domingo, 22 de fevereiro de 2009

Guiné 63/74 - P3924: Expedição Humanitária 2009 (5): Ei-los que partem, do Largo da Portagem, Coimbra... a caminho de Bissau (José Moreira)




Duas imagens do Diário As Beiras, de 21 de Fevereiro de 2009, que nos foram enviadas pelo nosso camarada coimbrão Carlos Marques dos Santos (ex-Fur Mil, CART 2339, Mansambo, 1968/69), e que acompanha a reportagem sobre a partida da Expedição Humanitária, organizada pela Associação Humanitária Memórias e Gente e sob a liderança do José Moreira. Partiram 6ª feira, dia 20, a caminho de Bissau os nossos 22 (20 homens e 2 mulheres) amigos e camaradas da Guiné. Uma viagem de sete dias, de 5 mil quilómetros, 1 contentor de 25 toneladas (que já seguira antes de barco) e sobretudo muitos abraços portugueses, quentes, solidários, grandes, do tamanho dos nossos Rios (em especial do Douro e do Mondego)...

1. Resposta, com data de 18 do corrente, do José Moreira, presidente da Associação Humanitária Memórias e Gentes, com sede em Taveiro - Coimbra, ao meu pedido formulado no poste P3906 (*) [José: Gostaria, no fim, de ler e publicar as tuas notas, as tuas emoções, as alegrias de quem leva um pouco de consolo e de conforto aos guineenses, homens, mulheres e crianças, pais, educadores, professores... Sei que não vais ter rempo para te coçares, mas podes pedir a alguém que leve um caderninho de viajante e vá tomando umas notas (horas, lugares, pessoas, actividades...), além da máquina fotográfica. Tiramos muitas fotografias...mas depois não pomos (ou não sabemos pôr) as legendas... Em suma, um pequeno diário da tua expedição... ].

Meu caro Luis Graça,

A própria Associação, na sua denominação, tem a designação “memórias e gentes”. Realmente nas expedições anteriores, só nos temos preocupado com os kms., tempos e condução alternada. Por outro lado não se tem conseguido um expedicionário com propensão para o efeito. Se calhar este ano, talvez consigamos, assim ele queira! Calmo é ele, organizado e observador também… (...) Vamos ver se ele adere a esta iniciativa, pois o teu e-mail foi-lhe reencaminhado e, assim, devo tê-lo deixado a pensar.

Já troquei e-mails com o Pepito (o nosso encontro vai ser em Bissau). Despeço-me até 20 e tal de Março.

Recebe um abraço,
José Moreira

2. Notícias da Tabanca de Matosinhos & Camaradas da Guiné:

Do bloguue da nossos camaradas de Matosinhos pode ler-se:

Os nossos camaradas da Tabanca de Matosinhos, Xico Allen, Delfim Santos, António Carvalho, António Pimentel, João Rocha, José Eduardo Alves (Leça) e esposa (Maria da Conceição Alves), José Manuel Lopes (Josema), José Pires, Nina e Silvério Lobo partiram na passada sexta feira para a Guiné em mais uma viagem de saudade e solidariedade integrando a caravana da Associação Humanitária Memórias e Gentes de Coimbra.

Segundo informações do José Manuel Lopes, que esteve comigo na passada 2ª feira, aqui em Lisboa, o Nina, que tem um stand automóvel na Covilhã, leva um jipe que pode ficar em Bissau (se houver comprador...). Nesse caso, a malta que vai com ele, regressaria de avião, daqui a mês. Quanto ao Leça (e esposa), parece que foram em viatura própria. O Silvério Lobo por sua vez irá dar a assistência técnica que for necessária às viaturas... Eu não fosse ele um grande mecânico de automóveis (conheci-o no ano passado, por ocasião do Simpósio Internacional de Guileje, 1-7 de Março de 2008; é um excelente conversador).

Desta vez, mandamos um especial abraço ao pessoal da Tabanca de Matosinhos. Que Deus, Alá e todos os bons irãs os protejam, a eles e os demais participantes da expedição. Permitam-me que mande um chicoração para os meus amigos Xico Allen, Pimentel, João Rocha, Zé Manel, Delfim e Silvério que conheço de outras andanças ou da Tabanca de Matosinhos. Os novos camaradas, Carvalho, Nina, Zé Pires, Leça (e esposa), ... espero conhecê-los pessoalmente, em breve. Luís Graça.

Vd. postes de

20 de Fevereiro de 2009 >P100-As novas caras da nossa Tabanca

22 de Fevereiro de 2009 >P101-Guiné, aí vamos nós

22 de Fevereiro de 2009 > P102-Expedição humanitária parte de Portugal para Guiné-Bissau

E a propósito deste grande acontecimento (para todos nós, amigos e camaradas da Guiné), o Zé Teixeira - esse grande Esquilo Sorridente - mandou esta bonita mensagem solidária para os participantes nortenhos da Expedição Humanitária 2009:

Camaradas que ides partir de novo para a Guiné. Agora, voluntariamente, sem lágrimas e com outro tipo de emoções e expectativas. Boa viagem.

Ainda recordo com emoção e prazer a minha segunda partida à procura de amigos e amigas que lá deixei. Lugares que me ficaram no coração, pelos momentos vividos, que pude recordar. A dor de alma por saber que ia encontrar outros lugares que foram para mim de grande sofrimento e até morte.

Precisava de passar de novo por tudo isso para me encontrar comigo próprio. Fazer desaparecer de dentro de mim os fantasmas. Quis experimentar segunda vez e há-de vir a terceira e mais, se Deus me der vida e saúde. Não posso ir convosco fisicamente, mas vou em espírito.

Aos que vão para o Sul da Guiné, sobretudo para Mampatá Foreá, Quebo, Colibuía, Buba etc. levai um abraço fraterno do Fermero Tisserá.

Tende boa viagem e venham as fotos para sonhar de novo.

Um forte abraço do
Zé Teixeira


Vd. poste de 9 de Fevereiro de 2009 > P097-Ora di bai, rumo à Guiné
_________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de 17 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3906: Expedição Humanitária 2009 (4): 25 toneladas de ajuda, 897 caixotes, 22 expedicionários... E obrigado, povo meu (José Moreira)

Vd. também postes anteriores desta série:

16 de Fevereiro de 2009 >Guiné 63/74 - P3902: Expedição Humanitária 2009 (3): Mensagem do Pepito para o Paulo Santiago, o Zé Moreira, o Xico Allen e o Julião Sousa

16 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3901: Expedição Humanitária 2009 (2): Mensagem do José Moreira, de Coimbra, para o Pepito (AD - Bissau), em Lisboa (Paulo Santiago)

16 de Fevereiro de 2009 >Guiné 63/74 - P3900: Expedição Humanitária 2009 (1): Já se fez à estrada a expedição da Humanitarius, com o J. Almeida, o A. Camilo e outros

1 comentário:

Anónimo disse...

Todas as manifestações de solidariedade com os povos irmãos da Guiné devem ser realçadas.
Daqui, da Madeira, está prevista a saída ainda hoje de um contentor com ajuda destinado à Guiné. Pelas imagens passadas ontem no telejornal da RTP-Madeira, a ajuda vai de alimentos a roupa, passando até por mobiliário e frigorífico. Esta ajuda foi promovida pela Comunidade Evangélica da Madeira e a Associação Misericórdia e Socorro PorTugal-África (peço desculpa se as designações não são excatamente estas, mas pareceram-me).
Fica esta nota para que não se esqueça a solidariedade também do povo da Madeira.
Cumprimentos
J.C.Branco