terça-feira, 26 de maio de 2009

Guiné 63/74 - P4416: Memória dos lugares (26): Bambadinca, CCS/BART 2917, 1970/72 (Arsénio Puim, ex-capelão)

1. Mensagem do Benjamim Durães, que vive em Palmela e tem sido o grande dinamizador dos convívios da malta da CCS / BART 2917 (Bambadinca, 1970/72) e undidades adidas (já vão em três edições: Setúbal, 2007; Viseu, 2008; Viana do Castelo, 2009):

Luís,

Depois de ler este teu poste (*), recordei-me de um E-Mail que o Puim me enviou em 31de Maio de 2007 pelas 22,25 horas, e que passo a transcrever:

Amigo Durães

Na impossibilidade de estar presente, este ano, no encontro da Companhia[, em Setúbal] (**), envio-lhe uma pequena mensagem, como lhe havia dito, que gostaria fosse apresentada na reunião em Setúbal.

Cumprimentos sinceros – Arsénio Puim


VILA FRANCA DO CAMPO / AÇORES

QUINTA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2007 - 22:25:04

Ainda não é neste 36.º ano depois da minha saída da Guiné, [em Maio de 1971,] que tenho a alegria de voltar a encontrar-me com os soldados da minha CCS. Será num próximo ano, se Deus quiser.

Não quero, porém, deixar de estar presente no vosso encontro, enviando-vos uma saudação especial e dando-vos também algumas notícias da minha parte.

Desde [Maio de] 1970, Bambadinca passou a ser, sem dúvida para nós todos, uma referência geográfica e vivencial inapagável e, em certa medida, determinante. Recordo-a com agrado:

o quartel,
a igreja da Missão,
a tabanca,
o Geba,
o macaréu,
os tornados e as trovoadas,
alguns nativos, etc.

Recordo-vos com muita simpatia e tenho muita honra em ter sido o vosso capelão desde a serra do Pilar até ao planalto de Bambadinca, embora considere que ser capelão militar em situação de guerra é a função mais complexa e difícil de exercer no Exército, como também na Igreja.


Conservo, porém, muitas recordações boas da nossa vivência em comum no dia a dia, a vossa alegria, lembro as nossas festas, os nossos convívios e serões musicais, estou mesmo a ouvir ainda o Povo que lavas no rio, admiravelmente cantado pelo então grande sargento Brito [, o 1º sargento da CCS, hoje major reformado] (***) .

Entre as memórias gratificantes relacionadas com a minha estadia na Guiné, destaco também uma cena que se passou numa altura em que algumas mulheres nativas, com os seus meninos, foram capturadas e estiveram retidas no quartel, junto da Administração (*).

Eu aparecia por lá ás vezes e levava leite e bolachas aos miúdos - o mais novo tinha apenas cinco dias.

Quando foram libertadas, manifestaram ter qualquer coisas para me dizer. Dispostas em fila, com os meninos junto de si, uma delas, com aquela solenidade africana muito própria, tomou a palavra e o cipaio foi traduzindo: Que estavam muito contentes com o "alfero”, porque o “alfero é amigo dos mininos”, e que iam pedir aos irãs para darem ao “alfero” tudo na vida.

Sem dúvida, foi mais uma bênção que me tem acompanhado no meu trajecto de vida até hoje.

Pós Bambadinca e pós breve estadia em Bissau e em Lisboa, voltei à paz da minha pequena ilha de Santa Maria e exerci ainda o sacerdócio por algum tempo. Tirei, entretanto, o curso de enfermagem, com a intenção de ser padre profissionalizado.
Acabei, porém, por requerer a redução ao estado laical e casar, em 1979, com Maria Leonor, também enfermeira.

Temos dois filhos, que estão a estudar em Lisboa.

Há mais de vinte anos vivemos na ilha de São Miguel, na localidade de Vila Franca do Campo, estando eu já aposentado, com o bonito rol de 71 anos de idade.

Daqui, quero expressar, neste momento, a minha homenagem respeitosa a todos os nossos companheiros do Batalhão que encontraram a morte tanto no exercício da sua comissão de serviço na Guiné, como já depois do regresso a Portugal.

Finalmente, para a nossa CCS um grande abraço, com amizade, com os melhores votos, com a minha gratidão! (****)

Arsénio Chaves Puim

___________

Notas de L.G.:

(*) Vd. poste de 25 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4412: Dando a mão à palmatória (20): O Arsénio Puim, capelão do BART 2917 (Bambadinca, 1970/72), só foi expulso em Maio de 1971

(**) Vd. poste de 13 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1843: Convívios (16): O 1º encontro da CCS do BART 2917, em Setúbal, 9 de Junho de 2007 (Jorge Cabral)

(***) Vd. poste de 7 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3582: Cancioneiro de Bambadinca (2): Brito, que és militar... (Gabriel Gonçalves, ex-1º Cabo Cripto, CCAÇ 12, 1969/71)

(****) Vd. último poste da série > 20 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4387: Memória dos lugares (25): Bafatá (Fernando Gouveia)

Sem comentários: