terça-feira, 24 de março de 2009

Guiné 63/74 - P4072: O trauma da notícia da mobilização (1): A minha mobilização para a Guiné acagaçou-me (Magalhães Ribeiro)

1. Mensagem de Eduardo Magalhães Ribeiro, ex-Fur Mil de Operações Especiais, CCS do BCAÇ 4612/74, 1974, com data de 19 de Março de 2009:

Boa noite amigos tertulianos,

Acabo de inserir o seguinte comentário, que abaixo anexo, no post P4053(*) do José Silva, e gostava que quem quisesse comentar o fizesse à vontade para este meu mail, nomeadamente se se lembrarem do trauma do dia da mobilização, obrigados!

Já sei que alguns se embriagaram.
Um abraço amigo do MR

"Não sei o José Silva é associado da Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra, cuja Delegação do Porto tem morada em Miragaia.

Em caso afirmativo aconselho-o a deslocar-se lá, e marcar consulta com o psicólogo que ali atende semanalmente ex-Combatentes com stress pós-traumático de guerra, a fim de entregar cópia do seu processo clínico, para que o seu problema seja levado a outras instâncias.

Também me parece que existe no Hospital Militar do Porto, possibilidade de marcação de consulta para ex-Combatentes com stress pós-traumático de guerra, onde o José deve apresentar o historial das suas doenças e perguntar o que deve fazer para o tratarem como deve ser.

Tem sido fácil desmascarar alguns oportunistas dos tais a que o J.S. se refere, desde logo por não possuírem passado clínico devidamente comprovado nos últimos 30/40 anos, pois quem sofre desta doença não pode ser desde ontem apenas.

Ao falar-se de doentes com stress, eu tenho a minha opinião pessoal perfeitamente formada e passo a contar-vos.

Eduardo Magalhães Ribeiro, Pira de Mansoa, arreando pela última vez a Bandeira de Portugal em Mansoa

2. Afinal onde se iniciava o tão doentio stress pós-traumático?

Era só quando o pessoal caía debaixo de fogo?

Tinha 21 anos (penso que hoje a maioria dos putos com 21 anos tem a mentalidade que nós tínhamos com 12/13 no nosso tempo), quando acabei a Especialidade em fins de 1973 segui para o RI16 em Évora.

Ali se foram juntando centenas de outros camaradas oriundos das mais diversas Unidades, com as mais diversas Especialidades.

Para quê todos nós sabemos. Serem mobilizados (carne para canhão como se dizia à boca cheia). Alguns para dar/receber mais alguma instrução.
Formar Batalhões. Guia de marcha: Ultramar (sendo os mais temidas mobilizações para Angola, Moçambique e Guiné).

E se uns eram mais fortes que outros e aparentavam serenidade nestes períodos, outros haviam que nem queriam ouvir nada, para não se sentirem mal. Quando saiu a mobilização do meu Batalhão houveram alguns que me pediram para eu ir ver se o nome deles constava da lista. Por medo ou superstição? Não lhes perguntei!

Mas a grande maioria consciente dos riscos que envolvia a guerra, entre eles malta já casada e com filhos como eu, devorava e espalhava as notícias que chegavam ao quartel, por cartas ou por telefonemas.

As notícias ÚNICAS que nos interessavam e OBCECAVAM, todos os dias, horas e momentos, eram as que nos chegavam das diversas frentes de guerra: - Anteontem morreram mais 2 em Moçambique, ontem morreram mais 3 em combate na Guiné e hoje morreu mais um na Angola. Este mês já morreram 60.

Doentio não é!

Então meus amigos permitam-me concluir, porque disso sou testemunha viva, que, desde logo, para muitos dos mobilizados, foi aí que se iniciou o stress-traumático, como é lógico, de intensidade pessoal variável. Era bem patente em alguns que algo não estava bem, quer através das conversas, quer através da mudança de atitudes e hábitos como a súbita procura de isolamento, a perda de comunicação e a busca de silêncio.

Outros exteriorizavam terríveis crises de ansiedade, por vezes denunciadas pelo choro e, ou, por lancinantes e dolorosas lamentações.

Outros ainda confessavam tímida e envergonhadamente que durante as tentativas para dormir, eram assolados por terríveis pesadelos.

Enfim, talvez por ser filho de tropa e ter visto o meu falecido pai ser mobilizado e preparar os tarecos umas 5 vezes (3 em Angola e 2 em Moçambique), não me custou por aí além.

Mas como não sou de ferro, é claro que a mobilização para a Guiné acagaçou-me, até que aconteceu o 25 de Abril. Mas não fugi e fui para Cumeré, Mansoa e Brá.
Tive sorte, mas cumpri a minha parte!

Para dizer a verdade, não há dia que não fale na Guiné e na guerra.

Se isto não é stress pós-traumático, é pelo menos um sintoma que me incomoda e incomoda os que me rodeiam, fartos de ouvirem falar desta tara!

Magalhães Ribeiro"


3. Comentário de CV

Por sugestão do nosso camarada Magalhães Ribeiro e até por sua iniciativa, porque nos mandou um artigo com as suas próprias impressões, inauguramos uma série destinada a um momento muito importante das nossas vidas de militares, aquele em que ficámos a conhecer o TO que nos estava destinado.

Quem quiser, pode desde já enviar trabalhos traduzindo aquilo que foi para si o momento em que soube que ia para a Guiné. Como encarou a situação, como deu conhecimento à família, como viveu esses tempos até ao embarque, etc.

Muito importante era a Especialidade e o Posto de cada um, situações estas que determinavam, e de que maneira, o modo como se via a situação.

Os nossos Cap Mil têm mais uma vez a hipótese de se fazerem ouvir, uma vez que foram dos homens mais sacrificados entre os milicianos, tendo sido literalmente arrebatados à família, já constituída, para irem, com um mínimo de preparação, assumirem a responsabilidade de conduzirem a vida de mais de centena e meia de vidas, durante bastante tempo, numa guerra que desconheciam, debaixo das mais adversas condições de terreno, clima, carência e muito mais.

Esperamos a colaboração de todos para que nos possamos ficar a conhecer um pouco melhor.
__________

Nota de CV

(*) Vd. poste de 19 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4053: Blogoterapia (98): José Silva, um camarada com muita falta de sorte

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigos,
O Luís Nabais, informou-me que também as Delegações da ADFA do Porto e Lisboa têm consulta de stress post-traumático de guerra, com Psicólogas e Psiquiatras. Mais me disse que podem marcar consulta, não só para DFA´s, mas todos os ex-Combatentes.
No Delegação de Lisboa, também é possível marcar consultas de estomatologia (quem não tiver o cartão da ADM terá de pagar, mas sempre é mais barato que nos consultórios "convencionais").
Obrigado pelas informações Amigo Luís.
Magalhães Ribeiro

Anónimo disse...

Coragem V. Briote,

Em toda a Guiné, durante anos foi-me testemunhado por imensos guineenses da ingratidão (e covardia, digo eu), dos diversos governos portugueses desde o 25 de Abril, que se recusaram a reconhecer esses ex-militares e até dar algum apoio financeiro, quando se pode testemunhar facilmente que foram milhões de contos para encher os bolsos a gente, cujo currículo todos conhecemos bem, devido à permanente actualização dos respectivos crimes.

V. Briote, já são guineenses modernos que perguntam porque o PAIGC, fuzilou gineenses que lutaram ao nosso lado, e nenhuma dessas vítimas é caboverdeano, se houve tantos que lutaram contra o PAIGC?

Está na hora de contar a "Guerra" desta gente, porque vai-se refletir no que vai ser um dia a verdadeira história da guerra do ultramar, porque uns fizeram a história e outros contam histórias.

Coragem!