domingo, 15 de fevereiro de 2009

Guiné 63/74 - P3895: Notícias dos nossos amigos da AD - Bissau (3): Governo entrega antigo quartel de Guileje e o Pepito chega hoje a Lisboa


Guiné-Bissau > Bissau > 2009 > O Pepito, avô babado, com a sua neta Sara, filha de Cristina Silva (*). Tem uma outra neta, do seu filho Ivan, que vive em Portugal. A foto foi me enviada recentemente. Pelo que vejo, o nosso amigo Pepito está agora muito mais elegante, em resultado de um programa de saúde que está a seguir, e da sua vontade de ferro... Sei que agora os pastelinhos de Belém acabaram-se... Bem vindo, Pepito, a Lisboa, a tua segunda casa... (LG)


Foto: © Pepito / Luís Graça & Camaradas da Guiné (2008). Direitos reservados.(2009).






Transcrição do teor do documento:

"República da Guiné Bissau > Gabinete do Primeiro Ministro > À AD - Acção para o Desenvolvimento, Bissau > Bissau, 17 de Dezembro de 2008 > N/ Refª 410 / GPM / 08 > Encarrega-me Sua Excelência o Primeiro-Ministro de informar Vossas Excelências que essa ONG está autorizada a recuperar o antigo quartel de Guiledje, visando a instalação de um Museu, Escola Profissional e Infra-Estruturas para o Ecoturismo, conforme fora solicitado.



"Sem outro assunto de momento, queiram aceitar a expressão da nossa mais elevada consideração. O Director do Gabinete, Carlos Lineu Tolentino Ribeiro.


"C/C: Sua Excelência o Primeiro-Ministro / UICN"


1. Mensagem de 7 de Janeiro último, do nosso amigo Pepito (*):


Luís: Mais uma vez os votos de Feliz Ano Novo para ti, Alice, teus filhos e todo o pessoal amigo da Tabanca Grande.Tenho uma boa notícia a dar: o governo da GB decidiu oficialmente, no final do ano, entregar o antigo quartel de Guiledje à AD para a sua reabilitação como Museu, Escola Agrícola, polo de ecoturismo e sede do Parque Natural transfronteiriço.


Estou convicto que esta decisão foi o resultado do nosso Simpósio. Por isso obrigado a todos vocês que contribuiram decisivamente para que ele se realizasse. Vamos imediatamente (ainda este mês) começar a construção do Museu que contará com o apoio da Fundação Mário Soares na concepção e organização interior. A ONG portuguesa IMVF - [Instituto Marquês Valle Flôr]assegurará parte das despesas com a construção.


A nossa Tabanca tem vindo a contribuir com muito material e documentos que o enriquecerão.


Um grande abraço


pepito


2. Comentário de L.G.:


Congratulamo-nos com esta notícia que nos chegou de Bissau, há mais de mês, e que quisemos agora partilhar, no blogue, com todos os amigos e camaradas da Guiné, no dia em que chega a Lisboa o nosso querido amigo Pepito. Ele vem para tratar de problemas (pessoais) de saúde e espera voltar a Bissau a tempo de receber, na última semana de Fevereiro, os nossos camaradas que partem no dia 20 para a Guiné-Bissau, em mais um missão humanitária e mais uma viagem de turismo de saudade. Espero poder estar esta semana com o Pepito e obter mais informações sobre o andamento do projecto Guiledje. LG


__________


Notas de L.G.:


(*) Cristina Ribeiro Schwarz da Silva (Pepas, para os amigos e familiares), filha mais mais velha de Carlos Schwarz da Silva, guineense, e Isabel Levy Ribeiro, portuguesa.Tem 35, é licenciada em biologia marinha. Trabalha no IBAP- Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas da Guiné-Bissau. É Coordenadora para o Seguimento das Espécies.


Vd. poste de 23 de Junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2977: Recortes de imprensa (6): a cidadã portuguesa, Cristina Silva, expulsa da Embaixada de Portugal em Bissau no 10 de Junho


(**) Vd. poste de 31 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3822: Notícias dos nossos amigos da AD - Bissau (2): Segurança alimentar (o mangal que dá de comer...) e turismo de saudade

Sem comentários: