quarta-feira, 6 de maio de 2009

Guiné 63/74 - P4294: Tabanca Grande (136): Juvenal Candeias, ex-Alf Mil da CCAÇ 3520, Cameconde (1972/74)

Parabéns a você e bem-vindo à Tabanca

1.
Mensagem de Juvenal Candeias, ex-Alf Mil da CCAÇ 3520, Cameconde, 1971/74, com data de 5 de Maio de 2009:

Caro Carlos,
Um grande abraço e que estejas bem!
Só agora te respondo, porque este fim de semana, e por mera coincidência, fui até ao Funchal, para a comemoração do 35.º Encontro da CCaç 3520!
Mais tarde tentarei escrever algo sobre as emoções vividas!

Envio-te também mais um pequeno texto, para analisares e, se assim o entenderes, poderes publicar!

Como eu já tinha dito ao Luís, os meus textos têm normalmente algumas especificações desnecessárias para os antigos combatentes, mas a realidade é que eu os escrevo, primeiro que tudo para os meus filhos e a seu pedido! Portanto, se quiseres corrigir... estás à vontade!

Quanto ao teu convite para fazer parte da Tabanca... é para mim um privilégio!

Para esse efeito seguem as fotos do artista!

Quanto ao resto aí vai!

Era Alferes Miliciano, Atirador, com recruta e especialidade em Mafra a que se seguiu Tavira durante 3 meses!

Mobilizado para a Guiné, fui formar Companhia no BII19, no Funchal, donde saí com a Companhia de Caçadores 3520 para Bissau, onde cheguei ao fim da tarde de 24 de Dezembro de 1971 (que rica noite de Natal, no Cumeré!!!)

Após a IAO no Cumeré, fomos parar a Cacine (mais o destacamento de Cameconde), onde permanecemos até final de Outubro de 1973!

Calma! Já lá vão 22 meses mas ainda não estamos de regresso!

Somos então colocados em Quinhamel, ficando cada GCOMB com um aquartelamento desta região dos arredores de Bissau!

E foram mais seis meses e meio para esta Companhia Toyota (vieram para ficar!)!

Após 28 meses e meio, regressámos em final de Março de 74, a bordo do lindo navio de cruzeiros Niassa, tendo chegado a Lisboa em 3 de Abril de 1974!

Pode-se dizer que connosco veio o 25 de Abril!

Ah! A Companhia era Independente e dava pelo nome de "Os Homeopáticos de Cacine" (O Capitão era um verdadeiro intelectual!...)!

Actualmente vivo em Lisboa, fui Bancário no Credit Lyonnais durante 25 anos e no BBVA durante 5, e estou reformado e muito feliz há quase 5 anos.

Ah! Quanto à idade, posso dizer que entro amanhã na idade do sexo - calma, passo a ser sexagenário, faço 60 anos - portanto vamos lá cantar os parabéns!

Carlos, desculpa lá a seca! Mas isto quando começa... vai por aí fora!

Um grande abraço.
Juvenal Candeias


2. Recordemos agora como o Juvenal chegou até nós:

1 - Mensagem de Juvenal Candeias, para Luís Graça em 7 de Abril passado:

Caro Luís Graça,
Espero que estejas bem!

Não sei se ainda te lembras de mim, mas trocámos mails aqui há algum tempo, a propósito de alguém que o Nuno Rubim procurava!

Na altura pediste-me para escrever alguma coisa sobre a minha experiência na Guiné!
Acho que já tanta gente escreveu sobre a Guiné, com mais conhecimento do que eu, que não tive coragem!...
Contudo, os meus filhos insistem há algum tempo, para que escreva algumas historietas, daquelas que eles sempre gostaram!...
Comecei, então, a escrever, para eles...
Não sei se vês algum interesse neste estilo, mas envio-te um dos textos para analisares!
Se tiveres interesse, depois mando mais! Se não... não deixo de ser teu amigo!

Um grande abraço.
Juvenal Candeias

2 - Nova mensagem do J. Candeias para o nosso Blogue, com data de 29 de Abril:

Caro Luís Graça,

Enviei-te há algum tempo um texto sobre a Guiné, para o teu anterior mail!
Não sei se recebeste ou se, simplesmente, não lhe viste qualquer interesse!
De qualquer modo, agradecia que me dissesses algo!

Um abraço.
Juvenal Candeias


3 - No dia 30 de Abril foi enviada esta mensagem/resposta ao Juvenal:

Caro Juvenal
Um abraço para ti e votos de boa saúde.
Estou a responder-te na qualidade de relações públicas do Blogue.
Na Caixa de Correio do Luís existe uma troca de correspondência entre ti e ele, em Maio do ano passado.

Encontrei um texto teu com data de 7 de Abril deste ano, que me passou, pois este mês a gestão da correspondência era da minha responsabilidade. Desde já as minhas desculpas.
Se te referes a ele, está referenciado e já não esquece.

Já agora, teríamos muito gosto em que fizesses parte da nossa Tabanca.
Convido-te então a enviares uma foto actual e outra do teu tempo de Guiné.
Relembra-nos o teu Posto, especialidade, Unidade a que pertenceste, data de ida para a Guiné, data de regresso e locais por onde andaste, etc.

Do foro particular, se quiseres: local de residência, data de nascimento, contactos telefónicos que podem ser do conhecimento da tertúlia ou não, tu dirás, situação profissional, etc.
Como amigos que queremos ser, devemo-nos conhecer minimamente.

Agradeço que me respondas em relação ao convite. Farei primeiro a tua apresentação à tertúlia e publicarei depois o texto de 7 de Abril.
Caso queiras continuar como simples acompanhante do Blogue, farei imediatamente a publicação do referido texto.

Um abraço para ti do camarada
Carlos Vinhal


3. Comentário de CV:

Caro Juvenal, bem-vindo à Tabanca Grande. Obrigado por teres aceitado o nosso convite para integrares a nossa Tertúlia.

Dizes ter um estilo próprio de contar as tuas histórias da Guiné. Ainda bem, porque temos muitos leitores que não são ex-combatentes e todos os pormenores, mesmo aqueles que parecem irrelevantes, são preciosos. Manda também fotos, se as tiveres por aí, mas sempre acompanhadas de legendas.

Não podíamos deixar passar esta data sem te apresentar para, ao mesmo tempo, dar-te os parabéns por mais este aniversário. A partir de hoje deixaste de ser gente para passares à sub-categoria de sexagenário.

Esperamos que resistas mais 40 anos, porque depois dos 100 morre pouca gente.

Um abraço e parabéns em nome da Tertúlia.

Carlos Vinhal
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 19 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4214: Tabanca Grande (135): Fernando Oliveira, ex-Fur Mil Rec Inf (Guiné, 1968/70)

5 comentários:

Juvenal Amado disse...

Camarada Juvenal
Para além do mesmo primeiro nome fomos e regressamos nos mesmos barcos.
Um abraço

Juvenal Amado

Hélder Valério disse...

Pois então, muito bem-vindo!
Vamos lá contar essas histórias.
E parabéns pelos 60, pois claro!
Hélder S.

Anónimo disse...

j.Candeias

Benvindo à Tabanca e Parabens por já teres conseguido o Sexa

Cá fico à espera das estórias

Um abraço
Luis Faria

Luís Graça disse...

SEXA Juvenal:

Um abraço de boas vindas e de parabéns. Começas já a ter fãs, eu
incluído. Vou ficar atento às tuas histórias. Partilha-as com os teus
filhos e com os teus camaradas.
Que tenhas um bom dia, amanhã

Boa saúde, boa reforma.

Luís

Manuel Ribeiro disse...

Camarada Juvenal, ao ver a tua foto vieram-me à lembrança velhos tempos de Cacine poi foi lá que te conheci, pois cheguei a Cacine em Junho de 1973 pertencendo à CART.6552 Que foi colucada em Cameconde, permaneci em Cacine cerca de mês e meio por falta de instalações para toda a companhia e tendo por missão fazer colunas para Cameconde com pessoal da tua companhia e do plotão FOX os Pipas de Guileje que na altura estavão em Cacine devido à sua retirada de Guileje. O pessoal de que mais me recordo era o vosso Capitão (Graduado) Margarido, do Furriel de O.Especiais do qual não me o nome mas sei que era do Porto zona da AREOSA e do furriel mecánico que se não estou enganado se chamava Cunha. Aproveito para me apresentar, o meu nome é Manuel Ribeiro e foi furriel mil. da CART.6552, Ecomo a minha intervensão já vai longa, só te quero dizer que tambem fiz algumas viagens de turismo a CACOCA e não tenho muitas boas recordações delas, um abraço e até sempre