domingo, 8 de março de 2009

Guiné 63/74 - P3999: As Nossas Queridas Enfermeiras Pára-quedistas (5): Justamente recordadas no Dia Internacional da Mulher (Miguel Pessoa)

Fotogaleria > Sítio do Ministério da Educação Nacional > Dia Internacional da Mulher

(Reproduzido com a devida vénia...)

1. Mensagem do Miguel Pessoa (ex-Ten Pilav, BA12, Bissalanaca, 1972/74):

Luís

Mando-te (espero eu, que nunca fiz isto antes...) a folha do MDN [Ministério da Defesa Nacional]que reporta a cerimónia de hoje, comemorativa do Dia Internacional da Mulher.

As enfermeiras pára-quedistas (*) foram convidadas mas, talvez por terem sido avisadas em cima da hora (6ª feira), só seis estiveram presentes (a Giselda foi lá). Nas fotos pode ver-se, na de baixo à esquerda, Céu Pedro; na de baixo, à direita, Zulmira.

Abraço. Miguel

2. Excerto da 1ª página do MDN, de hoje:

Ministro da Defesa Nacional comemora Dia Internacional da Mulher com mulheres da Defesa Nacional e das Forças Armadas

(...) No âmbito do Dia Internacional da Mulher, o ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira, convidou um conjunto de mulheres para uma cerimónia dedicada às “Mulheres na Defesa Nacional e nas Forças Armadas”.

Esta iniciativa teve lugar no Forte São Julião da Barra, em Oeiras, pelas 12h15 de 8 de Março, e contou com uma intervenção da professora Helena Carreiras, figura de referência na investigação sobre esta matéria.

Entre as convidadas, civis e militares do universo da Defesa Nacional e das Forças Armadas, encontravam-se algumas das primeiras mulheres que aderiram às Forças Armadas. Trata-se das enfermeiras pára-quedistas que, voluntariamente, prestaram serviço em África, entre Maio de 1961 e Junho de 1974.

Hoje, são mais de cinco mil as militares que integram os três Ramos das Forças Armadas, o que representa 14% do seu universo. Onze atingiram já o posto de Tenente-Coronel/Capitão de Fragata.


3. Comentário de L.G.:

Obrigado, Miguel. Parabéns, Giselda. Não me esqueci do dia (que se celebra desde 1910). Pessoalmente, comemorei o dia, homenageando as mulheres que se dedicam às artes plásticas, um campo que também foi durante muito tempo um bastião dos homens...

Fico feliz por o Ministro da Defesa Nacional ter também convidado as nossas queridas enfermeiras pára-quedistas do tempo da guerra colonial, para a cerimónia evocativa do Dia Internacional da Mulher.

Afinal, elas foram as primeiras a dar o exemplo, a abrir uma brecha nas fileiras das Forças Armadas, começando pela Força Aérea... (Fileiras que - lembre-se - eram 'cerradas' pelos machos, nosso tempo...). Tanto quanto sei, elas começaram por ser enfermeiras civis, graduadas... E ao todo, não ultrapassavam a meia centena... O seu exemplo pioneiro deve ser aqui justamente recordado.

Hoje somos, ao que parece, um dos países da NATO com maior taxa de feminização (14%) das Forças Armadas.

De acordo com a investigadora Helena Carreiras (Igualdade de oportunidades nas Forças Armadas Portuguesas - O papel das políticas de integração de género. Comunicação apresentada no Institituto Nacional de Defesa, em 27 de Junho de 2007), era a seguinte a taxa de feminização dos militares, por ramo, excluindo o serviço militar obrigatório (2006): Força Aérea (16,0%), Exército (13,5%), Marinha (6,%)...

Mesmo assim, estamos longe dos 47% de mulheres médicas, dos 50% de mulheres advogadas, dos 47% de mulheres magistradas judiciais - dados de 2006 - ou até mesmo dos 28% de mulheres diplomatas (em 2005)... Fonte: CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

________________

Nota de L.G.:

(*) Vd. último poste da série > 7 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P3994: As Nossas Queridas Enfermeiras Pára-quedistas (4): Uma civil, e transmontana de Sabrosa, na tropa (Giselda Pessoa)

Sem comentários: