sábado, 21 de fevereiro de 2009

Guiné 63/74 - P3922: Blogoterapia (92): A guerra nunca acaba para aqueles que se bateram em combate (Luís Borrega)

1. Mensagem de Luís Borrega, ex-Fur Mil Cav MA da CCAV 2749/BCAV 2922, Piche, 1970/72, com data de 17 de Fevereiro de 2009:

Boa tarde

Parto mantenha com todos vós LG, VB e CV.

Ontem fui a Lisboa tratar de assuntos pessoais e como é costume fui com o meu camarada Ex-Fur Mil MA da CCav 2748/BCav 2922 (Companhia de Canquelifá), Luís Filipe da Encarnação, que me acompanhou sempre no Serviço Militar: Recruta e Especialidade, ambas em Santarém (e com Salgueiro Maia com a patente de Tenente e Comandante do meu Esquadrão), Curso de Minas e Armadilhas em Tancos, formação do BCav 2922 em Estremoz, depois em Companhias diferentes ele para Canquelifá e eu para Piche. Depos em 1972 indigitados para irmos para CIM de Bolama dar Minas e Armadilhas. Hoje reformados da mesma Instituição Bancária, aproveitamos para irmos almoçar com bastante frequência e todos os dias falamos ao telefone a comentar o que é publicado na Tabanca Grande.

Isto vem a propósito de toda as vezes que nos encontramos irmos ao Largo de S. Domingos falar com os guineenses. Eu aproveito e vou desenferrujar o meu fula, pergunto pelo pessoal de Cambor e de Piche. Ainda não tive a sorte de localizar nenhum. Já me disseram que ao fim de semana há muitos, destas tabancas, na Estação da CP na Damaia. Hei-de lá ir.

Tenho constatado que há muitos ex-Comandos Africanos, Milícias e todos eles guardam religiosamente os antigos papeis militares portugueses.

Alguns tem-me confidenciado que teria sido melhor Portugal ter continuado na Guiné. Tenho sido sempre bem recebido. Ontem tive um encontro gratificante com o irmão do meu amigo de Canquelifá (na altura furriel) Alferes Comando Aliu Sada Candé, condecorado com Cruz de Guerra, fuzilado após a independência em Bambadinca

Muitos conhecem as minhas referências de Cambor (Cherno Al Hadj Mamagari Djaló) e de Piche (Duarte Embaló, Comandante do Pel Mil e o meu guia predilecto Amejara).

Desculpem estes devaneios, mas nenhum dos combatentes, que teve a sorte de regressar do Ultramar, jamais foi e será o mesmo.

A Guerra nunca acaba para aqueles que se bateram em combate !!!


Alfa Bravo para vós.
Luis Borrega

OBS:-Negritos da responsabilidade do editor
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 12 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3880: Blogoterapia (91): Eu, Ranger, me confesso: todos iguais, todos diferentes (Paulo Salgado / Magalhães Ribeiro)

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu pensava que sim Camarada. Estava enganado.Há algo com a "malta" da Guiné, não é nostalgia ou saudosismo... ou talvez isso e algo mais. Mistura-se e sentimos o que nós sabemos. Até os Africanos, Guineenses, que por cá estão.Enfim!

Um abraço do Torcato

Anónimo disse...

Parabens, aos camaradas.

Anónimo disse...

Eu conheci o Alui Sada Candé,em Aldeia Formosa em 68/69, quando era 1º cabo do ex+ercito e comandava um grupo de combate da Milicia com o posto de alferes de segunda linha.
O ano passado conheci em Guiledge a sua filha Cadi Candé, por acaso bem bonita, a trabalhar com o Pepito na AD. Ainda na semana passada me telefonou. Pretende com a nossa colaboração conseguir a pensão de sangue, por ter sido fusilado logo após o fim da guerra. O Luís Graça tem o processo em mão para entregar na Chefia do Estado Maior do Exército.
O problema é a falta de testemunhas que comprovem que ele foi julgado e condenado à morte.
Se puderes dar uma ajuda ao Luís,aí em Lisboa, a familia Candé, que conheci em 68 na Chamarra e visitei em 2008 fico-te muito grato.posso dizer-te que ele tem uma sobrinha a trabalhar na GNR na Fontinha. Abraço
Zé Teixeira

Anónimo disse...

Já tens os telf's do camarada Adão ex-Furriel da BCaç 3872,vive em Lisboa, e andavas á sua procura? Diz sim ou não.O contacto está nos comentários do P3833. Aguardo resposta. cumprim/jteix

opinioesanalisesecomentarios.blogspotot.pt disse...

Caro Luis Borrega
Comento a sua mensagem por uma razão muito especial, aproveitando para uma segunda. Sou ex-fur mil Oper.Info., formação CIOE, Lamego, do Bart 2857, em Piche de 68 a 70. Procuro informação e fotografias pós período para o nosso blogue «BART2857» que iniciei, daí toda a colaboração ser-me-á fundamental e agradeço desde já.
Planeava operações de actividades militares no sector, e esta unidade está muito agradecida, pela lealdade, confiança, comportamento e ajuda de duas pessoas que referencia e de quem me deixaram muitas saudades, o comandante Duarte Embaló e do espectacular guia Amejara. Não posso esquecer o comando Candé.
Cheguei a procurar Amejara no Hospital da Estrela, mas em vão nem sei se será vivo.
É bom reconhecer toda aquela gente, alguns deles com fins indecoráveis, como os comandos.
Um abraço camarada Luis.
Pereira da Costa