quinta-feira, 25 de junho de 2009

Guiné 63/74 - P4577: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (13): Encontro de dois atabancados em terras da América (José da Câmara)

José Macedo, natural de Cabo Verde, ex-2.º Ten FZE do DFE 21, Guiné, 1973/74 (*)

José da Câmara, natural das Lajes das Flores, Açores, ex-Fur Mil da CCAÇ 3327 e Pel Caç Nat 56, Guiné, 1971/73 (**)


1. Mensagem de José da Câmara que vive nos Estados Unidos da América, com data de 16 de Junho de 2009:

Assunto: Uma surpresa do tamanho da Tabanca

Caro Carlos,

Junto encontrarás uma pequena surpresa. Mesmo que ela possa não ter interesse para o blogue, não quero deixar de partilhá-la contigo. Conheci no José Macedo um homem amável e de trato fino, acérrimo defensor de uma cultura que foi assimilando, a americana, e sem perder as suas raízes luso-cabo-verdeanas. Foi um encontro agradável aquele que tive com o José Macedo e a esposa.

Com um grande abraço e votos de muita saúde,
José Câmara


2. Mensagem de resposta enviada no mesmo dia ao nosso camarada:

Caro José Câmara
O que o nosso Blogue pode fazer!!! Juntar compatriotas na diáspora!!! Muito bonito.

Claro que vamos publicar. Muito, mas mesmo muito obrigado por nos teres dado nota do vosso encontro.

Um abraço
Vinhal


3. Numa manhã de domingo

- José, tens uma chamada telefónica. Não sei quem é. Foi assim que a minha esposa me alertou...

Raios, quem seria que, naquela manhã de domingo, precisava de falar comigo. Logo o saberia.

- Estou, quem fala?

- Olá José Câmara. Eu sou o José Macedo. Vi o teu nome no blogue do Luís Graça. Depois procurei pelo teu número de telefone e aqui estou.

Se uma bomba - que não explodisse - me tivesse caído aos pés, o efeito surpresa não teria sido maior.

Aqui, em terras da estranja, se confirmava que a Tabanca Grande é, afinal, uma grande tabanca. É tão grande como o mundo por onde nos encontramos espalhados.

Como não podia deixar ser, falamos sobre os assuntos do blogue, das nossas experiências, dos sítios por onde andámos em terras da Guiné. E, claro, um pouco sobre a nossa vida enquanto emigrantes. Ficamo-nos de encontrar aqui, em Stoughton, até porque o José Macedo tem familiares nesta área.

Mas surpresa não ficaria por aqui.

A convite de um casal amigo, fomos, eu e a minha esposa, jantar ao Sport Club Faialense, com sede em Cambridge, MA. Foi na sexta-feira dia 22 de Maio. Nessa noite o ex-Tenente do Destacamento de Fuzileiros Especiais 21, apareceu naquela colectividade acompanhado da sua, muito simpática, esposa e um casal amigo.

Um encontro de tertulianos em terras da América

Os nossos amigos acabaram por se interessar pela nossa história e pela forma como o encontro se proporcionou. Para nós, ilhéus de arquipélagos diferentes, Açores e Cabo Verde, foi um encontro diferente de tertulianos. À nossa maneira: simples e simpático.

Na despedida ficou um abraço que só nós, aqueles que combateram na Guiné, são capazes de compreender.

Um abraço para todos,
José Câmara


4. Comentário de CV:

Caros camaradas José Câmara e José Macedo, não posso avaliar a sensação que tiveram quando se encontraram. Felizmente (?) nunca tive necessidade de sair do meu cantinho, excepção do tempo de tropa, pelo que só pessoas nas vossas condições poderão avaliar a situação.

No entanto, ao ler o relato do José da Câmara, quase saltava uma lagrimazita traiçoeira, daquelas que deixam um homem mal.

Se para vós dois foi um momento mágico, para nós, editores/tertulianos, com alguma responsabilidade no blogue, foi um bálsamo para contunuarmos o nosso trabalho de retaguarda, visível só no que aos leitores se depara, os vossos e nossos escritos. Que orgulho sentimos por chegarmos aos portugueses e amigos lusófonos que se encontram em todas as partes do mundo.

Pode-se dizer com orgulho que o Mundo é pequeno, mas o nosso Blogue é... enorme.
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 13 de Fevereiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2532: Tabanca Grande (56): José J. Macedo, ex-2º tenente fuzileiro especial, natural de Cabo Verde, imigrante nos EUA

(**) Vd. poste de 15 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4350: Tabanca Grande (141): José da Câmara, ex-Fur Mil da CCAÇ 3327 e Pel Caç Nat 56 (Guiné, 1971/73)

Vd. último poste da série de 12 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4514: O mundo é pequeno e o nosso blogue... é grande (12): O embaixador Manuel Amante, com saudades do Geba, fala da onça e do irã-cego

1 comentário:

Luís Graça disse...

Afinal, vivemos na aldeia global... Foi bonito o gesto, camaradas.

E quantos outros, que estiveram na Guiné, não haverá por aí, nos States e no Canadá, a morrer de saudade/morabeza, e a quem a nossa Tabanca Grande só poderia fazer bem ?!... Divulguem o nosso blogue. Um Alfa Bravo.

Luís Graça