segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Guiné 63/74 - P3904: FAP (13): Nha Bolanha, o Ramos, o Jorge Caiano, o Manso, o corta-fogo do AL III, Bissalanca... (Jorge Félix)


1. Duas mensagens do nosso camarada Jorge Félix, ex-Alf Mil Pil (Bissalanca, BA12, 1968/70), que por razões de saúde tem andado arredado do nosso blogue e do nosso convívio (*):

(i) O Piloto Aviador Ramos

Caro Luís:

A minha saúde não tem andado como se pretende, por isso nem vontade tenho para ligar o PC.

Espero nas próximas semanas voltar ao convívio dos tertulianos de Matosinhos.

Escrevo para informar, foi-me transmitido por telefone, que num programa RTP, Domingo 15, falaram do Blogue e passaram o meu vídeo Nha Bolanha.

O Piloto é o Ramos,com o indicativo "quiri-quiri", se não estou em erro. Foi com bastante alegria que o revi. Desde "aqueles tempos" que não lhe punha a vista em cima. (**)

Obrigado pelo momento.

Um abraço Jorge Félix

(ii) O Melec/AV Jorge Caiano e o corta-fogo do AL III
Caro Luís:

Isto é um vício, depois de começar a ler não pude parar, mesmo com um certo custo. O Jorge Caiano era um menino, como todos nós, que me deu o privilégio de acompanhar naqueles ares de Bissau. Um enorme abraço de saudade para ele. (***)

Num almoço que tive em inicio de Janeiro com o Coelho falou-se nele e aí fiquei a saber que não tinha falecido algum "mecânico especialista", como se escreve por outros sítios da Blogosfera.

A alavanca de gás que se refere no email, deve ser "corta fogo"; nunca tinha ouvido falar ser esta a razão do acidente.

Aproveito para mandar um abraço ao Jorge Caiano.

Quando melhorar vou procurar as fotos do almoço com o Coelho e envio-as para o Blogue.

Desculpa, a minha cabeça também não está bem. Isto há-de melhorar. Até lá.

Um abraço, Jorge Félix


Reunão de convívio de antigos pilotos que passaram por Bissalanca, BA12 (1968/70) > 29 de Novembro de 2008 > O Jorge Félix, o primeiro da primeira fila, à esquerda, mais um grupo de camaradas, todos antigos pilotos da FAP que passaram pela Guiné de 1968 a 1970. Escreve ele: "Segue uma foto, arrancada no último 29 de Novembro de 2008, com um grupo de pilotos que voaram pelos ares da Guiné nos anos de 68/69/70. Alguns dos nossos tertulianos devem conhecê-los, com um pouco de esforço e 40 anos em cima. Eu, o Duarte e o Coelho voavam helis. Os restantes voavam T6 e o Nico também voava Fiats, ou para os mais puristas, era piloto de Fiats e também voava T6". (****)

Foto: © Jorge Félix (2008). Direitos reservados.


2. Comentário de L.G.:

Jorge: Tens direito ao teu silêncio. Só é pena é que o silêncio (bloguístico) te seja imposto, por más razões... A gente não se esquece de ti... Ou faz por isso. Mas a gente também vai fazer força para que recuperes rapidamente a energia vital e a vontade de te sentares, à sombra do nosso poilão, e de te pores de novo a cavaquear com a malta, a começar pela rapaziada da Tabanca de Matosinhos... (Presumo que não tenhas lá aparecido, aos almoços de 4ª feira).

Obrigado pela atenção que, mesmo assim, ainda consegues dispensar às nossas blogarias. Acabei agora mesmo de falar com o Jorge Caiano, que ficou muito sensibilizado pelas tuas palavras que eu fiz questão de lhe ler, de viva voz, antes de as publicar... Não imaginas o bem que as palavras às vezes nos fazem, quando ditas ou escritas pelos amigos que estão longe....

