terça-feira, 19 de maio de 2009

Guiné 63/74 - P4382: Memória dos lugares (24): Ponte João Landim, sobre o Rio Mansoa, (Carlos Silva)

Com o devido agradecimento aos nossos Camaradas J. Câmara e Carlos Silva, por nos permitiram a publicação destes seus e-mails, com mais algumas achegas importantes ao que havia sido dito sobre a Ponte Alferes  Nunes: 

Amigo Câmara, 

Os guinéus não melhoraram a ponte. 

Alguém, por acaso não sei quem foram os dadores e construtores, construíram uma nova ponte toda metálica.
Já agora, já que estamos a falar de pontes vê o blogue abaixo e verás a nova ponte sobre o rio Cacheu a ser inaugurada em Junho próximo. 
Já agora sugiro ao Luís graça para colocar no Blogue a indicação sobre este blogue relativo à ponte. 
Aproveito também para enviar-te fotos da ponte João Landim sobre o rio Mansoa. 

Quanto às nossas pontes Alferes Nunes. De facto, não me apercebi de vestígios da[s] velha[s] pontes sobre o rio Costa quer para jusante, quer para montante do actual local da ponte metálica, bem como, não me apercebi de alteração do traçado da estrada, relativamente à estrada construída por vós em 1971. 

Em Março de 2007, a estrada desde Bula>Pelundo>Cantchungo>Cacheu estava a ser objecto de reconstrução, ou seja, estavam a colocar um tapete novo. 

Aliás, podes ver através da foto que enviei, onde estou dentro do jipe vermelho em cima da ponte e para trás, na direcção Bachile>Cacheu podes ver o alcatrão levantado.Pois para fazer o percurso acima referido, fiz grandes troços da picada antiga e nas proximidades da ponde não vi absolutamente vestígios de picada antiga, pelo que, passei pela vossa estrada. 

Aliás, devo dizer que fomos acompanhados por um amigo guineense que conhecia a zona e foi ele que no levou ao Quartel do Bachile da CCaç 16 e nunca falou nas pontes velhas. 

Portanto, creio que não havia outro traçado naquela zona, senão a vossa estrada. 

Deve ter havido uma limpeza geral das ruínas. 

Contudo, n próximo ano vou tirar todas as dúvidas. 

Tal como referi acima, em 2007 andei por troços de picada antiga, devido às obras. 

Em 2008 e 2009 fiz todo o percurso sobre um excelente tapete desde Bissau até ao Cacheu, o que se faz em 2 horas.Os 38 kms de terra batida, são do Paulo Bastos do Pel Caç 953 que esteve no Cacheu em 1964/65. 

Obrigado pelas fotos. 

Com um abraço amigo, 
Carlos Silva 
___________ 
Notas de M.R.: 

Vd. último poste da série em: 

1 comentário:

Abranco disse...

Visito assiduamente o blogue inteirando-me dos textos e notícias recentes.
Tenho particular atenção a tudo o que diz respeito ao Bachile e á C CAÇ 16 onde estive de Junho de 1972 a Março de 1974 como 1º cabo de Reabastecimento de Material.
Foi com muito interesse e alguma emoção que li o texto do camarada Carlos Silva, sobre a experiência vivênciada quando voltou á estrada Teixeira Pinto -Cacheu e passando pela nova ponte Alferes Nunes, visitou o espaço onde estava situada a C CAÇ 16.
Tenho procurando saber algo sobre o que é hoje o Bachile, mas não encontro muita informação pelo que gostaria que alguém que lá tenha estado mais recentemente, possa partihar.
Como nota final, informo que o meu primeiro comandante de companhia foi o ex capitão José Martins, com quem tive o prazer de contactar telefónicamente em Junho.
Um abraço
António Branco