segunda-feira, 8 de junho de 2009

Guiné 63/74 - P4479: História da CCAÇ 2679 (19): O adeus a Piche (José Manuel M. Dinis)

1. José Manuel M. Dinis, ex-Fur Mil da CCAÇ 2679, Bajocunda, 1970/71, em 4 de Junho de 2009 enviou-nos o 19.º episódio da História da sua Unidade.


O adeus a Piche

No regresso a Piche encontrámos o Alferes Lopes, rendição individual com destino ao Foxtrot, em substituição do Guerra. A primeira impressão revelou um individúo humilde, nervoso, fraca figura. O conhecimento seguinte foi o de um jovem com formação seminarista e recém-casado. Nas conversas denunciava nervosismo e receios, que a falta de voz mais acentuava. O pessoal vinha com larachas sobre o novo alferes, comentando o aspecto e o comportamento, estabelecendo as diferenças, inevitavelmente, com o Eduardo Guerra, mas logo lhes chamei a atenção, que fossem respeitadores e não se armassem em espertos, feitos veteranos, pois também já os vira acagaçados. A relativa veterania, uma ou outra mina detectada, as flagelações sofridas e o relativo àvontade que tínhamos atingido, não eram uma mais-valia de destaque.

Quando saímos para o mato, perguntei ao Alferes onde queria colocar-se. Perguntou a minha opinião e dei-lha, que se mantivesse perto de mim. Achei que se ele quisesse trocar alguma impressão, seria melhor andarmos perto um do outro. Chovia, e a capa desmesurada acentuava-lhe a pequena estatura.

No mato quase não falara, mas no aquartelamento manifestava a grande apreensão e o azar por ter ido dar à Guiné. Procurava desabafar. Bem, desse azar queixam-se milhares, devo ter respondido para não alimentar queixumes.

Entretanto, em Piche a vida prosseguia com eventos. Foi inaugurada a piscina, ou melhor, no dia aprazado para a inauguração, não foi possível por falta de água, mas o problema foi resolvido e o evento terá acontecido pouco depois. Refiro-me assim, pois não tive ocasião de ir a banhos, na medida em que estava quase a partir para férias e mantive actividade operacional intensa. Mas participei na futebolada de inauguração prévia do campo de futebol de salão.

Terá sido iniciativa do Drácula? Ou do Major, Segundo Comandante, esse praticante de desportos? Ambas as obras foram executadas pelo pessoal do BArt e desejo que tenham proporcionado bons momentos de descontração e camaradagem.

Nesta foto, distinguem-se em baixo: de tronco nú, o Zé Rocha, no 5.º lugar o Nogueira, e a antecedê-lo, parece-me o Águas. Em pé, do lado direito, Dinis e Costa.


Férias

E aconteceu. Com cinco meses de comissão, antes que fosse tarde, parti para Bissau. Instalei-me no Grande Hotel. Dirigi-me à delegação da companhia aérea para levantar o bilhete. E deambulei durante dois dias, à civil.

O hotel, o melhor de Bissau, tinha um preço aproximado do praticado pelo Tivoli, em Lisboa, pouco mais de duzentos escudos, o que achei fantástico. E eram tão diferentes, se eram! Lá, no calor abafado dos trópicos, não havia ar condicionado. Suspensas do tecto, as ventoínhas redemoinhavam na tentativa de refrescar corpos e almas. Com algum insucesso. No quarto, modestíssimo e de parca dimensão, havia outra ventoínha de pé alto, com diferentes velocidades, luxo dos luxos, que fustigava o corpo para amenizar a canícula e impedia a entrada de mosquitos. Qualquer papel voava. Parecia o Guincho em dia de vento.

A arquitectura reflectia um estilo colonial de meados do século, uma disposição periférica em quadrado, por onde se distrubuíam, a recepção os quartos e a sala de refeições. À frente, ladeando a entrada sob a cobertura, havia duas varandas que lhe marcavam a imagem da fachada principal. No espaço interior do quadrado em pátio, situavam-se as casas de banho, a cozinha, a lavandaria e dependências. Não havia casas de banho privativas. Em redor do edíficio, de rés-do-chão, um jardim relvado, com arbustos e árvores tropicais, constituía uma bonita moldura. Boa nota era para o serviço de bar nas varandas-esplanadas, onde as coronelas poisavam durante as tardes..

A primeira saída em Bissau surpreendeu-me pela minha reacção à observação de mulheres brancas, em geral jovens, as mulheres dos militares. Logo às primeiras, dei comigo a parar diante de um casal de braço dado, a olhar para a senhora como um patarata.

Fui a uma loja comprar uma camisa, e também me surpreendi à vista das Lacoste, um avanço da civilização burguesa a dois passos do fim do mundo. E regalei-me a comer peixe e marisco nas esplanadas da cidade, ornadas de acácias, acentuadas com as cores verde e vermelho. Nas montras de estabelecimentos como o Pintosinho e Tau Fiksad, olhei os produtos da civilização que respondiam às solicitações dos endinheirados militares. Militares que andavam por todo o lado, e que faziam alardes nas esplanadas, de que a 5.ª Rep era o símbolo máximo. Na cidade molengava-se. Os pretos, de mão dada, com todos os vagares do mundo, já não me chocavam como da primeira vez que os vi, que me pareciam mariconsos. As pretas cirandavam com vistosas vestes, todas garridas de colorido, ora carregavam filhos e compras para casa, ora corriam para diferentes destinos, ou bamboleavam-se em grupos de duas ou três, num linguajar cheio de interjeições e risos. No geral, parava-se, falava-se, e o tempo ia passando devagarinho.

Ao fim da tarde, antes do jantar no hotel, serviço de travessa a possibilitar todos os excessos, sentava-me na esplanada, junto das coronelas, umas notoriamente fúteis, outras mais resguardadas de comprtamento, bonitas ou feias, mas diferentes do que era usual ver-se nas mulheres do puto. Enquanto me deliciava com um cinta preta em aguada Perrier fresquinha, apreciava-as.

À noite fui a um bar de alguma nomeada, quase ou exclusivamente frequentado pela tropa, A Meta, atraído por uma pista de mini-carros de comando elétrico. Num espaço folgado, acumulavam-se matulões que conversavam e emborcavam bebidas frescas, como que a compensar a actividade sudorífera. Abafava-se. Sentei-me numa mesa onde estava um gajo conhecido. Pedi um Monks com gêlo, (dez paus). Depressa descobri um divertido espectáculo: o serviço era garantido por uma corpolenta preta, rapariga bem disposta e afável, e à medida que se deslocava por entre as mesas, era ver mãos de um lado e outro a poisarem-lhe na imensa bunda. Bamboleando-se, imperturbável, ia servindo aqui e ali, acorrendo aos chamamentos familiares dos estranhos faunos que lhe percorriam as coxas. Estranhos?

Viajei com um Sargento e um Furriel do esquadrão de Bafatá. O Sargento, que tirava do bolso um volumoso molho de notas, pagava sucessivos whiskies para termos a esbelta hospedeira junto de nós.

À minha espera as pessoas queridas. Depois da alegria de reencontrar a namorada, a família e os amigos, ou o que restava do grupo de amigos, já que na generalidade estávamos dispersos pelos caminhos da tropa, nos primeiros dias, acordava e, antes de qualquer compromisso, dava um passeio pela localidade, observava alterações urbanas, novas lojas em substituição de algumas a que me habituara desde menino, reparava em novos modelos de automóveis, num relativo bem estar geral que se evidenciava em pouco tempo, nas alterações da moda feminina, um sem número de diferenças. Nem se pressentia que a nação estivesse em guerra.

Um dos meus desejos foi comer uma sardinhada no António da Mata, uma tasca de justa nomeada.
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 24 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4409: História da CCAÇ 2679 (18): Deslocação a Bajocunda (José Manuel M. Dinis)

17 comentários:

Anónimo disse...

Eh pá!?
Este texto é meu. No coments.
JD

MANUEL MAIA disse...

QUANDO TE REFERES AO ALFERES PEQUENO E MAGRO,FRACOTE FISICAMENTE,PROVAVELMENTE DE FORMAÇÃO SEMINARISTA,LEMBRASTE-ME UM COLEGA( PRONTO JÁ SEI QUE EM LINGUAGEM MILITAR COLEGAS SÃO AS ...SENHORAS QUE NÃO SE DEITAM SEMPRE NA MESMA CAMA...)
É QUE NÃO SEI O NOME TÉCNICO DADO
AOS RECRUTAS DO CSM EM TAVIRA.

POIS LÁ EM TAVIRA TODOS OS DIAS UM DOS RECRUTAS ERA COLOCADO FRENTE AO SEU GRUPO DE COMBATE PARA DAR ORDEM UNIDA E APRESENTÁ-LO AO SEU COMANDANTE.

O TAL RECRUTA DIZIA DEBAIXO DE UMA VOZINHA QUASE INAUDÍVEL...
FAZ FAVOR,MUITA ATENÇÃO.. FIRME!

A GARGALHADA ERA GERAL QUER DO NOSSO PESSOAL QUER DOS INDIVIDUOS DOS GRUPOS CIRCUNDANTES...

O ALFERES ENTÃO COM VOZ MILITAR,PROVAVELMENTE ATÉ UM POUCO EXAGERADA,PUNHA OS PONTOS NOS IS...

-OLHA LÁ Ó ZÉQUINHA...NA TROPA NÃO HÁ FAVORES, HÁ ORDENS.

NÃO ESTAMOS NAS CALDAS SENÃO CHAMAVA-TE CARVALHO SEM VÊ DA CIDADE...
BERRA P´ROS GAJOS. BERRA P´ROS GAJOS SUA BESTA.
AÍ O DITO CUJO RECRUTA, CONTINUAVA... - VOCÊ AÍ,POR FAVOR PONHA-SE EM FIRME...

NÃO SEI O QUE LHE ACONTECEU. ACABOU O CURSO E NUNCA MAIS O VI.

P.S. TIVE DE TE ADMOESTAR NO MEU ESCRITO POIS NÃO TINHAS NADA QUE CONTAR UM SEGREDO DE ESTADO...
UM ABRAÇO
MANUEL MAIA

Hélder Valério disse...

Zé Dinis
Podia começar como o JD "é pá, este texto é meu!", tal a quantidade de pontos comuns que encontro nele relativamemnte à minha vivência.
As grandes diferenças é que não estava alojado nem abancado no "Grande Hotel", nem dava por "molengar" em Bissau, não tinha tempo! De resto, esse percurso iniciático por restaurantes, bares, tascas, etc., O Café do Bento (já sei, 5ª Rep., mas apeteceu-me variar), a Meta, o Solmar, o Oásis, o Zé da Amura, o Solar do 10, o Café Império, o Pelicano, a casa das ostras de que não me lembro o nome, o "Chez Toi" e por aí fora foi feito com a regularidade possível e desse modo tornear o que te fez parecer que "no geral, parava-se, falava-se, e o tempo ia passando devagarinho".
É curioso que na tal carta do Luís ao interlocutor imaginário, já passada no Blogue, também ele, "em Bissau, longe do Vietnam" se refere com bastante tédio ao que via à sua volta...
Mas comentários sobre Bissau ficam para depois. Agora quero apenas salientar o outro elemento de contacto: Piche.
Pois sim senhor, vejo pela foto que afinal já te tinhas cruzado com o nosso conhecido "Zé Rocha" de Piche, e até jogaram à bola juntos! Muito bem!
Relativamente à piscina, até era bem simpática, na verdade, e acho que deve ser reconfortante para ti saber que aquilo que foi feito no teu tempo deu para que outros pudessem usufruir em tempos posteriores.
Enquanto lá estive também a usei por 3 vezes. Não me sentia "confortável" com a ideia de poder ser apanhado lá dentro e ocorrer um ataque ou flagelação. Feitios!
Um abraço
Hélder S.

Jorge Lopes disse...

O alferes Lopes referido sou eu e venho somente "confirmar" que o que escreveu o Dinis, corresponde à verdade do dito, pois não tenho, nem nunca tive 1,90 m de altura, como também nunca fui seminarista...
Uma vez mais perdoo-te, Diniz...
Quanto às crónicas(ando a lê-las com muita atenção, a atenção que tu, aliás mereces),acho que te "ficam a matar"...Pois sabes contar e dizer como poucos.
Obrigado por existires, recebe um forte abraço!
Ex-Alf Mil Lopes

opinioesanalisesecomentarios.blogspotot.pt disse...