O Jorge descobriu, com muita alegria, o nosso blogue (bem como o do Victor Barata), através de um antigo fuzileiro, seu vizinho e amigo. Está há 35 anos no Canadá. Não vem há 4 a Portugal. Tem filhos e netos. Trabalha numa empresa metalomecânica que fabrica linhas de montagem para a indústria automóvel. Uma multinacional. Vive perto de Toronto, como eu já tinha dito. Tem amigos, como o José [Alberto] Jorge, que conhece a minha família da Lourinhã, e que é do meu tempo de infância e de adolescência , embora não o veja há 40 (Estive agora mesmo a fakar com ele). De facto, vivemos numa aldeia global.

E já agora o Jorge Caiano também me disse que ia agora passar uma semana de férias na República Dominicana, com a esposa... Tem muitas saudades da Guiné, de Bissalanca, da malta fixe da BA12... Prometeu-me mandar mais umas fotos da época. Insistiu em dizer que andou muito nos helis com o Coelho, mas que também se lembra de ti...
Em relação ao trágico acidente que vitimou o Manso (mais o capitão do exército e os quatro deputados), ele não quis entrar em muitos mais pormenores, mas faz questão de dizer que ainda viu uma "chama" no interior do heli... Explosão ? Não pode dizer que sim, nem que não.... Por falta de tempo, não esclareci com ele a questão, por ti levantada, do "corta-fogo"... Não percebo nada de helis... Um dia, com mais tempo e vagar, voltaremos ao assunto. Votos de rápidas melhoras, para ti. Boas férias, para o Caiano. Um Alfa Bravo. Luís

___________

Notas de L.G.:

(*) Vd. poste anterior desta série:

14 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3892: FAP (12): O Fur Mil Pil Mota, e as Enf páras Giselda e Natália, caídos no Como em 1973 e salvos pelos fuzos (Miguel Pessoa)

(**) Vd.poste de 15 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3897: Dando a mão à palmatória (19): O meu amigo ex-Fur Mil Pil Ramos, de Vila Nova Famalicão (Humberto Reis)

(***) Vd. postes de:

14 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3891: FAP (11): Jorge Caiano, ex-Melec/AV, BA12, 1969/70, reconhecido por Augusto Ferreira

12 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3879: FAP (9): Jorge Caiano, ex- 1º Cabo Esp Melec, BA12, 1969/70, no Canadá desde 1974

11 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3875: FAP (8): O meu saudoso amigo e camarada Francisco Lopes Manso (Miguel Pessoa, Cor Pilav Ref)

10 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3866: FAP (7): Troca de lugar no ALL III salvou-me a vida, em 25 de Julho de 1970 (Jorge Caiano, mecânico do Alf Pilav Manso)

(****) Vd. poste de 11 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3604: Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras (15): Eu, o Duarte, o Coelho, o Nico... mais o Jubilé do Honório (Jorge Félix)

4 comentários:

Carvalho disse...

Amigo Jorge:
Todos temos sentido a tua falta na Tabanca de Matosinhos.
Pelos vistos tens andado um pouco doente pelo que te recomendamos o sanatório do Milho Rei.Um peixinho grelhado e um copo de Pedro Milanos não te farão mal e eu, que sempre fui doente, far-te-ei companhia. Vai por mim, já nesta quarta dia 18... a! e já agora traz o helicóptero.
Uma braço

Carvalho disse...

Amigo Jorge:
Todos temos sentido a tua falta na Tabanca de Matosinhos.
Pelos vistos tens andado um pouco doente pelo que te recomendamos o sanatório do Milho Rei.Um peixinho grelhado e um copo de Pedro Milanos não te farão mal e eu, que sempre fui doente, far-te-ei companhia. Vai por mim, já nesta quarta dia 18... a! e já agora traz o helicóptero.
Uma braço

Anónimo disse...

UM ABRAÇO JORGE.
NÃO VALORIZES MUITO AS "QUEBRAS"... NÃO SÃO DOENÇA...FALA A VOZ DA EXPERIÊNCIA...MAS CUIDA-TE AMIGO...
AB do Torcato

Anónimo disse...

Este "Post" reflecte uma força interior que não deves deixar minimizar.
Em frente.
Já passámos algo de semelhante.
Força Jorge e viva ... a Força aérea.

CMSantos
Mansambo 68/ 69