segunda-feira, 25 de maio de 2009

Guiné 63/74 - P4410: Cancioneiro de Bambadinca (4): Romance do Padre Puim (Carlos Rebelo † )

Lisboa > 24 de Maio de 2009 > O Arsénio Puim, na casa dos seus filhos, estudantes universitários, à conversa com uma antiga paroquiana e amiga do Padre Mário de Oliveira (também conhecido por Padre Mário da Lixa), a Maria Alice Carneiro, esposa do Luís Graça. Durante a guerra colonial, foram seguramente os dois casos mais conhecidos, pelo menos públicos e notórios, de conflito de ruptura, por razões de consciência, de capelães militares com Exército...

Em Maio de 1971, "por volta do 13 de Maio, talvez antes, a 10, 11 ou 12", o Alf Mil Capelão da CCS do BART 2717 (Bambadinca, 1970/72) foi intimado a comparecer em Bissau para receber a guia de marcha, de volta à sua terra, por ter sido considerado uma figura indesejável no CTIG... O seu quarto e os seus objectos pessoais foram revistados, não por agentes da PIDE/DGS, mas por dois oficiais superiores do comando do batalhão.... O seu diário foi, abusiva e ilegalmente confiscado... (É uma história a ser recontada, muito proximamente, aqui no nosso blogue).

Por sua vez, o Padre Mário de Oliveira, da diocese do Porto, foi capelão militar do BCAÇ 1912 (Mansoa, 1967/69). tendo sido expulso em Março de 1968, menos de cinco depois da sua chegada ao CTIG, uma história já aqui contada, na I série do nosso blogue (*)...

O Puim considera-se duplamente maltrado pela instituição militar e pela hierarquia religiosa. À data era capelão-mor, no CTIG, o Padre Gamboa, que tinha o posto de major, coordenando e supervisionando todo o trabalho de capelania (Vivia, em instalações próprias, em Bissau, conhecidas por Vaticano). Em Fevereiro de 1971, o Puim ainda tinha participado, em Bolama, num retiro espiritual, com os demais capelães da Guiné, dirigido pelo Major Capelão Gamboa. Houve discussão acesa, foi discutido o papel dos capelães na guerra colonial, a posição da Igreja, etc.

O mais importante é dizer, aqui no nosso blogue, que o nosso camarada Arsénio Puim, com os seus 73 anos, está vivo e recomenda-se. O novo membro da nossa Tabanca Grande, já começou a (re)organizar as suas memórias. Promete publicar algumas notas do seu famoso diário (que lhe foi devolvido pelo Exército a seguir ao 25 de Abril, embora censurado, rasurado e amputado de uma ou mais páginas)...

Tive o grande prazer de o abraçar no domingo à tarde, como prometido... Ele regressa a São Miguel, na 3ª feira. E fez-nos uma sugestão: que um dos próximos convívios da malta de Bambadinca ou do blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné seja realizado nos Açores, onde de resto há muitos antigos combatentes que estiveram no CTIG... Também ele, durante muito anos, se recusou a falar do seu tempo da Guiné e só este ano veio, propositadamente, ao 3º convívio da CCS do BART 2917 (**), onde tinha/tem muita gente que o admira(va) e acarinha(va)... Como era o caso do nosso malograo camarada Carlos Rebelo, falecido em 6 do corrente, e que passa a figurar, de pleno direito, a partir de hoje, na lista dos amigos e camaradas da Guiné. Juntamente com o Zé Neto, é o segundo membro do blogue, já falecido (***).

Foto: © Luís Graça (2009). Direitos reservados


1.
Mensagem do Benjamim Durães (ex-Fur Mil, Pel Rec Inf, CCS / BART 2917, Bambadinca, 1970/72):

Luís, depois de ler a mensagem do Puim no nosso blogue (****), a mesma me fez recordar uns versos feitos pelo ex-Furriel Mil Sapador Carlos Rebelo (falecido no passado dia 6 de Maio), que ele escreveu em 2007 e me entregou para ser lido no 1º Encontro-Convívio da CCS/BART 2917 que se realizou em Setúbal, os quais foram já publicados na revista dos Serviços Sociais da CGD - Caixa Geral de Depósitos.

Assim, e em memória do Carlos Rebelo, aqui transcrevo os versos, intitulado Romance do Padre Puim.

Um Abraço
DURÃES
_____________

ROMANCE DO PADRE PUIM
OU UM EPISÓDIO DA GUERRA COLONIAL
(PARA O PADRE PUIM, ONDE QUER QUE SE ENCONTRE, TANTOS ANOS DEPOIS) (*****)


FOI MAIS OU MENOS ASSIM
QUE SE PASSOU COM PUIM,
PADRE DAQUELA FORNADA
DO VATICANO SEGUNDO
E CAPELÃO MILITAR:
CRITICOU A HIERARQUIA
POR USAR E ABUSAR
DOS PRISIONEIROS DE GUERRA,
VELHOS, MULHERES E CRIANÇAS,
QUE A TROPA EM SUAS ANDANÇAS
TRAZIA AO AQUARTELAMENTO.

