segunda-feira, 2 de março de 2009

Guiné 63/74 - P3958: Nuvens negras sobre Bissau (1): Portugal lamenta profundamente a morte de Nino Vieira, ocorrida esta madrugada


Guiné-Bissau > Bissau > Presidência da República > 6 de Março de 2008 > Aspecto da Casa da Presidência, no dia em que o Presidente João Bernardo Vieira 'Nino' deu uma audiência a cerca de duas dezenas de participantes estrangeiros do Simpósio Internacional de Guiledje (Bissau, 1-7 de Março de 2008), incluindo 2 cubanos (e o respectivo embaixador), mas a maior parte eram portugueses (e ex-combatentes da guerra colonial)... Nesse dia fomos cumprimentados também pelo Gen Tagme Na Waie.

Fotos: © Luís Graça (2009). Direitos reservados


1. Mensagem do José Marcelino Martins, às 9h18:

Bom dia Camaradas

Ontem no noticiário das 23 horas da Renascença, ouvi que tinha havido um assalto ao Quartel General na Guiné-Bissau, que tinha ficado semidestruído.
Hoje as notícias veiculadas indicam que foi morto o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau, [o balanta Tagme Na Waie,] assim como durante a madrugada terá sido morto, por militares, o Presidente João Bernarda Vieira e esposa, durante um assalto à sua residência, durante a madrugada.

Estão camaradas nossos na Guiné-Bissau em visita de solidariedade para com o povo guineense.
Há notícias deles. Há forma de contactá-los. Espero que com eles esteja tudo bem.

Abraço
José Martins


2. Comentário de L.G.:

É uma tragédia para todos nós. Só espero que esta violência irracional (que periodicamente se abate sobre a Guiné-Bissau e o seu povo) não degenere em guerra civil. Dois líderes máximos do país estão mortos. Para mais, dois históricos da guerrilha do PAIGC, que estiveram na batalha de Guileje. Há, naturalmente, um vazio de poder, embora o governo se mantenha em funções. É fundamental que a CPLP intervenha imediatamente para assegurar ou apoiar o funcionamento dos outros órgãos de soberania e garantir a normalização da vida política do país.
O José Manuel Lopes, o Nina, o António Carvalho mais o Leça e a esposa estavam em Buba, esta manhã. O resto da malta (José Moreira, Xico Allen, etc.) estava em Bissau (?). A informação foi-me dada pela Luísa, a mulher do José Manuel Lopes, da Régua. Estava preocupadíssima com as notícias, como devem imaginar.

Leio no Público, 'on line', desta manhã:

"Forças militares atacaram a residência oficial do Presidente da Guiné-Bissau, Nino Vieira, tendo o chefe de Estado sido dado como morto às primeiras horas da manhã pelo responsável pelas relações exteriores do exército – sugerindo tratar-se de um acto de retaliação pelo atentado mortal, na véspera, contra o Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas do país".

O Governo Português já "lamentou profundamente" a morte de Nino Vieira, presidente eleito da Guiné-Bissau. Segundo a agência angolana de notícias, Angop, "ninguém reivindicou o atentado [contra Tagme], não se sabendo ao certo se o caso tem a ver ou não com a velha rivalidade entre o presidente Nino Vieira e o general Tagme na Waie ou se por trás deste caso também não estarão implicados os barões da droga que nos últimos anos tomaram o país de assalto".

Contactem-nos se tiverem notícias dos nossos camaradas, que estão na Guiné-Bissau (cerca de 3 dezenas), bem como dos nossos amigos guineenses (Pepito, família e malta da AD, Patrício Ribeiro, etc.).

A nossa amiga Luisa Valente Lopes, esposa do José Manuel Lopes (Régua), já procedeu a contactos oficiosos, com vista a fazer chegar à nossa Embaixada na Guiné-Bissau a lista completa (nomes, moradas e telefones) dos nossos amigos e camaradas que estão no país, em missão humanitártia e turismo de saudade. Aqui fica, para mais contactos, o telemóvel da Luisa: 916 651 639.Ela não tem a lista de toda a malta.
Soube que o Pepito já telefonou hoje duas vezes, à família que aqui vive, em Lisboa: segundo ele, está tudo calmo em Bissau.
O Zé Teixeira (Tabanca de Matosinhos), por sua vez, fez-me o ponto da situação, por volta da 13h: os nossos amigos e camaradas estão divididos em dois grupos: (i) o José Manel e a malta de Mampatá estão em Buba; (ii) o José Moreira, o Xico Allen, o João Rocha, o Pimentel e o resto da malta de Coimnbra e da Tabanca de Matosinhos estão em João Landim (onde estão hospedados). Estão em contacto com a nossa Embaixada, que os aconselhou a estarem quietinhos, por enquanto. Não há movimentações de tropas, o que significa não ter havido, em princípio, uma golpe de estado, mas apenas ajustes de contas entre duas facções, ligadas às vítimas, Nino Vieira e Tagme Na Waie.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caros Camaradas e Amigos,
Acabei neste preciso instante,12h50minutos de telefonar ao nosso camarada Pimentel. A malta do grupo dele está toda bem e neste momento estão em João Landim. O Zé Manel, o Carvalho, o Nina e o Lobo estão para os lados de Aldeia. Diz-me o Pimentel que está tudo bem. A rádio foi encerrada e vão sabendo notícias pele R.T.P. África.
Deixei mensagem à malta que está para os lados se Aldeia.
Vasco da Gama

Anónimo disse...

Acabei de falar com a Luísa. Já falou com o Zé Manuel.O grupo dele está todo bem. Estão a almoçar um cabrito.
Vasco

Anónimo disse...

Ainda bem que abri primeiro o Blogue, antes do mail, porque ao tomar conhecimento do que tinha acontecido em Bissau, tencionava perguntar ao Luís por notícias dos nossos camaradas. Fico mais descansado, mas mesmo assim apreensivo, pois receio que novamente a situação descambe para mais guerra.
Jorge Picado

Anónimo disse...

Admirei o Comandante da Guerrilha "Nino"!
Em Flaque Injã, depois do acampamento destruido, conhecio através de uma foto no meio do material apreendido, tirada na Cuina. Mais tarde, em Caboxanque estava à nossa espera C.CAÇ.763 com uma Ciª. do Exército Popular.
"Nino" tinha 25 anos e eu 22.
Foi um grande Comandante e Guerrilheiro.
Políticamente julgo ter sido um desastre. Não soube completar os ensinamentos de Amilcar Cabral, pelo contrário, desfê-los.
Os homens que tanto lutaram por uma Pátria estão-se matando uns aos outros.
Tristeza!
Pobre Povo amigo da Guiné! Mereciam melhor.

Mário Fitas