quarta-feira, 1 de abril de 2009

Guiné 63/74 - P4124: Carta aberta ao sr. gen Almeida Bruno (5): Ainda o Bando do Arame (Luís Faria)

1. Mensagem de Luís Faria, ex-Fur Mil Inf MA da CCAÇ 2791, Bula e Teixeira Pinto, 1970/72, com data de 29 de Março de 2009:

Caro Vinhal
Pensei, repensei... tinha que mandar para publicar se achares(em) que daí não vem eventual prejuízo para a Tabanca/blogue

Um abraço
Luis Faria



O Bando do arame

Oh sr. general… claro que sei que as Verdades são subjectivas.

Confesso, na Instituição Castrense na Guiné e posteriormente, entre outros, era para mim uma referência.

Confesso que fiquei de certo modo um pouco preocupado com a (des) apreciação que o sr. general (não é lixo) fez à Valorosa e Esquecida Tropa Macaca da Guiné, que sofreu na pele talvez mais do que nenhuma outra, as agruras de uma Guerra que aguentaram e em que combateram, dentro e fora dos arames, com os escassos meios postos à disposição e piores condições.

Fiquei um pouco preocupado, disse, porque exaltou os Paras e Fuzos (e muito bem) e esqueceu-se dos Comandos, ou será que também eram Bandos do arame? E os seus Comandos Africanos? E os outros? Também eram?

Dei por mim a pensar que o sr. general, já que tendo trabalhado e acompanhado com o Sr. Gen. Spínola, também esqueceu todos os Louvores e Prémios Governador ganhos (não por sorteio) por muitíssimos componentes desses Bandos do arame, que para os obter não actuaram sozinhos e só dentro do arame farpado!

Dei por mim a pensar que tinha esquecido as Cruzes de Guerra que tantos e tantos elementos desses Bandos receberam, muitas delas a Título Póstumo recebidas pelas Famílias, infelizmente.

Dei por mim a pensar se as minas que tantos e tantos mortos e estropiados fizeram estariam plantadas dentro dos arames farpados onde também estavam plantados os ditos Bandos.

Dei por mim a pensar que esqueceu os milhares de membros dos Bandos do arame que foram evacuados pela valorosa FA e não só, com destino a Bissau e à Metrópole por andarem a apanhar flores nas matas Guineenses, quantas vezes para vossa segurança!

Dei por mim a pensar que também foi um camarada (de referência) da Guiné, mesmo que não pertencesse aos Bandos.

Dei por mim a pensar que tendo tão alta patente não deveria transmitir essas INVERDADES.

Dei por mim a pensar que um medalhado de tão alta patente tem obrigação de ser fiel à Verdade por inteiro e não a deturpar, tomando a eventual excepção pela regra

Dei por mim a pensar na Injustiça que faz a Muitos Milhares de Jovens à altura, hoje próximos da sua idade - entre os quais me incluo - , que têm Dignidade e Consciência do Dever Cumprido, com boa memória, que não se deixam abater nem se calam quando se sentem Ofendidos e não gostam que nos desrespeitem publicamente e aos Camaradas Mortos ou feridos, dentro ou fora do arame, membros ou não dos ditos Bandos.

Dei comigo a pensar e como disse fiquei um pouco preocupado, pois pelo que me parece, com o avançar da idade a memória deverá estar a pregar-lhe partidas (acontece) e talvez precise de apoio, quem sabe até da nossa Tabanca (se os Editores o permitirem) para a reavivar ?!

Para contribuir na recuperação, não leve a mal , copio e expresso algumas Verdades do Bando da 2791 (FORÇA) de que tanto me orgulho de ter feito parte. Mas certamente vai considerar que pertencíamos à excepção !

Vá lá, seja o Sr. General, troque as grandes maiorias, considere a regra e não a eventual excepção e peça desculpa pelo engano, como deve. Só lhe ficará bem.

Luís Faria


Nota: Acima-Louvor dado pelo Cor R Durão (Pára)

Louvores Individuais
COM CHEFE (Gen Spínola): 5 (cinco)
CTIG: 1 ( um )
de CAOP 1 dados Pelo Cor Durão(Pára): 7 ( sete)
Cruz Guerra: 1 ( uma)

Nota: Não entram aqui os Louvores dados pelo Batalhão e pela Companhia pois podiam ser considerados sorteados pelo Bando!!
__________

Notas de CV:

Vd. último poste de Luís Faria > 16 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4040: Quando o apreço se transforma em apresso, por causa das pressas (Luís Faria)

Vd. último poste da série de 31 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4113: Carta aberta ao sr. gen Almeida Bruno (4): Humilhados e ofendidos (A. Marques Lopes)

4 comentários:

Anónimo disse...

Não vi o episódio na RTP, mas penso que expressão utilizada “um bando...” traduz exactamente o conceito que os militares do quadro tinham dos milicianos. Claro que há sempre excepções.
Abraço grande Henrique Matos

António Matos disse...

Amigo Luís Faria, sabes uma coisa ?
Dei por mim a pensar que deve haver muitos Almeida Brunos que, como dizes, e bem, devem estar a precisar de ajuda para lhes reavivar a memória de uma realidade para a qual, se de alguma maneira contribuíram, não é menos certo que outros tantos, a troco de nada, igualmente o fizeram sendo credores dum respeito que o estado lhes nega e os "amigos" ingratos atropelam.
Para além disso, é sempre bom relembrá-los de que à mulher de César, não lhe basta ser séria ! Tem que o parecer !!
Um abraço,
António

Jorge Fontinha disse...

O orgulho que ostentas por ter pertencido á 2791,é igualmente por mim reforçado.Foram homens como tu e como todos aqueles que combatemos por exemplo em Teixeira Pinto.Ao lado, por traz ou á frente, dos bravos Fuzileiros, Paraquedista e Comandos, que ajudaram a penetrar em Ponta Matar ou no Balangarez.Não foi por acaso o LOUVOR, atribuido por um Coronel Paraquedista.Orgulho-me desse e de outros que individualmente ele atribuiu a Grupos de Combate e a militares de toda a Companhia,em geral.Também lá ficou algum do meu trabalho.
Um grande abraço para ti.
JORGE FONTINHA

Anónimo disse...

Amigo Fontinha

Dizes que tambem ficou lá "algum" do teu trabalho?
A meu ver creio que ficou muito do teu trabalho no colectivo do 4º Gr, o que tambemm foi reconhecido pelo Cor Durão,que vos deu um um Louvor de CAOP 1,ou não foi assim?
Passaste bons e maus momentos que não sei porque(ou se calhar sei)não te metes à "estrada" e começas a " debitar"as tuas estórias com o sentimento que te é tão peculiar.Far-te-à bem,acredita.

Um Abração,
Luis Faria