quarta-feira, 4 de março de 2009

Guiné 63/74 - P3979: Nuvens negras sobre Bissau (15): Morreu o Comandante Nino (David Guimarães)

Guiné > Zona Leste > Sector L1 (Bambadinca) > Xitole > 1970 > Vista aérea do Xitole (aquartelamento, posto administrativo e tabanca), localizado perto da margem direita do Rio Corubal. O sector L1 era essencialmente composto pelo triângulo Xime - Bambadinca - Xitole (havia ainda o Cuor, a norte do Rio Geba). O PAIGC tinha, praticamente desde o início da guerra, uma forte presença, em homens armados e em população civil ao longo na margem direita do Rio Corubal (região rica em bolonhas e em florestas-galeria, como a Mata do Fiofioli). Nino também conheceu bem esta zona. Não sei se alguma vez terá ouvido a viola do Guimarães a gemer o fado de Coimbra... Em contrapartida, o Guimarães levantou-lhe as suas minas e armadilhas... Mas nunca as devolveu...

Foto: © Humberto Reis (2006). Direitos reservados



Porto > Maio de 2006 > O David David Guimarães e o António Marques Lopes, dois históricos do nosso blogue, e que são também figuras conhecidas e populares da Tabanca de Matosinhos, encontrando-se regularmente, todas as semanas, ao almoço de 4ª feira, no Restaurante Milho Rei... Como eu costumo lembrar, foram os primeiros, a atabancar, logo em Maio de 2005, no nosso blogue, por mão do Sousa de Castro (se a antiguidade fosse um posto, entre nós, eles os três já hoje eram generais de muitas estrelas)... Por razões circunstanciais, não têm aparecido este ano no nosso blogue.

Foto: © David J. Guimarães (2006). Direitos reservados



1. Mensagem do camarada nº 3, em termos de antiguidade, da nossa Tabanca Grande, o David Guimarães (ex-Fur Mil At Atilharia e Minas, Xitole, sede da CART 2716 / BART 2917, 1970/73), que vive em Espinho, é funcionário da Segurança Social, reformado, e membro do Grupo de Fado de Coimbra do Choupal até à Lapa.


Assunto - Lamento (*)

Nino Vieira... Morre um Presidente de um País que afinal a nós nos é querido, um país que por força de convicções e época nós todos evitamos que se constituísse mais cedo - era assim.

Para mim hoje morre um homem que ontem lutou em favor de sua Pátria e morre às mãos de seus irmãos guineenses. Não me interessa as circunstâncias porque foi morto e se tinham ou não razão para tanto ódio, mas para matar, NÃO.

Curvo-me perante um Comandante, herói da Guiné Bissau, que, quando da minha comissão, lutou nas fileiras do PAIGC exactamente na região onde perstei serviço - a confirmação era dele... E que viveu em Vila Nova de Gaia e de que Luís Cabral faz menção no seu livro Crónica da Libertação .

Morreu, para nós, ex-combatentes, o Comandante Nino, Presidente democraticamente eleito da Guiné-Bissau, um ser humano e isso é que tem significado - NÃO HÁ DIREITO, que se acabe com ninguém nem ninguém tem o direito de matar.

Toda a argumentação de morte adivinhada, anunciada, etc., etc., não cabe nestes parágrafos sob risco de ingerência, embora eu entenda que haja essa tentação, porque também conheci outros comandantes que morreram também desta forma, mas isso é de outro capítulo que não este.

David Guimarães

Ex-Furr Mil At Artilharia e Minas
Xitole 1970/1972

_________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de 4 de Março de 2009 >Guiné 63/74 - P3978: Nuvens negras sobre Bissau (14): N' cansa tchora guine (Anastacio di Djens / Luís Graça)

Sem comentários: