quarta-feira, 25 de março de 2009

Guiné 63/74 - P4078: Blogpoesia (32): João, 20 anos, apto para todo o serviço... (José Brás)

1. Texto enviado por José Brás, ex-Fur Mil da CCAÇ 1622, Aldeia Formosa e Mejo, 1966/68, autor do romance Vindimas no Capim, Prémio de Revelação de Ficção de 1986, da Associação Portuguesa de Escritores e do Instituto Português do Livro e da Leitura.


Dedicatória: ao meu (nosso) amigo Mexia Alves (*) com um abraço


OUTRA FACE DO "DIA DAS INSPECÇÕES" (**)

Tinha no olhar
sinais seguros de esperança
quando
numa quente segunda-feira
de verão
em 64
eles vieram à vila
tomar-te o peso
o pulso
a medida do peito
o sonho
-o sonho não!
à tarde
quando partiram
a tua ficha dizia apenas
-João
20 anos
apto para todo o serviço



in Vindimas no Capim (1986)
José Brás


[Título do poste / fixação / revisão de texto / itálicos e bold: L.G.]

___________


Notas de L.G.:

(*) Vd. poste de 24 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4075: O trauma da notícia da mobilização (2): No dia da minha inspecção, ali estava eu, em pelota... (Joaquim Mexia Alves)

(**) Vd. último poste da série Blogpoesia > 15 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4037: Blogpoesia (31): Quando eu era menino e moço... (Manuel Maia)

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro camarigo José Brás

Aqueles que já me conhecem "ao vivo", sabem que tenho o coração perto da boca!

Por isso não preciso dizer muito para afirmar que esta dedicatória me tocou cá dentro.

Obrigado!

Abraço forte, camarigo, amigo do
Joaquim Mexia Alves

Juvenal Amado disse...

Meus caros
Mexia e Brás
O blogue é uma autentico filão e de repente "zás"... uma pepita.
Que outra coisa posso chamar ao poema do Zé Brás?
Não foste tu só que ficaste emocionado Mexia.
E como é bom podermo-nos emocionar!

Um abraço para os dois

Juvenal Amado