quarta-feira, 4 de março de 2009

Guiné 63/74 - P3978: Nuvens negras sobre Bissau (14): N' cansa tchora guine (Anastacio di Djens / Luís Graça)

Video clip de Anastacio de Djens - N'cansa tchora guine - Produção: TVKlele. Um dos temas, o 4º, inseridos no álbum musical, não comercial, com video clipes da TV Klele, distribuídos juntamente com a pasta do Simpósio Internacional de Guiledje (Bissau, Guiné-Bissau, 1 a 7 de Março de 2008). O álbum tem por título Guiné-Bissau, Terra de História e Cultura. A televisão comunitária TV Klele, do Bairro Quelélé, de Bissau, tem o apoio da AD - Acção para o Desenvolvimento.

O tema musical deste videoclipe é fortíssimo. Mesmo não entendendo a 100% toda a letra (em crioulo de Bissau), não consigo ouvi-lo e vê-lo sem deixar de me emocionar. Anastácio di Djens, que eu conheci por ocasião do Simpósio, em Março de 2008, é uma das vozes mais belas e promissoras da nova geração musical. Oxalá haja oportunidades de trabalho para ele desenvolver e dar a conhecer o seu grande talento, a sua voz, a sua sensibilidade, dentro e fora da Guiné-Bissau, país de grandes músicos e de grandes tradições musicais. Daqui de Lisboa, numa semana de luto, para todos nós, vai um grande abraço, amigo e solidário, para ti, Anastácio, e para todos os jovens da tua terra que cantam e dançam a tua música. Um abraço também para a talentosa rapaziada da TV Klele. E, claro, para o Pepito e a malta da AD... Eles são, todos eles, os melhores filhos da Guiné.

Vídeo (5' 25''): You Tube > TVKlele (2007) (com a devida vénia...)

Guiné-Bissau > Bissau > Simpósio Internacional de Guiledje (1 a 7 de Março de 2008) > Capa e contracapa do álbum Guiné-Bissau, terra de história e de cultura. Bissau, TV Klele Produções, 2008. Foto: © Luís Graça (2008). Direitos reservados.

Guiné, Tabanca Grande (...) Quem disse que Deus, Alá e os bons irãs não montaram morança nesta terra ? Não foi o muntu. Não foi o tucurtacar pangolim. Não foi a rapaziada do Bairro do Quelélé. Não foi o fula nem o nalu. Não foram as aves do Cantanhez. Não foram os homens grandes do Gabu. Não foi o tuga, nem foste tu nem fui eu. (...) Ah!, como está ainda bem longe, Cabral, o ideal por que lutaste e morreste, uma vez, tu e tantos outros combatentes da liberdade da pátria. Nada que tu não saibas, lá no Olimpo dos deuses e dos heróis, ou não soubesses já, cá na terra dos homens, que a História é fértil em exemplos de efeitos perversos, de Revoluções que devoram os seus filhos... (...) Quem disse, afinal, que tu,Guiné, não tens futuro ? Se não o foi macaco fidalgo, foram os teus inimigos, os de fora e os de dentro, os teus filhos bastardos e os filhos bastardos de outras nações. Os que dizem mal de ti, que te querem comprar a preço de saldo, e que te arrastam pela lama do tarrafo. E que dizem que és um narco-Estado. E que vives da caridade internacional. E que já não tens fé, nem caridade, nem esperança, nem voz, nem lágrimas para chorar. Que já não tens alma, nem salvação, nem pudor. E que Cabral morreu e está enterrado, na antiga fortaleza colonial da Amura. (...) Como te imploram os teus filhos, não queiras chorar mais, Guiné! N ka misti tchora mas! Faz das tuas lágrimas a força do macaréu da tua revolta e do teu ânmimo que te ajudarão a abrir a Picada do Futuro, a construir o Novo Corredor do Povo, a Nova Estrada da Liberdade. Que eu só desejo que seja tão grande, larga e fecunda, como os teus rios míticos, do Cacheu ao Cumbijã, do Geba ao Cacine. Ou tão límpidos e belos e selvagens como o Corubal. E que o Nhinte-Camatchol, o grande irã, te proteja, Guiné, Tabanca Grande. Excertos de: "Que o Nhinte-Camatchol te proteja, Guiné, Tabanca Grande" por Luís Graça (*) ___________ Nota de LG. (*) Vd. poste de 31 de Março de 2008 > Guiné 63/74 - P2704: Uma semana inolvidável na pátria de Cabral (29/2 a 7/3/2008) (Luís Graça) (12): Que o Nhinte-Camatchol te proteja, Guiné-Bissau Vd. também último poste da série Núvens negras sobre Bissau > 4 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P3977: Nuvens negras sobre Bissau (13): Como acabar de vez com esta espiral de violência ? (Pepito)

1 comentário:

Cesar Dias disse...

Muita sensibilidade envolve este post, obrigado Luis por o teres partilhado connosco, assim como o video que é muito bom.
Um abraço

César