PADRE PUIM PREDICAVA
CONTRA O FACTO E APONTAVA
CERTOS ACTOS DESUMANOS
QUE O EXÉRCITO PRATICAVA.

ISTO CAIU MUITO MAL
NO GOTO DE UM GENERAL
QUE PÔS A PIDE EM ACÇÃO:
PUIM FOI NOTIFICADO
E DIGAMOS CONVIDADO
A CALAR-SE, OU ENTÃO…

ENTÃO FOI O QUE ACONTECEU:
PADRE PUIM FOI DETIDO
E DE IMEDIATO TRAZIDO
DESDE O MATO À CAPITAL
PARA FALAR COM O TAL
NO SEU QUARTEL GENERAL.

REAFIRMOU O QUE DISSE
E ATÉ DISSE INDA MAIS:
QUE NÃO GOSTAVA DA GUERRA
E POUCO DE GENERAIS.

E DISSE QUERER SABER
QUAL A RAZÃO DE TER SIDO
DEMITIDO.

AQUI O TAL GENERAL
ESCUSOU-SE A DIZER TAL,
MAS PERANTE A INSISTÊNCIA
E O TOM DE VEEMÊNCIA
DOS PROTESTOS DE PUIM,
RETORQUIU-LHE ASSIM:
- DIGAMOS QUE O SENHOR FOI
CONSIDERADO INDESEJÁVEL
AO C.T.I.G. (1).

PADRE PUIM PERGUNTOU:
- SIM? MAS, PORQUÊ?
AO QUE O GENERAL REPETIU
O QUE ANTES JÁ DISSERA,
E ASSIM,
UMA, OUTRA E OUTRA VEZ.

FICOU À ESPERA PUIM
DA EXPLICAÇÃO QUE NÃO VINHA,
ATÉ QUE DISSE O QUE DISSE:
- SE EU SOU INDESEJÁVEL AO C.T.I.G.,
O C.T.I.G. É INDESEJÁVEL PARA MIM.
BOA TARDE!

VIROU AS COSTAS, SAIU
NUNCA MAIS NINGUÉM O VIU
A FALAR COM GENERAIS
E OUTROS ASSIM QUE TAIS.

EU, QUE FUI SEU AMIGO,
SEI DOS CUIDADOS E DORES,
QUANDO ENTROU NO AVIÃO,
DE REGRESSO AOS AÇORES
DONDE ERA NATURAL,
E ENTÃO UM SIMPLES PADRE,
ANTES DE SER CAPELÃO
NO EXÉRCITO DE PORTUGAL.


(1) Comando Territorial Independente da Guiné


CARLOS REBELO (†)
ex-Fur Mil Sapador da CCS/BART 2917

[Revisão / fixação de texto para esta edição no blogue: L.G.]
____________

Notas de L.G.:

(*) Vd. poste de 14 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCL: Capelão militar por quatro meses em Mansoa (Padre Mário da Lixa)

Vd. também poste de 27 de Junho de 2005 > Guiné 60/71 - LXXXV: Antologia (5): Capelão Militar em Mansoa (Padre Mário da Lixa)

(**) Vd. postes de:

18 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4372: Convívios (131): CCS / BART 2917 (Bambadinca, 1970/72), com o Arsénio Puim e os filhos do Carlos Rebelo (Benjamim Durães)

19 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4378: Arsénio Puim, o regresso do 'Nosso Capelão' (Benjamim Durães, CCS/BART 2917, Bambadinca, 1970/72)

(***) Vd. poste de 7 de Maio de 2009> Guiné 63/74 - P4301: In Memoriam (22): Carlos Rebelo, a última batalha (Abilio Machado, ex-Alf Mil, CCS / BART 2917, Bambadinca, 1970/72)

(****) Vd. poste de 23 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4404: CCS do BART 2917: a emoção do reencontro, 38 anos depois (Arsénio Puim)

(*****) Vd. postes anteriores da série Cancioneiro de Bambadinca:

8 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3586: Cancioneiro de Bambadinca (3): Mais versos de O Bando, a CCAÇ 12 do Srgt Piça (Tony Levezinho / Gabriel Gonçalves)

7 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3582: Cancioneiro de Bambadinca (2): Brito, que és militar... (Gabriel Gonçalves, ex-1º Cabo Cripto, CCAÇ 12, 1969/71)

24 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1695: Cancioneiro de Bambadinca: Isto é tão bera (Gabriel Gonçalves)

Sem comentários: