segunda-feira, 20 de abril de 2009

Guiné 63/74 - P4223: Efemérides (20): Faz hoje 39 anos que foram mortos os 3 majores e o Alf Mosca no chão manjaco (Manuel Resende)

Guiné > Região do Oio > Jolmete > CCAÇ 2585 (1969/71) > Em primeiro plano, o Alf Mil Cav Op Esp Mosca na véspera de Natal de 1969 a preparar um petisco na cozinha (3 meses e meio antes de ele morrer, juntante com os 3 majores e o resto dos seus acompanhantes, guineenses).

Passam hoje 39 anos sobre sobre a tragédia do chão manjaco. Curvamo-nos à sua memória dos nossos camaradas (Maj CEM Raul Ernesto Mesquita Costa Passos Ramos, Maj Art Joaquim Pereira da Silva, de Inf Alberto Fernão Magalhães Osório, e Alf Mil Cav Joaquim João Palmeiro Mosca) e à memória dos guineenses que os acompanhavam (Mamadu Lamine Djuare, Patrão da Costa e Aliu Sissé).

Segundo a legenda (rectificativa) que nos mandou o Manuel Resende (que mora em São Domigos de Rana), "ao meio é 2º Sargento da Companhia, (não me lembro o nome); ao fundo é o Alf Marques Pereira". A crescenta ainda que a companhia dele, a CCaç 2585 partiu para a Guiné, no T/T Nassa, em 7 de Maio de 1969, portanto duas semanas antes da CCaç 2590, independente (futura CCaç 12) a que pertenci eu e o Humberto Reis, o cartógrafo-mor... (LG)



1. Mensagem do Manuel Resende, ex-Alf Mil da CCaç 2585, BCaç 2884, que esteve em Jolmete, Pelundo, Teixeira Pinto, chão manjaco (1969/71):

O Manuel Resende já se apresentou há tempos à nossa Tabanca Grande (**). Hoje envia-nos as fotos da praxe e um pequeno apontamento sobre a morte dos MAJORES no Chão Manjaco, faz hoje precisamente 39 anos.

Caro Luís:

Sou o Manuel Resende, ex-Alf da CCaç 2585 de Jolmete. Lá era o Alf Ferreira. Junto envio as duas fotos da praxe e um pequeno apontamento sobre a morte dos três MAJORES. É o meu contributo para um futuro esclarecimento total desta situação.

Alguém questionava, num dos artigos que li no Blogue sobre o local exacto onde os Majores foram assassinados. Pois o local exacto já foi devidamente explicado, até com fotos do Google Earth. Está correcto. Foi junto à segunda bolanha a contar de Jolmete-Pelundo (cerca de 5 Km de Jolmete).

Mas surge outro problema: porquê ali e não no local previamente combinado entre eles, junto à terceira bolanha (no mesmo sentido, ou primeira a contar do Pelundo-Jolmete também a cerca de 5 Km do Pelundo)?

Devido à demora nos resultados da reunião, ao anoitecer foi-nos dito pelo Comandante da Companhia o que se estava a passar, e que tinha sido decidido sair tropa de Jolmete em direcção ao Pelundo e do Pelundo em direcção a Jolmete, até se encontrarem. O resto já todos sabem.

Acrescento só que eu também ouvi alguns tiros, penso que três, longínquos, cerca das três ou quatro horas da tarde. Em tempo de defeso ouvir tiros no mato,... foi muito esquosito e comentado, mas como só o Capitão sabia o que se estava a passar, a coisa ficou assim.

Acredito mas não compreendo como os mártires foram esquartejados por rajadas de metralhadora, sem que nós tivéssemos ouvido. É mais fácil ouvir uma rajada do que um tiro avulso. A ideia com que fiquei na altura é que foram todos assassinados com um tiro na nuca. Por quem? ... Esse é outro problema.

Não quero contradizer ninguém, mas no Domingo, véspera do fatídico dia 20 de Abril de 1970, ao jantar, o Major Pereira da Silva recebeu um telefonema dizendo que um tal "Luís" iria estar presente na reunião. Segundo testenunhas o Major ficou petrificado, depois desse telefonema. Foi ele que não autorizou a ida do comandante do CAOP, Coronel Alcino, e outras pessoas que estavam previstas ir, pois parece que já adivinhava o que se ia passar. Daí também ele ter escrito a carta à esposa antes de sair. Estavam previstos três jipes e só saíram dois.

Caro Luís, em 1980 fui à Guiné em serviço da empresa onde trabalhava. Estive a falar com um Tenente do PAIGC, que me foi apresentado. Éramos vizinhos em Jolmete, pois ele lembrava-se bem da Companhia 2585. Depois de alguma conversa concluímos que estivemos várias vezes em confronto. Disse ele:
-Os Portugueses eram muito ingénuos, pensavam que nós nos íamos entregar ...

Nota: Podes corrigir ou cortar texto se for necessário para melhor enquadramento.
Eu tenho cerca de 200 fotos, muitas sem interesse, mas irei enviar algumas. Hoje vou mandar três, sendo uma com três Alferes da Companhia (eu estou no meio), outra com o Alf Mosca na véspera de Natal de 1969 a preparar um petisco na cozinha (3 meses e meio antes de ele morrer), e uma do Dandi, Cap de Milícia, para preparar o próximo apontamento.

No comentário anterior que fiz, ao dizer o nome dos Alf da Companhia, por lapso, não disse Raul antes de Manuel Charraz Godinho (*). Aqui fica a rectificação: Raul Manuel Charraz Godinho.

Um abraço e até outro dia.

Manuel Resende

Guiné > Região do Oio > Jolmete > CCAÇ 2585 (1969/71) > O Capitão de Milícia, Dandi.

Guiné > Região do Oio > Jolmete > CCAÇ 2585 (1969/71) > 3 alferes da companhia, o Manuel Resende, mais conhecido pelo último apelido, Alf Ferreira, é o do meio.

Fotos: Manuel Resende (2009). Direitos reservados
_____________

Notas de L.G.:

(*) Vd. os últimos postes sobre o massacre do chão manjaco:

1 de Dezembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2320: Relatórios Secretos (1): Massacre do Chão Manjaco: O resgate dos corpos (Virgínio Briote)

27 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P2004: Dossiê O Massacre do Chão Manjaco (Afonso M.F. Sousa) (Anexo A): Depoimento de Fur Mil Lino, CCAÇ 2585 (Jolmete, 1970)

(**) Vd. poste de 26 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4080: Tabanca Grande (127): Manuel Resende, ex-Alf Mil, CCAÇ 2585 (Jolmete, 1969/71): como o mundo é pequeno e o nosso blogue é grande

3 comentários:

Anónimo disse...

O assassinato destes militares portugueses, nunca deveria ser mencionado pela história da "guerra do ultramar", como um crime cometido pelo povo guineense, mas antes e sem falsos moralismos ao PAIGC.

Já está na hora de por de lado o "politicamente correto", que em vez de sermos justos para com o povo da guiné, misturamos muitas vezes o povo com aquele partido.

Antº Rosinha

Anónimo disse...

Informação dada aos editores pelo nosso camarada João Martins (ex- Fur Mil Trms, CCAÇ 5, Canjadude, 1968/70):


Boa tarde

Curiosamente, depois de ler o post supra do novel bloguista Manuel Resende, constacto, ao ler a página 144 dos livros dos Anos da Guerra Colonial que, em 1961, por esta altura, ia em pleno Oceano Atlântico a CCaç 169, mobilizada no RI 7 de Leiria, com destino a Angola, comandada pelo Capitão de Infantaria ALBERTO FERNÃO DE MAGALHÃES OSÓRIO. Já passaram 48 anos. Uma dupla efeméride.

Um ab

José Martins

Luís Graça disse...

Rosinha:

No nosso ordenamento jurídico, não existe a figura da "responsabilidade colectiva"... Pelo que não faz sentido imputar, aos povos, crimes (de guerra, contra a humanidade, de violação dos direitos humanos, etc.) que foram perpretados "em seu nome", pelos seus representantes (dirigentes políticos ou militares...).

Nunca me pensaria pela cabeça invectivar o povo alemão por causa de Auschwitz, ou o povo russo por causa dos crimes estalinistas, ou o povo português pelo Tarrafal, ou povo americano por Guantánamo, ou o povo angolano pelo fuzilamento dos membros ou suspeitos da Revolta Activa, ou o povo francês pelos massacres praticados pelas tropas napoleónicas, ou os sérvios da Bósnia pelo massacre de Srebrenica...

Dito isto, fica por explicar por que é que o PAIGC preferiu os 3 majores e seus acompanhantes mortos e abandonados em vez de vivos e exibidos como "troféus de caça", para consumo propagandístico interno e externo...

Será que o assassínio, a sangue frio dos oficiais portugueses e seus acompanhantes guineenses, foi feito à revelia da cúpula político-militar do PAIGC em Conacri ? Onde estava Amílcar Cabral nesse dia e hora ? O que teria decidido ele, se estivesse que decidir, como decidiu o comandante do bigrupo que interceptou os mandatários de Spínola ? ... POndo-nos na pele dos dirigentes do PAIGC, como teriam reagido os nossos comandantes, se a situação fosse ao contrário, um grupo do PAIGC a tentar levar à traição e à deserção um companhia inteira, de Jolmete ou do Pelundo...

Enfim, questões para as quais porventura nunca teremos resposta, na ausência de investigação historiográfica, séria, rigorosa, independente.

Um Alfa Bravo. Luís