domingo, 28 de junho de 2009

Guiné 63/74 - P4596: Tabanca Grande (156): O açoriano Tomás Carneiro, ex-1º Cabo Cond Auto, CCAÇ 4745 (Binta, 1973/74)

1. Mensagem de Tomás Carneiro, ex-1.º Cabo Condutor da CCAÇ 4745/73 - Águias de Binta, o nosso novo camarada que veio expressamente dos Açores ao IV Encontro da Tertúlia (*), e que agora se apresenta à Tabanca Grande, em mensagem com data de 24 de Junho de 2009:

Apresento-me, Tomas Carneiro, ex-1.º Cabo Condutor da CCAÇ 4745 - Aguias de Binta

Caros amigos,
Como alguns já sabem quem eu sou, aqui vai um texto.

Eu estive na Guine entre 1973 e 1974. Era Condutor e cheguei à Guiné no dia 8 de Julho de 1973.

Fiz a viagem de avião. Chegados a Bissau estavam à nossa espera para nos levar, mais a bagagem para o Cumere. Pela estrada fora, uns em pé outros sentados, o saca do condutor mandava-nos baixar por causa do inimigo, estava a gozar com os piras, é claro que o faziamos, porque estavamos todos acagaçados. Chegados ao Cumeré, fomos para as casernas e ficámos por ali o resto do dia.

No domingo começa o IAO, dias depois embarcamos para Binta a bordo de uma LDG. Chegados a Binta, perguntámos:
- Onde estão as casernas?
- Não há casernas para ninguém.

Toca a dormir num barracão grande que lá havia, colchões de ar espalhados pelo chão e cada um que se cuide. Como condutor nunca dormi no mato, ia deixá-los lá e voltava ao quartel.

Fizemos colunas a Farim sem nenhum problema, mas eis que chegou o dia 24 de Setembro de 1973. Coluna para Farim, falta um carro e o Capitão diz-me para arranjar mais um. Vou ter com o Cabo Jacinto que estava sentado a olhar o rio Cacheu e digo-lhe para avançar a mando do Comandante. Ele barafusta comigo que não quer ir, mas um pouco mais tarde aparece, estava eu com o carro logo a seguir ao rebenta minas. Olha-me a rir e põe o seu 411 entre as duas Berliet. Dali a pouco arrancámos, não sei quanto tempo depois ele pisa uma mina anticarro e foi pelos ares. Com ele iam mais dois furrieis. O Jacinto ficou em muito mau estado. Quando pude fui vê-lo, estava a gritar com dores e a pedir água.

Depois de chegar o pessoal de Farim, seguimos, ele foi para a enfermaria e aguardávamos por noticias boas. Por volta das 13 horas ele estava junto do Dornier, mas já estava morto. Foi muito triste porque era um bom companheiro. Aquele dia marcou-me porque eu penso que tive qualquer coisa a ver com a sua morte, de tanto insistir com ele para avançar.

Desde o meio do Atlântico um abraço para todos.

Tomás Carneiro


2. Comentário de CV

Caro camarada Carneiro, bem-vindo à Tabanca que já conheces razoavelmente, porque nos deste o prazer da tua companhia no nosso IV Encontro.

A tua história de entrada não é nada alegre, antes pelo contrário, denotando que ainda sentes um complexo de culpa pelo que aconteceu ao teu camarada Jacinto (**). Infelizmente toda a gente que morreu, foi vítima do cumprimento de uma ordem que alguém lhe deu. Tu apenas foste o transmissor do mando do teu Comandante para ele.

O acaso quis que fosse a viatura do Jacinto a passar por cima da mina, mas podia ter sido a tua.

Está na hora de tirares esse peso de cima de ti.

Quando puderes manda uma foto do teu tempo de Guiné

___________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 22 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4560: IV Encontro Nacional do Nosso Blogue (6): De São Miguel, Açores, com emoção e amizade (Tomás Carneiro, CCAÇ 4745, 1973/74)

Vd. também poste de 21 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4556: IV Encontro Nacional do Nosso Blogue (2): Os meus agradecimentos (José Pedro Neves, CCAÇ 4745, Águias de Binta )

(**) De seu nome completo, Manuel Jacinto Carreiro de Almeida Custódio, 1º Cabo Condutor Auto.

1 comentário:

JD disse...

Caro Tomás
Sê bem-vindo. Na Ortigosa foste-me apresentado por um tipo que parecia maluco de surpreendido, o Neves, que ainda devia estar a cantar o fado, a ver se já o tinha aprendido.
A tua estória na apresentação não foi alegre, mas outras, e diversificadas, vão seguir-se. Faço votos.
Um abraço
JD