sábado, 9 de maio de 2009

Guiné 63/74 - P4310: Tabanca de Matosinhos (11): As crianças da Guiné-Bissau precisam da nossa ajuda (Álvaro Basto)

1. Álvaro Basto, Tertuliano da nossa Tabanca Grande e da Tabanca de Matosinhos, enviou-nos no dia 22 de Abril de 2009 esta mensagem:

Caros editores e grandes amigos

Agradecia que dessem uma vista de olhos no poste 151 do Blogue da Tabanca de Matosinhos e o replicassem para a Tabanca Grande.

As áreas de Lisboa são igualmente importantes e afinal é uma contribuição importante que podemos dar sem grande dispêndio.

Tem mais a ver com disponibilidade de tempo e afinal muitos de nós estamos reformados e tempo é o que nos sobra mais.

Um abraço e um obrigado antecipado.
Álvaro Basto


2. Assim e por sugestão do Álvaro, aqui deixamos a transcrição do referido poste.

Na sequência da deslocação a Portugal de duas crianças da Guiné-Bissau para serem avaliadas e operadas ao coração, conforme notícia que se reproduz abaixo, com a devida vénia à SIC (*), esteve hoje a almoçar connosco o Dr. Augusto Bidonga, natural de Catió e Director Clínico da Clínica de Bor que se vocacionou para as doenças pediátricas.

Da conversa que fomos tendo ao longo do almoço ressaltou a incomensurável e já pródiga falta de meios com que se debate para fazer face a tantos casos desesperados de crianças que poderiam ser salvas de uma morte antecipada se tivessem ajuda externa.

Como gente habituada a arregaçar as mangas e a passar rapidamente à acção, logo ali se estabeleceu a criação de uma Bolsa de Famílias de Acolhimento para as crianças que tenham a sorte de vir a poder beneficiar do tratamento hospitalar que necessitam.
Trata-se de uma área onde nos afirmaram ser grande o défice, já que as mesmas não podem trazer acompanhantes familiares e na maior parte dos casos necessitam de cuidados ambulatórios do pós-operatório, não havendo nenhuma Instituição que a isso se dedique.

Afinal muitos de nós temos um quarto lá em casa disponível e tempo para levarmos as crianças às consultas durante o período que por cá tenham que permanecer.

A lista já começou a circular e todos serão bem-vindos nesta ajuda que pode traduzir-se na viabilização de uma intervenção cirúrgica destinada a dar vida a uma jovem vida.

Por isso, se quiserem e reunirem condições para dar este apoio, podem increver-se através do meu email (alvarobasto@gmail.com) indicando um nº de telefone de contacto.


3. Comentário de CV:

Para quem pensa que a actividade da Tabanca de Matosinhos se limita só aos almoços das quartas-feiras, têm aqui mais uma das muitas iniciativas daquela Tertúlia.

Alargamos o apelo do nosso camarada Álvaro Basto à tertúlia da nossa Tabanca e aos nossos leitores, de uma maneira geral, para se puderem e tiverem disponibilidade, aderirem a esta iniciativa. As pobres crianças guineenses não têm culpa de o seu país não ter um mínimo de condições que lhes permita salvar as suas frágeis vidas.
__________

Nota de CV:

(*) Vd. poste 151 da Tabanca de Matosinhos de > 22 de Abril de 2009 > P151-Crianças da Guiné e a Tabanca de Matosinhos

Vd. último poste da série de 4 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4281: Tabanca de Matosinhos (10): O nosso camarada Almeida de Gandembel precisa de ajuda (José Teixeira)

Sem comentários: