sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Guiné 63/74 - P3887: Iniciativas da ADFA em Lisboa (Luís Nabais)

1. A propósito de algumas iniciativas da ADFA (Associação dos Deficientes da Forças Armadas), recebemos esta mensagem do nosso camarada Luís Nabais, ex-Alf Mil da CCS/BCAÇ 2885, Mansoa 1969/71, com data de 12 de Fevereiro de 2009:

Caro Carlos:
Nós, ADFA, estamos e pensar fazer um almoço/homenagem aos antigos pilotos e mecânicos de aeronaves, que estiveram na Guiné.
Podes publicar, para saber se há interessados?
Pensamos que seja em Abril.
Abraço


2. Hoje, dia 13 de Fevereiro pedimos alguns elementos mais ao Luís Nabais.

Caro Luís Nabais
Claro que sim. Dá-me os elementos mais concretos que tenhas neste momento, como seja por exemplo o local, Lisboa, não?

Um abraço
Carlos


3. Eis a resposta:

Caro Carlos:
É nossa intenção fazê-lo em Lisboa na sede da ADFA.
O Chefe da Força Aérea vai estar lá também, e tenho já confirmados alguns nomes, alguns ex-comandantes da TAP (como o tempo voa, Carlos)!

A data ainda não está definida, embora apontemos para um sábado, como te disse, Abril.

Quero também informar que já temos mais um psiquiatra a trabalhar connosco (dois, agora), que poderão fazer consultas "particulares" (o preço será informado aquando da marcação, caso não tenham ADME), e também Clínica Geral.

Claro que, recordo novamente, não tendo ADM, a consulta será por inteiro, mas são 30€ (com estacionamento e almoço, agora a 4,50 €).

Estou/estamos a envidar esforços para ter muito brevemente estomatologia.
Tentaremos, logo que possível, acordos com ADSE ou outras entidades - não ainda -,infelizmente, mas garanto brevidade!

Abraço
Luis Nabais


4. Comentário de CV:

Realce-se a iniciativa da ADFA em homenagear os bravos pilotos e mecânicos que voaram nos céus da Guiné, que tão relevantes serviços prestaram aos (infantes) militares quem em terra se sentiam mais protegidos com a sua presença lá nos ares e, sabiam que em caso de emergência, aparecia sempre alguém para os evacuar.

Mais uma vez se lembra que os camaradas que apresentem algum sintoma de doença pós-traumática, podem e devem dirigir-se à ADFA para serem encaminhados às entidades competentes que os poderão ajudar.

Tanto os interessados em participar no Almoço de homenagem aos camaradas da Força Aérea, como os que pretendam aconselhamento médico, devem dirigir-se à ADFA ou comunicar co o nosso camarada Luís Nabais, e-mail nabais.luis@gmail.com

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro Nabais,
Mas que grande idéia!
Essa malta da FAP não foram só amigos. Eram os nossos "Anjos da Guarda" descendo sem temor nos seus velhinhos T6 _eu sou dos antigos ainda 65/66_ davam uma força à malta!
Já o escrevi em livro, já o fiz pessoalmente e de outras formas, a Esses Grandes Loucos das máquinas voadoras.
Estarei lá! Porque muito lhe devo.
Ainda há pouco o Luís me fazia voltar a Caboxanque, Cadique, Cafal etc. Se não fora essa malta dos "Roncadores" por cima de nós!? Ai!...Ai!...
Para essa Malta da ADAFA toda. Principalmente aos que com quem convivi ouvindo os fados da Espadinha ali por Alcantara, ou antes ali pelo Conde Redondo bebendo o célebre "Sacavem" quando naquela bonita "Terra de Roncos" bebia-mos bom Dimple, aquele abraço de Sempre do tamanho do Cumbijã,
(de um Alentejano que navegando por Lamego, foi poisar a Cufar)

Mário Fitas

Anónimo disse...

Meu caro Mário Fitas:
Agradeço a tua aceitação, e, curiosamente, de tantos e tantos para quem os que tu chamas os "nossos anjos da guarda", me têm escrito.
Falei há 2 dias com o comandante da TAP Solano de Almeida (voei com ele em Alouette e DO)-foi o meu baptismo de voo.Tantas memórias...O Eduardo era amigo de infância, vizinho, colega de liceu, foi meu aconchego mais a mulher quando ia a Bissau....e, sabes...demorou 1 (UM MESMO), minuto a dizer que conte com ele.
Os amigos ficam, caraças...
Mário:aparece sempre
A ADFA também é tua.!
Abraço
Luis Nabais

Luís Graça disse...

Luís:

Parabéns por todas essas novas iniciativas da ADFA, procurando alargar e melhorar a prestação de cuidados de saúde (e outros) aos seus associados e demais veteranos da guerra colonial.

Tens também o nosso blogue (que é teu) para divulgar essas e outras iniciativas. No que diz respeito à justa homenagem aos bravos da FAP, deixa-me fazer-te uma pergunta: incluis na população-alvo da homenagem em preparação não só os pilotos e os especialistas de manutenção aeronáutica (vulgo, mecânicos, no nosso tempo), mas também a outra rapaziada (por ex., páras),sem esquecer a raparigada (as nossas queridas enfermeiras pára-quedistas, os nossos anjos da guarda, de quem tão pouco ou nada se fala, pelo menos no nosso blogue...) ?

Continuo a estar a 200 metros de ti, e não ainda calhou aparecer por aí, para almoçar contigo e com o Carmo Vicente...

E a propósito do Carmo Vicente, que ainda não conheço pessoalmente: vi-o há dias, num filme da RTP, disponível no sítio 'Guerra Colonial, 1961-1974'... É uma entrevista com ele e com um antigo guerrilheiro do PAIGC... Acontece que tem tem um título bizarro (no mínimo, ambíguo): 'Guerra Colonial na Guiné - Louçã - Entrevista Carmo Vicente elemento Paigc'...)

Anónimo disse...

Luis:
O não teres aparecido (apesar dos 200 metros...é problema teu, mesmo depois de tantas promessas de que o farias).Mas cada um sabe de si e da sua vida, e não é a mim/nós que compete julgar.Como alguém diria:"são tantas vidas"!!!!
Levantas um problema pertinente, mas não sei até que ponto fácil de resolver: a extensão aos "´paras" e "às paras", que estiveram na Guiné.
Vou ver!O espaço (que diabo, que tu já devias ter conhecido)_boa piada esta! não é tão grande como issso, e como, cada vez mais, NÓS nos juntamos, não sei se a ADFA será suficiente em termos de espaço e prestação de serviço.
Se calhar não é, e, aqui para nós, estas "iniciativas como lhe chamaste, e bem", correm o risco de se perder, por incapacidade de resposta.
Lutamos com muito mais problemas do que tu, e todos nós, podemos imaginar-os velhos serão mesmo para esquecer e arrumar , ou deixar cair no esquecimento, que eles, de per si, se vão eliminando?
Vou/vamos poderar a tua válida sugestão, e direi de minha justiça.
Até lá, vou continuar a aguardar as inscrições, o que me permitirá fazer uma previsão de alargamento a todos.
Mas se não for desta -mas deve ser- não ficarão por louvar os páras.
Derenrascaran-nos muitas vezes-....
Abraço
Luis Nabais

Anónimo disse...

Luis gostei da tua intervenção sobre a ADFA.

Antes do mais quero expressar publicamento e agradecer à equipa deste blogue que tanto tem mexido comigo.

Estive na Guiné 66 a 68 no Bart 1896 na Cart 1614, em Cabedú.

Colabora com o camarada Luis Nabais na ADFA e quanto foi de bom atirar par o ar a ideia de homenagear os Pilotos e Mecânicos das màquinas voadoras da FAP.

Quanto a nós ADFA vamos levar todo este nosso empenhamento na homenagem para o mês de Abril.

Um abraço do tamanho do mundo a todos os camaradas combatentes.

Orlando Pinela

Anónimo disse...

Na entrevista na TV que o Luís Graça refere com o Carmo Vicente e o nobre guerrilheiro do PAIGC, o ex pára-quedista diz um chorrilho de mentiras, ou para ser mais soft, uma série de inverdades. Recomendo, com espírito crítico e cabeça fria, o visionamento a todos os tertulianos.
Refiro apenas que quando o Carmo Vicente se refere à política do Spínola da "Guiné Melhor" e afirma que o general quase não saía de Bissau, e as populações estavam compradas, teve de ser o nobre guerrilheiro do PAIGC a corrigir o Carmo Vicente e a dizer-lhe a verdade, a confessar-lhe que o PAIGC tremeu.
Um abraço,
António Graça de Abreu