quinta-feira, 18 de junho de 2009

Guiné 63/74 - P4547: Blogoterapia (108): Pais & filhos (Juvenal Amado / Luís Graça)

1. Mensagem do Juvenal Amado, agradecendo os parabéns que lhe mandámos e a surpresa que lhe fizemos (*):

Meu caro Luís: Não sei como te agradecer o teu cuidado e a tua amizade. Este dia está cheio de belos momentos, graças a ti e ao blogue que criaste, que tanto me tem dado.

A publicação do texto da minha filha (vd. foto à esquerda, gentileza da
Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém) foi um momento sublime e de grande profundidade da tua parte. Ela é efectivamente dietista no S. Francisco Xavier, na área da medicina e cuidados intensivos. Infelizmente há alturas em que morrem a maioria com enfermidades, que não perdoam. Isso afecta-a imenso.

Teria dado uma excelente médica, se não estivessemos num país em que para ser médico se tem que ter uma média intolerável. Médicos que saiem desse crivo não interessa que tenham vocação para engenheiros ou advogados ou ainda economistas. Com 19 ou 20 valores tem que escolher medicina e a vocação que se lixe, não é? É o país que temos e que, também, é da nossa responsabilidade. Mais uma vez obrigado e até sábado.


2. Comentário de L.G.:

Juvenal:

Foi a minha primeira hipótese, a de dietista... O meu sexto sentido ía para aí... A sondas, os catéteres e a urgência atraiçoaram-me... Afinal, a tua Vanessa é a senhora doutora dietista... do ESCA e do Xico Xavier (*)... onde tenho amigos (o Dr. Luís Campos, por exemplo, que conheço há anos, e que é colaborador da nossa Escola, a ENSP/UNL) e onde tem estagiado o meu filho, médico interno... e violinista (dos Melech Mechaya)...

Mostrei-lhe, ao João Graça, a foto da tua Vanessa, e o meu filho reconheceu-a de imediato... Além de ser uma competentíssima profissional (ele trabalhou com ela, há um ano e tal atrás, com o Luís Campos, em Medicina 4, e deu-me as melhores referências dela), a tua Vanessa não passa despercebida... "É um borracho", diz ele...

Tenho, além disso, diversos amigos na área das ciências da nutrição, como o Dr. João Breda, e inclusive uma futura doutoranda em saúde pública de que poderei vir a ser o orientador...

Como vês, o mundo é pequeno e o nosso blogue.. é grande.

Bebo um copo, à tua saúde e à tua longevidade... Espero que contraries o provérbio, fatalista, do nosso povo que dizia: "Muita saúde, pouca vida, que Deus não dá tudo"... Dá um beijinho à tua filha, da qual não tenho o mail mas em cujo blogue foi deixar esta e a outra mensagem (*).

Já agora, e como humilde e singela prenda, para ti e para a tua filhota, aqui tens os links de uns textos meus sobre "representações sociais da saúde, da doença e dos profissionais de saúde nos provérbios populares", onde se incluem questões ligadas à alimentaçáo, nutrição, estilos de vida, hospitais, etc. (Para a Vanessa, que faz formação, são textos que lhe podem ser úteis...).

Estão na minha página pessoal: http://www.ensp.unl.pt/luis.graca/textos_papers.html

Concordo com o que dizes sobre o miserável sistema de recrutamento, selecção e formação dos nossos médicos... Acho que merecíamos melhor do que este sistema pseudo-meritocrático onde se privilegia um sistema de ensino/aprendizagem baseado no modelo da acumulação de conhecimentos...

O meu filho entrou, em medicina, com 19,5 valores e acho (mas sou suspeito) que tem vocação perfil, motivação, competências (humanas, sociais, técnicas) para o exercício da medicina... Mas deixa-me fazer-te uma (in)confidência: era o último curso do mundo que eu tirararia...

E, repara, para além do meu filho, tenho muitos médicos amigos, tenho muitos antigos alunos que são médicos e que são excelentes médicos... Mas sei que eu, pessoalmente, nunca passaria do primeiro mês do 1º ano do curso de medicina... Não tenho qualquer perfil psicológico e intelectual para a medicina... Era incapaz de estudar anatomia, por exemplo... Por outro lado, dou aulas também na Faculdade de Medicina e apercebo-me da profunda imaturidade (emocional, vivencial, humana...) de muitos dos estudantes de medicina, que entraram por este sistema de funil... que não selecciona, de facto, os melhores ... Mas também, devo dizer-te, não tenho aqui à mão nenhum sistema alternativo... O que me magoa é o eventual desperdício de talentos, a falta de equidade, a perversão do sistema...

No caso da tua filha, o que importa é que ela se sinta bem na pele de dietista e possa trabalhar, em equipa, com outros profissionais de saúde num sistema de saúde que ofereça a ela e aos demais jovens profissionais, motivos de orgulho, boas condições de trabalho, novos desafios e oportunidades. No que diz respeito à saúde, eu tenho, apesar de tudo, orgulho nos progressos que conseguimos, nestes últimos quarenta anos, nós, portugueses, e o nosso país, Portugal. (LG).

Até sábado, na Ortigosa. Luís

___________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de 17 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4541: Os Nossos Seres, Saberes e Lazeres (9): Juvenal, como foste nessa de chamar Vanessa à tua menina ? (Luís Graça)

1 comentário:

Santos Oliveira disse...

Juvenal/Vanessa

Com Internet intermitente, não chego a lado nenhum.Tentei escrever-te e não deu;tentei inscrever um Comentário no "Nãodigasquesim", também o não consegui.

Agora, não será mais oportuno que tão só felicitar-te e á tua Vanessa, tomando abusivamente, na parte elogiosa, por mim comungadas, as referências que o Luis vos faz.

Um grande abraço...até Sábado
Santos Oliveira