segunda-feira, 23 de março de 2009

Guiné 63/74 - P4071: Historiografia da presença portuguesa em África (18): Lembram-se deste(s) mapa(s) escolar(es) ? (Magalhães Ribeiro)





Mapa de Portugal Insular e Ultramarino, edição de 1939. (Em cim, três pormenores: os mapas de Moçambique, Angola e Guiné). Este material cartográfico equipava as salas de aula das nossas escolas primárias. Lembro-me que havia um destes, na Escola Conde de Ferreira, na minha terra, Lourinhã, onde recebi a instrução primária (1954/58). Como eu fazia anos em Janeiro, só pude matricular-me no ano lectivo de 1954/55...

Mas lembro-me do mapa e da lição do Livro de Leitura da 3ª Classe... E lembro-me do crucifixo, por detrás e por cima da cadeira da Profª Dona Helena, tendo do lado direito um enorme quadro preto e um não menos enorme estrado de madeira... Vigilantes e severos, entre o crucifixo, os retratos, a preto e branco, dos mais altos magistrados da Nação: Salazar e Carmona... E lembro-me ainda da menina dos cinco olhinhos e do temível ponteiro que caía, implacavel sobre a cabeça do pobre ignorante, que não sabia qual das cidades era a capital da Guiné: Bolama ? Bissau ?


Livro de Leitura da 3ª Classe > Portugal é grande (pp. 17-18)

(...) Se observarmos num mapa a situação de tudo o que é nosso, reconheceremos logo que Portugal tem possessões em quase todas as partes di mundo.

A língua portuguesa é falada em todas esses vastos territórios e também no Brasil, que, descoberto e colonizado por nós, se tornou nação independente no século XIX.

Ao vermos a enorme extensão do Império Português, admiramos o heroísmo com que os nossos antepassados, - sábios, marinheiros, soldados e missionários -, engrandeceram a Pátria. Por ela atrvessaram mares desconhecidos, sofreram as inclemências de climas insalubres e travaram lutas cruéis em paragens longínquas.

Aprendamos a lição do seu esforço para amar e servir, como eles, a nossa querida Pátria.

Lá aprendi , pelo menos, a localizar, no mapa da África negra, misteriosa e imensa, terra de leoões, de canibais e do Tarzan, o minúsculo território da Guiné (a par de outras "possessões ultramarinas", mais suculentas, como a Angola, em que as pedras se chamavam diamantes)...

Mas estava longe de imaginar, no ano lectivo de 1956/57, que doze anos depois, em meados de 1969, eu iria também seguir as peugadas dos meus ilustres antepassados, "atravessar mares desconhecidos, sofrer as inclemências de um clima insalubre e travar lutas cruéis em paragens longínquas" - a 5 mil quilómetros de casa...

Mais cruel, para mim, foi chegar a Contuboel, e porem-me a dar instrução militar a uns pobres fulas que não falavam a minha língua materna e que, por sua vez, nos chamavam tugas, quando se zangavam a sério connosco. Também não foi lá muito divertido mandarem-me, a seguir, para Bambadinca para fazer a guerra com estes tipos (nharros, rosnavam alguns de nós por entre dentes) que nem sequer sabiam onde ficava Lisboa, Coimbra ou Porto... No final, fiquei amigo deles e a temer pelo seu futuro... LG

Imagem: Cortesia do nosso camarada Magalhães Ribeiro (2009). Copyleft

Ficha Bibliográfica (visualização ISBD)

[533284] PORTUGAL INSULAR E ULTRAMARINO
Portugal insular e ultramarino [Material cartográfico]. - Escalas 1:165000 - 1:20000000. - Gaia : Lito. Lusitana, [1939]. - 1 mapa : color. ; 99,00x72,50 cm, em folha de 104,00x77,00 cm http://purl.pt/11441.

- O documento contém os seguintes mapas: Mapa 1: "Açores" - Escala 1:2500000. - Mapa 2: "Possessões da Índia" - Escala 1:20000000. - Mapa 3: "Damão" - Escala 1:600000 . - Mapa 4: "Goa" - Escala 1:400000. - Mapa 5: "Madeira" - Escala 1:650000 . - Mapa 6: "Cabo Verde" - Escala 1:2400000 . - Mapa 7: "Diu" - Escala 1:185000. - Mapa 8: "Guiné" - Escala 1:340000. - Mapa 9: "S. Tomé e Priíncipe" - Escala 1:800000. - Mapa 10: "Macau" - Escala 1:165000. - Mapa 11: "Timor" - Escala 1:5000000. - Mapa 12: "Angola" - Escala 1:6000000. - Mapa 13: "Moçambique" - Escala 1:6000000

__________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste anterior desta série > 12 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3878: Historiografia da presença portuguesa (18): O sítio Memória de África ® (Afonso Sousa)

4 comentários:

Anónimo disse...

Quem com as nossas idades não se lembra destes mapas?! Quando recordo às minhas filhas o que então tinhamos de saber, ficam a olhar para mim como se fosse um alienígena. E já não são das camadas mais recentes.
Abraço Henrique Matos

Anónimo disse...

O último livro escolar de geografia de Portugal que vi foi em Bissau, em 1993, que me foi exibido por um guineense, contínuo do Ministério das Obras Públicas.

Durante 3 anos, nos Serviços de Construçaõ desse ministério (antigo quartel de engenharia), eu me cruzava com esse contínuo, e nas vesperas de eu regressar definitivamente a Portugal, esse homem fez questão de se despedir de mim, dizendo-me que "foi português" e mostrou-me, disfarçadamente embrulhados num saco, os livros escolares onde estudou, e desfolhou-me o livro de geografia.

E fez questão de me provar que conhecia todos os territórios.

Antº Rosinha

Anónimo disse...

Apanhei bastantes palmatoadas com a menina de cinco olhos sobre as palmas das mãos porque não decorava os nomes das provinciais e das capitais. Isto aos 14 e 15 anos em Moçambique, em 1973 e 1974, num colégio particular.

Francisco Vilaça Lopes disse...

Muito obrigado! É difícil obter estes mapas na internet.