quinta-feira, 14 de maio de 2009

Guiné 63/74 - P4347: Fichas de Unidades (1): A CCAÇ 16 (Teixeira Pinto, Bachile e Churobrique, 1970/74) (José Martins)

Companhia de Caçadores nº 16  

A Companhia de Caçadores nº 16, do recrutamento provincial, foi organizada no Centro de Instrução Militar, em Bolama, em 4 de Fevereiro de 1970.

Resultou, como a maioria das subunidades africanas, não só da “africanização da guerra”, mas também á quase impossibilidade, do recrutamento da metrópole, poder alimentar as necessidades das então províncias.

A guerra não grassava só na Guiné, com uma área semelhante ao actual Alentejo, mas, em Angola e Moçambique, onde se abriam novas frentes de combate, também reclamavam novos reforços.

A subunidade era constituída, à semelhança das outras congéneres, por quadros (Oficiais, sargentos e praças especialistas) metropolitanos que enquadravam tropas naturais. Neste caso de etnia Manjaca.

Na data de formação, não tinha ainda todos os efectivos, mas foi colocada em Teixeira Pinto em 04 de Março de 1970, destacando dois pelotões para Bachile, passando a estar integrada no dispositivo do Batalhão de Caçadores nº 1905, substituindo a Companhia de Caçadores nº 2658, que se encontrava em reforço no sector.

A 30 de Abril de 1970, já com o quadro orgânico de pessoal completo, e deslocada para Bachile, onde assume a responsabilidade daquele sector, então criado, ficando na dependência do batalhão que ali se encontrava.

Passa a depender do CAOP 1 (Comando de Agrupamento Operacional) em 28 de Janeiro de 1971 e, a partir de 01 de Fevereiro de 1973, do Batalhão de Caçadores nº 3863 e do Batalhão de Caçadores nº 4615/73, que assumiram, a seu tempo, a responsabilidade do sector em que aquela subunidade estava integrada.

Destacou forças para colaborar nos trabalhos de reordenamento de Churobrique.

Em 26 de Agosto de 1974, desactivou e entregou o quartel de Bachile ao PAIGC, recolhendo a Teixeira Pinto, onde foi extinta a 31 de Agosto desse ano.

Assumiram o comando desta subunidade, os seguintes oficiais:

  • Capitão de Infantaria Rolando Xavier de Castro Guimarães
  • Capitão de Infantaria Luciano Ferreira Duarte
  • Capitão Miliciano de Infantaria José Maria Teixeira de Gouveia
  • Capitão do Quadro Especial de Oficiais José Mendes Fernandes Martins
  • Capitão de Infantaria Abílio Dias Afonso
  • Capitão Miliciano de Artilharia Luís Carlos Queiroz da Silva Fonseca
  • Capitão Miliciano de Infantaria Manuel Lopes Martins

Esta subunidade não tem História da Unidade. Há apenas registos, considerados muito incompletos, relativo aos períodos de 1 de Janeiro a 31 de Setembro de 1972 e de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 1973, que se encontram depositados no Arquivo Histórico Militar, caixa nº 130 – 2ª Divisão/4ª Secção. 

5 comentários:

Antonio Graça de Abreu disse...

Creio que meu tempo no CAOP 1 em Teixeira Pinto,(Junho 1972 a Abril 1973) a C. Caç 16 era comandada pelo capitão Abílio Dias Afonso.
O infatigável ratão de bibliotecas e arquivos, nosoo bom amigo José Martins, descobre sempre tudo.
Um abraço
António Graça de Abreu

Anónimo disse...

Caros Camaradas, estive em Bachile, como Furriel Mil. na C. Caç.16 de Jun/72 a Fev./73, sob o comando inicial do capitão Martins e posteriormente do capitão Afonso. Estive na situação de diligência visto que a minha companhia estava sedeada em S. Domingos. Regressei à Metrópole em Março de 1973. Um abraço.
Parreira - Faro

Anónimo disse...

Caros camaradas
Estive no Bachile de Junho de 1972 a Março de 1974, sou o ex 1º cabo de reabastecimento de material e tinha a cargom a arrecadação de material e fardamento cujo chefe era o 2º sargento Guerreiro.
Desde o meu regresso só tive oportuidade de contactar com um camarada que foi operador cripto o 1º cabo Miranda.
Reconheço os nomes do furriel Parreira e do António Graça e era interessante que ao fim destes anos fosse possível reencontrar algun dos que durante algum tempo partlharam momentos muito interessantes.
Um abraço a todos e o meu endereço é o seguinte
asdbranco@gmail.com
António Branco

Anónimo disse...

Camarada António Branco
Graças a este blogue vamos tendo notícias dos amigos que fizemos e que pensavamos não mais encontrar.
Pois de facto partilhamos bons momentos juntos, e longas conversas, eu tu e o sargento Guerreiro, de quem não tive mais notícias. Também me lembro do Miranda, também grande amigo.O António Graça a que te referes deve ser o Furriel mecânico, porque o Alferes António G. Abreu estava em Teixeira Pinto.
Foi com grande emoção que vi a foto da Ponte Alferes Nunes e o Rio Costa, onde tantas vezes afoguei as minhas mágoas.
Era com os banhos no Rio e com os jogos de futebol, que jogava pela companhia C. C.16, em Teixeira Pinto, que aliviava o meu stress.
Também tenho saudades dos camaradas africanos, e foram tantos os amigos que lá deixei.
Pode ser que um dia nós nos encontremos, ou nos contactemos, através de e-mail ou do blogue.
Gostava de ver uma fotografia tua aqui publicada, que eu também vou providenciar a digitalização da minha, para ver se nos vamos recordando das caras que há 36-37 anos deixamos de ver.
Um abraço
B. Parreira - Faro

Anónimo disse...

Olá Caros Amigos e colegas de Teixeira Pinto...Tal como vcs conheci mt amigos.Sou o ex 1 Cabo enfermeiro Miranda e gostava de ter os vcs e-mails para contactar.O meu é: carlosrogeriomiranda@hotmail.com
Um abraço *miranda*