terça-feira, 24 de março de 2009

Guiné 63/74 - P4075: O trauma da notícia da mobilização (2): No dia da minha inspecção, ali estava eu, em pelota... (Joaquim Mexia Alves)

Leiria > Monte Real >Termas de Monte Real > O Joaquim Mexia Alves junto ao busto do fundador das termas, Olímpio Duarte Alves, que foi também governador civil de Leiria (1959-68). Na base do monumento lê-se: "A Olympio Duarte Alves, uma vida ao serviço destas termas que fundou e do termalismo nacional".

Foto: © Joaquim Mexia Alves (2006). Direitos reservados

1. Mensagem do camarigo Joaquim Mexia Alves:

Assunto - O dia da minha inspecção

Meus caros camarigos Luis, Virgínio, Carlos e restantes Atabancados

Nem só de guerra e de tristezas vivem os antigos combatentes, por isso aqui vai uma história para rir, que se passou comigo no dia da minha inspecção.

Alguém se lembra da inspecção e de alguma coisa especial que tenha acontecido durante a dita cuja, para além de ser dia obrigatório de copos?

Pois no dia aprazado, lá compareci no DRM [- Distrito de Recrutamento e Mobilização Militar],em Leiria, que ficava naquela altura junto ao Convento de Santo Agostinho, em frente do antigo Liceu Rodrigues Lobo, (o tal das Éclogas), o que para o caso não interessa nada, mas sempre ficam a conhecer um pouco mais de Leiria.

À data o meu pai era o Governador Civil de Leiria, e como tal, figura bastante conhecida na cidade e no Distrito, obviamente. Isso não impediu, (nem o meu pai era pessoa de permitir excepções), que esta praça lá tivesse de se despir e permanecer em fila para as medições, pesagem e demais exigências de que agora não me lembro.

Passei então à fase de me encontrar todo nu, frente a uma mesa com três ou quatro indivíduos, à qual que presidia um Coronel que me lembrava de já ter visto na casa dos meus pais em Monte Real.

Então não é que o senhor decidiu fazer conversa de circunstância, perguntando pelo paizinho e pela mãezinha, como estavam todos, etc., etc., e eu ia tapando as partes conforme podia, sem saber muito bem o que fazer da minha vida.

Quando começava a entrar em desespero perante a situação, o senhor perguntou-me se eu me queixava de alguma coisa, ao que respondi a correr que não senhor, que era são como um “pero”, e que se não se importasse muito gostaria de me ir vestir e “pôr-me na alheta”.

Ainda esboçou um qualquer gesto de despedida, mas não teve tempo, porque eu apressadamente me baldei para fora da sala, sob os olhares trocistas do resto do pessoal que estava na mesa, e dos outros “mancebos” que assistiam ao acontecido.

Apenas valeu, porque foi motivo para beber mais umas “cervejolas” do que o habitual.

Aqui fica para a posteridade, um relato da minha inspecção, que se calhar os psiquiatras de hoje em dia, (não tenho nada contra os psiquiatras), diriam que me poderia ter traumatizado para a vida inteira....

Abraço camarigo do
Joaquim Mexia Alves
____________

Nota de L.G.:

(*) Vd. primeiro poste desta série > 24 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4072: O trauma da notícia da mobilização (1): A minha mobilização para a Guiné acagaçou-me (Magalhães Ribeiro)

2 comentários:

António Matos disse...

Caro Mexia Alves,
Depois de vir à janela da Tabanca ver como iam as modas, deparei com este teu texto sobre o dia de ida às sortes e deu-me ganas de escrever.
Não me irei debruçar sobre idêntica ocasião pois o meu caso foi vulgar de Lineu.
Entrei por um lado, saí pelo outro, e atribuíram-me a placa APROVADO ! bem à semelhança das inspecções dos automóveis com mais de 4 anos.
Sorte a deles pois não era côxo ou cego o que provocaria um grande barrete uma vez que, julgo, nem para mim olharam.
Não sendo, portanto, motivo de história, falarei do dia da vacinação conhecida como de dose de cavalo pois dava para tudo e mais um prego.
Foi uma cerimónia com pompa e circunstância uma vez que mobilizou, não um pelotão ou uma companhia, mas sim um regimento !
Estava em Mafra e o frio invernal ( Outubro ) provocava um bater de dentes parecido com um sapateado flamengo ...
Íamo-nos aproximando da enfermaria em grupos de pelotão e uma vez lá, sentávamo-nos num banco corrido em grupos de 15.
De tronco nu, e de olhos esbugalhados com os exemplos das anteriores vítimas, preparámo-nos para a "carnificina".
O cortejo abria com um enfermeiro transportando debaixo do braço e demasiado perto do sovaco, uma terrina cheia de agulhas.
Essa terrina servia, à hora das refeições, para transportar a sopa para as mesas.
Atrás vinha um 2º enfermeiro que, com um maço de algodão a imitar uma esfregona, besuntava as omoplatas com tintura de iodo.
Depois aparecia a figura sinistra do espetador de agulhas !
À medida que se aproximava, iam-se esclarecendo as dúvidas de alguns sons que entretanto se ouviam.
Antes de enfiar o ferro, dava um chapadão nas costas do paciente e não raras eram as vezes em que o desgraçado voava literalmente estatelando-se no chão !
Aquilo eram verdadeiras bandarilhas e as semelhanças com uma tourada só não eram completas porque aquela malta não tinha idade para ser boi além de que faltavam os olés !
Finalmente, eis que aparece um 4º enfermeiro com a seringa !
Esta mais parecia uma para enseminar vacas e a distribuição das doses pareceu-me feita "a olho" o que provocava que o último do banco não levava a dose completa.
Retiradas as farpas, seguiu-se um fim de semana horroroso de dores e febres de 40's que nos prostou na cama com dispensa de qualquer actividade.
Nesse fim de semana houve um problema qualquer num quartel que pôs a malta de prevenção e lamentei a sorte deste país cuja segurança nos foi pedida !!!!
Hoje posso dizer que a dose era mesmo cavalar pois fiz todo o período militar sem constipações, enxaquecas, paludismos ou afim.

Um abraço
António Matos

Anónimo disse...

INSPECÇÃO MILITAR

Pois, também eu naquela manhã de Junho me dirigi à Avenida de Berna, ao Quartel do Trem Auto, onde hoje funciona a Universidade Nova.
Éramos mais de cem, altos e baixos, loiros e morenos, alguns mancos, pitosgas muitos, um quase corcunda, três gagos e dois tontos. Mandaram-nos despir e pôr em fila, numa literal e verdadeira “bicha de pirilau”. Na mesa, um Coronel, um Major e um Tenente – Médico, constituíam a Junta Inspectora. Um a um, fomos chamados diante do Médico a fim de declarar se sofríamos de alguma maleita. Após rápido e sumário exame, mesmo para aqueles que se disseram doentes, continuámos todos nús e encostados à parede, esperando o veredicto... que chegou num discurso patriótico do Coronel. Falou de Aljubarrota, das picadas africanas, de heróis e da necessidade de homens valentes com “eles no sítio” e por fim concluiu – Todos aptos para o Serviço Militar.
Claro, pensei na altura, ainda nu e olhando os demais, todos tinham dois no sítio. Juro que não vi nenhum com eles no pescoço, ou debaixo do braço...

Jorge Cabral