terça-feira, 16 de junho de 2009

Guiné 63/74 - P4535: Grupo dos Amigos da Capela de Guileje (3): Já começámos a pôr a mão... na massa do Camilo, e a 20/1/2010 haverá ronco (Pepito)

Guiné-Bissau > Bissau > Sítio da AD - Acção para o Desenvolvimento > Foto da semana > "Iemberém atrai cada vez mais turistas" > Foto publicada em 14 de Junho de 2009 (e tirada em
26 de Maio último).

Em plena floresta de Cantanhez, a tabanca de Iemberém tem vindo a oferecer melhores condições de acolhimento para os turistas que, vindos de Bissau ou da Europa, procuram nestas paragens um contacto directo com as populações locais, com a sua cultura, a sua maneira de estar na vida e ao mesmo tempo apreciarem a beleza única que este Parque Nacional proporciona em termos de flora e fauna selvagem.

Com o apoio da União Europeia e da ONG IMVF de Portugal [,
Instituto Marquês de Valle Flôr], está em fase de conclusão a construção de um restaurante típico e a reabilitação de uma unidade de alojamento com 5 quartos.

Em colaboração com a
ONG italiana AIN Onlus foi identificado e ir-se-á implantar um Parque de Campismo que permita aos apreciadores estar mais perto da natureza e igualmente a identificação de dois itinerários marítimos: o da ilha dos Pássaros e o do ilhéu de Melo.

Foto (e legenda): © AD - Acção para o Desenvolvimento (2009). Direitos reservados


1. Mensagem do Pepito, director executivo da AD - Acção para o Desenvolvimento, em Bissau, enviada esta manhã:

Luís

Nem queiras saber a alegria de ver o Camilo aderir com entusiasmo ao Grupo de Amigos da Capela de Guiledje (*). Ele não é pessoa de meias palavras. Toma as decisões na hora. Já estão em Guiledje 150 sacos de cimento (começamos hoje a fazer os blocos para as paredes) e 5 latas de tinta, oferecidos pelo Camilo.

O Patrício Ribeiro está a finalizar a planta de reconstrução da capela, respeitando o formato original.

A inauguração do Museu e da Capela está marcada para 20 de Janeiro de 2010, que corresponde ao nosso Dia dos Heróis Nacionais (data do assassinato de Amílcar Cabral).

Tudo faremos para trazer a esposa do nosso falecido Capitão Neto para essa cerimónia. Vais-me ajudar a fazer-lhe o convite.

abraço
pepito
_______

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste anterior 16 de Junho de 2009 >Guiné 63/74 - P4534: Grupo dos Amigos da Capela de Guileje (2): António Camilo oferece 300 sacos de cimento e 150 litros de tinta

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Pepito

Vi notícias de que quando estavam a fazer a limpeza do local do aquartelamento de Guileje, encontraram uma imagem de Nossa Senhora, que tinha sido obra de um açoreano que ali esteve.
Reproduções dessa imagem,após a venda, ajudar-vos-ão a realizar fundos para as vossas obras.
Porque não tentar?

Forte abraço

José Martins

Luís Graça disse...

Zé e Pepito:

É uma bela ideia... Nossa Senhora de Guileje...

Para os camaradas que tem fé, e são católicos, a veneração da imagem pdoe fazer sentido... E para os outros tambémn, basta deixarem-se imbuir do "pensamento mágico" do Cantanhez...

Guileje foi terra de fé mas também de ecumenismo, de tolerância religiosa, de convívio pacífico entre animistas, muçulmanos e cristãos e agnósticos, dizia o Zé Neto...

Há diversos postes em que aparecem os Gringos de Guileje, Abílio Delgado (Cap), Zé Carioca e Sérgio Sousa com a imagem da santa...


Vou recuperar e destacar, de novo, a imagem... LG

____________

6 de Maio de 2008
Guiné 63/74 - P2815: Tabanca Grande (67): Os Gringos de Guileje: Abílio Delgado, Zé Carioca e Sérgio Sousa (CCAÇ 3477, Nov 1971/ Dez 1972)

Guiné-Bissau > Região de Tombali > Iemberém > Simpósio Internacional de Guileje > Visita ao sul > 2 de Março de 2008 > Três homens com um ar de felicidade... Ei-los aqui fotografados com um tesouro, a estatueta, em metal, da santa protectora dos Gringos de Guileje, encontrada nas escavações arqueológicas do antigo aquartelamento de Guileje... Da esquerda para a direita os valorosos representantes da penúltima unidade quadrícula de Guileje, a CCAÇ 3477 (Nov 1971 / Dez 1972): José Carioca, Abílio Delgado e Sérgio Sousa... O Zé Carioca é actor de teatro (amador ?) e sei que vive em Cascais.