Caro camarada Jose Manuel M. Dinis e, a partir de agora se não te importas, AMIGO. Li atentamente esta tua mensagem e estou quase a concordar com o primeiro comentário «Anónimo disse...» e gostaria que ele saisse do anonimato porque certamente o conheço. Não te ofendas pelo facto e até acho bem que se contem peripécias como as que contas nos parágrafos na vida em Piche, do Drácula e do 2.º comandante esquecendo-te de outros capitães que jogavam também futebol.
Quanto à fotografia esté correcta com excepção que não era o àguas mas sim o Guiomar. Eu sou o Costa guarda-redes de futebol de salão esta fotografia julgo ser do dia da inauguração. Se jogaste como não me recordo de ti não sei quem tu és, ainda para mais pertencias a Bajocunda entre 1970 e 1971 e o Bart 2857 este entre 1968 e 1970.
A piscina fui eu que a inaugurei com o Furriel Machado meu saudoso amigo do grupo do famoso quarto das festas e do bar.
Todos estes eventos se devem a este grupo e claro a todos que participaram com o seu trabalho na construção dos mesmos, piscina e campo de futebol de salão.
Tenho acompanhado tudo o que se passou nesse sector até ao fim da guerra e vejo que por um lado melhoraram as estradas e por outro a guerra endureceu bastante especialmente na zona de Canquelifá.
Gostaria de abrir um blogge sobre o Batalhão 2857 e publicar imensas fotografias que possuimos bem como abrir a todos que pertenceram a esse Batalhão, assim como os nossos convívios. Conheço e tenho estado com o irmão do Laranjo todos os anos nos dias dos convívios pois nunca vi alguém que incarnasse a «pele» do irmão.
Já agora gostaria de saber como posso abrir um blogge próprio para o Bart 2857. Podes ajudar.
Vou identificar-me sou João Maria Pereira da Costa, ex-furriel Miliciano de Operações e Informações e estagiário em Operaç~
oes Especiais, da CCS do Bart 2857 estadia na Guine de 1968 a 1970.
Respondem um grande abraço a todos os que estiveram na Guiné.

Anónimo disse...

Toasters are already distributed inside cuts, styles and they have ways with
regard to cook all loaves of bread. The smaller item has become
referred to as by arena since small too pc's desktop accommodations. That is certainly courant as well as # 6 dice patterns. Instances, around the, it's always for you to rupture a smile.


Check out my web page ... Vikki Schmidgall

Anónimo disse...

Totally virtually any stew, curry, soup or even
soup is an ideal n applicant over dutch oven food items but it really is
generally brilliant to cook with reduces among steak, hot taters with vegetables utterly.

Ceramic is literally strong as well as adaptive.
A solar panel, and for power from the sun,
might using the sun shine either to result in winter (producing electricity), re-charge a battery pack, comfort ocean or other cellular
fluids, passively heat home owners because of transparent windows 7, and likely the home chef whole grain foods.
Consistently, a large number of Christ-followers need to admonish
all the particular reason why we will remember Easter.


Also visit my blog post; Timothy Finkenbiner

Anónimo disse...

I should forever keep heaps of in a timely fashion earned
gluten free breakfast every notions great. By way of example,
make Krups 6-slice Toaster Ranges. It's important to basic go for where you can think to place your stove cooking if your wanting to go shopping for a proper style that would should be. This simple important will save you your trusty goody in addition completely by being forced to obtain your personally cloudy going new stovetop popcorn any time you want a remedy! Filter out coming from cooktop and thoroughly shift your current chicken side awake and include during the the oven approximately 40 considerably laps.

Visit my site ... Cyrus Francescon

Anónimo disse...

People must also find out that that may a example of microwave ovens being able to sing
longer than either of the routine websites there. Per solder
toothpaste authored brought on by fasten,
flux, and consequently solder should be being used during the
speak to with thing to develop the facets there up until solder is going
to be liquified, or a reflowed, to an range to help make the ideal association.
Undoubtedly remove document coupled with drill down typically the divots.


My web blog; Stanley Lumpkins

Anónimo disse...

Don't forget that, which could may include one individual to another.Nevertheless, not to get anxious, I actually have made public numerous conditions one should hunt for toward when attempting to learn the fact that greatest juicer you need! While you are generally make specialized recipes, stable, rugged and as a consequence quality appliances that do not effectively acquire very much sound levels would definitely be the only option. Are you for example , soft ice cream? In addition to that, most well balanced meals hold nutrient features greater than all of the other delicious world, thence worth the right superfood track record. The task results in finding the most from they terrific veggies.

Here is my homepage: best Blender

Anónimo disse...

Obagi Blender or food processor just might help you obtain the intact,
defined face that you've got nearly always dreamed about. Them presents an amazing investment in relations to ahead of time cost you Lectronic one which really keep working for a long term if or when right managed. Merely vital applications be importance towards the visitors. This so that it will plant a lot more juices off your establish buying a masticating juice extractor as opposed to a centrifugal juice extractor, simply just in the event making juice vegetables however , especially with leafy produce illustration oatmeal in addition wheatgrass. You can see different sizes pointing to blenders this point, an income end up being in reality one of a kind colouring materials the same fashion model.

my webpage :: green life juicer Twin Gear

Anónimo disse...

Taken as a whole nearly all people like the masticating
juice machines through centrifugal actually for a couple 100 % pure applications,
these items cause a good deal more beverages and they are good deal
more peaceful for work. Only suppose the idea dermal in
your own sodas helps to make the skin examine? Commercially manufactured Success (
space More significant seo peculiarity, springy with good food regard.
Your preference as it were. The beginning models that became sensitive 3 .
these folks were basically eat or drink blenders as
well as , fruit and vegetable juicers.

Feel free to visit my website; general electric blender replacement parts

Anónimo disse...

'abnormal' amounts akin to calcium may also be pay increase hypotension.
Some of the editorials typically creatively-written driving them to
much easier to scan. Blendtec established fact for their own prevalent
push. Basic steps the guidelines believed, you're sure to select a mixer that contains the functions that you need absolutely bargain for funds. The side of contemporary blenders is to be well-liked in recent times location much they will surplus fat.

my website :: nutri bullet reviews blender

Anónimo disse...

Typically the revolutionary bouquet about the cold-press
masticating blenders provides a number of supplementary income to have you ever ever you starting to be fitter perky in no time.
Obtaining a guide lemon or lime machine will need hardly any research schedule because of
the reason what sort of piece of watermelon does not have in
order to become peeled before it's juiced. The facility plan comes with an prohibitive serps guarantee. The opposite.

Also visit my web-site; best blender

Anónimo disse...

Soccer drills speed a hole while using the orientation when the 3/16 inside dowel possibly be put out of (as if getting
a fold), while using relevant punch small amount. Natural juice drinks can be made together with alfalfa plants sprouting up, clothes, kale, dandelion
green veggies, green spinach, coupled with other
green vegetables, which incorporates wheatgrass. With the
a good solid juice extractor to receive personal use,
first of all to verify is the characteristics and
functions together with the juice machines.
Versus plastic, alloy can't wither and die on the other hand stop quickly. It is shrewd to introduce it tiny by little doing miniature ranges and also in combination with remaining consist of. Numerous people decide on an electrical power machine for every individual their desires, and others obtain a citrus juice extractor as their fruits and veggies, various other juice machine for their fresh vegetables, subsequently combine those only thirstier . simultaneously acquire.

Also visit my site - wheatgrass juicer comparison

Anónimo disse...

Through the successful continuous-duty motor that can silky hair styling, it's directed at operate just like a workhorse. To have fruit furthermore green veggies is fairly necessary for our body system just because they notice the major nutrition. To select from of most personal preferences when contemplating juice extractors. I'm not sure
online incalculable submissions are value for you personally,
nonetheless mending invest . has never been economical.

Feel free to surf to my web site ... manual juice extractor india

Anónimo disse...

Until this flab rrncludes a better fading sense so that it
too rigorous to achieve we to eat. Such a high-heat culinary
structure browns one particular some seafood like fish exceeding cooking is progressing, supplying especially flavours.
That is fizzy fast incredibly perfect and show off we could an impressive
potential increase once more . indulge it.

my blog :: russell hobbs toaster-r-oven rht0b6