettes. Na que me enviaste, confirmo: o 2º da esqª, [na 2ªfila, de pé,] é o Adriano Sisseco. Quando o conheci em 65 era soldado do Gr Cmds Vampiros; o último da direita, ainda que não totalmente seguro, parece-me o Augusto Sá, do Gr Cmds Centuriões em 65; o 2º da esquerda, em baixo [1ª fila], é o Justo Nascimento. Um abraço. vb

(***) O Jorge Cabral também confirma:

Amigo Luís!
Claro que estava lá. Ao lado do Saieg, creio ser o Sisseco. Foi nesse dia a única vez que andei de helicóptero como relatei na minha estória "O meu momento de glória"-P.1857 (****).

Conheci pois o Ramos e o Caiano.

Abraços para ambos.
Jorge Cabral

(****) Vd. poste de 19 de Junho de 2007 >
Guiné 63/74 - P1857: Estórias cabralianas (24): O meu momento de glória (Jorge Cabral)

(...)

Manga de ronco, Pessoal! Spínola veio a Fá, visitar os Comandos Africanos e praticamente toda a população das Tabancas vizinhas compareceu. Homens e Mulheres Grandes, belas Bajudas, e muitas, muitas crianças.

A Pátria, pois então… E uma Guiné melhor.

O Caco entusiasmou-se. Tanto, que optou por ir de viatura para Bambadinca. E lá partiu em coluna, comandada pelo Capitão João Bacar Djaló.

Claro, mais um banho de multidão…

Quanto ao Helicóptero, foi mandado para a Sede do Batalhão, tendo eu pedido boleia, pois nunca experimentara voar numa nave daquelas.

Simpático, o Piloto acedeu, e antes do destino, sobrevoou Missirá, o Enxalé e o Xime, que do ar, pareciam apenas clareiras rodeadas pela floresta.

Ao descer sobre Bambadinca, apreciei a nervosa azáfama lá em baixo. À pressa, o Tenente- Coronel Comandante, os Majores, Segundo Comandante e Oficial de Operações, dirigiram-se para o local de aterragem, a fim de receber Sua Excelência.

O Helicóptero poisou. Saí e deparei com todos eles perfilados, em continência. Correspondi então, dizendo:
- À vontade, meus Senhores... Por mim, só vim beber um uisquinho...

Jorge Cabral


Sobre os comandos africanos, vd. enter outros os seguintes postes

:11 de Julho de 2005 >
Guiné 69/71 - CIII: Comandos africanos: do Pilão a Conacri (Luís Graça)

23 de Maio de 2006 >
Guiné 63/74 - DCCLXXXIV: Lista dos comandos africanos (1ª, 2ª e 3ª CCmds) executados pelo PAIGC (João Parreira)

19 de Fevereiro de 2007 >
Guiné 63/74 - P1536: Morreu (1)... Barbosa Henriques, o ex-instrutor da 1ª Companhia de Comandos Africanos (Luís Graça / Jorge Cabral)

19 de Março de 2007>
Guiné 63/74 - P1611: Evocando Barbosa Henriques em Guileje (Armindo Batata) bem como nos comandos e na PSP (Mário Relvas)

2 de Abril de 2007 >
Guiné 63/74 - P1640: A africanização da guerra (A. Marques Lopes)

20 de Maio de 2007 >
Guiné 63/74 - P1769: Estórias do Gabu (4): O Capitão Comando João Bacar Jaló pondo em sentido um major de operações (Tino Neves)

4 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Luís!

Claro que estava lá.Ao lado do Saiegh creio ser o Sisseco.Foi nesse dia a única vez que andei
de helicóptero como relatei na
minha estória "O meu momento de
glória"-P.1857.

Conheci pois o Ramos e o Caiano.

Abraços para ambos.Jorge Cabral

Anónimo disse...

Luis
Na 2ª. foto deste Post 3879, não me parece que o elemento identificado como sendo João Bacar Jaló seja efectivamente ele. Nem as feições nem a altura ou a postura.
Um abraço
Alberto Branquinho

Luís Graça disse...

Alberto:

Ampliando a fotografia, verifica-se que o indivíduo em questão tem as divisas de capitão. Na época (1 semestre de 1970), o único comando graduado em capitão era o João Bacar Jaló. Mais tarde, houve outros, devido à criação do Batalhão de Comandos Africanos... Mas admito que possas ter razão. Conheci o Bacar Jaló, mas não sou perito em fisionomias...

Vou pedir a confirmação ao Jorge Cabral: como sabes, a 1ª Companhia de Comandos Africanos foi formada em Fá Mandinga, onde estava sediado o Pel Caç Nat 63, comandado pelo nosso Jorge Cabral... e onde havia um tal Fur Mil Branquinho, que alguém me disse que era teu irmão... Conheceste pessoalmente o João Bacar Jaló ?

Um Alfa Bravo. Luís

Anónimo disse...

Luis
Usando a linguagem de comunicação em fonia, respondo: afirmativo, afirmativo... quer dizer que sim, é meu irmão (mais novo) e que conheci pessoalmente (não só por razões militares) o João bacar, tendo tido com ele uma relação muito estreita em Catió, onde (Priame) comandava os milícias. Guardo religiosamente dois ou três escritos, dele que me dirigiu e mandou entregar por portador. Quando estava em Fá no periodo de formação da Companhia de Comandos perguntou ao meu irmão se... era meu irmão.
Quando escrevi sobre o Honório quiz escrever sobre ele, mas, pesquisando no blogue, constatei que o Virginio Briote já tinha feito uma biografia muito completa.
Outro abraço
Alberto Branquinho