quinta-feira, 25 de junho de 2009

Guiné 63/74 - P4579: Tabanca Grande (155): António da Costa Maria, ex-Fur Mil Cav do Esq Rec Fox 2640, Bafatá, 1969/71


António da Costa Maria, ex-Fur Mil Cav do Esq Rec Fox 2640, Bafatá, 1969/71.


1. Breve introdução/desculpa pela estranha troca de mensagens entre mim e este nosso novo camarada. No fim do poste, direi algo mais sobre a nossa relação de amizade (e única, para que conste).(CV)


2. No dia 10 de Junho de 2009, após apuradas e difíceis conversações, enviei esta mensagem ao meu velhíssimo amigo António Maria:

Caro António Maria
Não repares na caligrafia porque estou a escrever à pressa.
Este é o contacto inaugural Vinhal/Tone Maria.

Com respeito ao assunto que falámos, a tua admissão à Tabanca Grande, como é conhecido o nosso Blogue, fico à espera.

A jóia a pagar para seres admitido é uma foto do tempo de tropa, mas podes mandar mais, tipo passe de preferência e em formato JPG.
Mandarás outra actual, nos mesmos moldes.
Uma pequena descrição da tua passagem pela Guiné, começando pelo Nome, posto, Unidade, Início e fim da comissão, locais por onde passaste, na Guiné, claro, e uma pequena resenha da actividade da tua Unidade (facultativo). Podes enviar umas fotos devidamente legendadas para ilustrar o texto.

Se quiseres podes dizer onde vives, o que fazes ou fazias e outras coisas mais que não entrem na intimidade familiar. (Facultativo)

Podes e deves enviar os teus textos em simultâneo para os endereços luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com e carlos.vinhal@gmail.com

Tudo isto numa folha de papel selado, sêlos fiscais no valor de 457$60, assinatura reconhecida pelo Notário, cópia autenticada do Boletim de vacinas e atestado médico em como não sofres de Gripe A.

Como recompensa, verás o teu nome no lado esquerdo da nossa página, na letra A, terás uma apresentação no Blogue feita pelo melhor editor de Leça da Palmeira, com fotografia e tudo. Não pagas mais por isto.

Ainda te posso oferecer de graça, mesmo gratuito, um passeio a pé à marginal de Leça da Palmeira, desde o Garrafão (falecido) até ao Farol. Isto porque és meu amigo.

Se distinguires a brincadeira do sério, espero que me mandes os elementos que te peço.

Um abraço... camarada, ah pois é!!!
Carlos Vinhal
Ex-Fur Mil Art MA
CART 2732
Mansabá
1970/72
Co-Editor do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné


3. Mensagem de António Maria do mesmo dia, dirigida a mim:

Caro Vinhal
Recebi a tua mensagem e farei como dizes, mas dá-me algum tempo para preparar o assunto, pois como sabes estes meandros burocráticos de notários etc, demoram que se fartam. Não, não é desculpa. Farei tudo o mais depressa que me for possível. Estou a pensar como hei-de apresentar o meu actual frontespício, se de cabelo grande e farto ou cortadinho.

Um abraço para ti e espera notícias minhas


4. Finalmente em 18 de Junho de 2009, recebi a tão esperada mensagem de António da Costa Maria, formalizando a sua adesão à nossa Tabanca Grande:

Assunto: Primeiro contacto

Caro Vinhal

Envio em anexo a breve história do Esquadrão e as fotos conforme o combinado

5. Breve súmula da vida do Esquadrão de Reconhecimento Fox 2640 na Guiné, 69/71 (1)

António da Costa Maria
Ex-Fur Mil Cav


Foi mobilizado pelo Regimento de Cavalaria n.º 8 de Castelo Branco com destino ao CTIG para render o Esquadrão de Reconhecimento Fox 2350.

O embarque para aquela ex-Província Ultramarina deu-se a 15 de Novembro de 1969 no Paquete “Uíge”, no cais da Rocha do Conde Óbidos. O desembarque em Bissau foi na manhã do dia 21 de Novembro, tendo toda a unidade seguido para a CCS/QG em Santa Luzia, onde se aquartelou até se deslocar para Bafatá.
Nesse mesmo dia à tarde realizou-se em Brá uma cerimónia de recepção, à qual presidiu o Comandante Militar Brigadeiro Eugénio Castro Nascimento. Foi não menos importante o encontro com os meus amigos Rafael Assunção que me orientou e me arranjou uma digna instalação e o Ribeiro Agostinho, com os quais passei uns bons bocados.

Dias após, embarcamos numa LDG Rio Geba acima, para aportarmos no Xime de onde seguimos em coluna militar por picada e estrada até ao nosso poiso final (Bafatá).

Éramos uma reserva móvel do Agrupamento de Leste e actuávamos em qualquer parte da Zona Leste da Guiné. O Esquadrão Rec Fox fazia protecções a colunas militares, de reabastecimento, protecção a operações, acorria em socorro de populações e aquartelamentos flagelados, fazia patrulhas diurnas e nocturnas, etc.

A área atribuída ao Agrupamento Leste era limitada a Norte pela fronteira com o Senegal, a Leste e Sul pela fronteira com a República da Guiné Conacri e a Oeste por uma linha sinuosa que corresponde aos limites ocidentais de vários Regulados.

Sofremos várias flagelações ao aquartelamento de Piche (havia sempre um nosso pelotão operacional em Piche, dos três que rodavam mensalmente entre si), emboscadas nas estradas para Nova Lamego (Gabú), Buruntuma e outras, para além do levantamento de inúmeras minas anti-carro e anti-pessoal. Felizmente nunca sofremos baixas. O nosso único morto foi o malogrado soldado Júlio Joaquim Alvorado Trouxa, vítima de afogamento na piscina de Bafatá. De resto só feridos sem muita gravidade e evacuações por doença.

Quando as Browning 12.7 (metralhadoras pesadas que equipavam as Fox e as White, para além das 7.9) começavam a cantar, era manga de ronco. A moral subia e a confiança instalava-se.

Em Dezembro de 1970, seguiram para a Metrópole um alferes, o sargento mecânico e cinco praças para receberem 5 viaturas Chaimite novinhas em folha. Fomos os primeiros a ter este tipo de viaturas. Na verdade as Fox e White, equipamento já da 2.ª Guerra Mundial estavam já muito cansadas, embora com um óptimo poder de fogo já atrás referido (Browning 12.7) e refira-se que continuaram a trabalhar.

Lutamos contra um povo que tinha um ideal que é comum a qualquer ser humano; a liberdade, mas também é bom referir que lhes fizemos e continuamos a fazer-lhes bem com acções humanitárias e outras, pena é que entre eles não haja o sentimento de união no progresso e amiudadamente se travem em lutas fratricidas.

Bela Guiné, com a sua fauna, a sua exuberante flora, as bolanhas, as tabancas, terra de mil rios, o seu fantástico luar, a chuva quente, os seus raios que recortavam os céus em noites de trovoada, os seus naturais, eu sei lá!!! Que pena estar numa situação tão calamitosa, com horizontes tão reduzidos.

Finda a comissão de serviço, embarcámos na Guiné no cais do Pijiquiti de regresso à Metrópole a 3 de Outubro de 1971, no paquete “Angra do Heroísmo”. Desembarcámos em Lisboa a 8 de Outubro.

Outros locais por onde andamos:

Geba, Cacheu, Galomaro, Bambadinca, Xime, Xitol, Canquelifá, Pirada, Corubal (rio) e tantos, tantos outros locais que agora não me recordo.

Caro Vinhal, são estas as parcas linhas que saíram da minha pena, com o desejo sincero de que o Blogue continue vivo, activo e pujante como se tem apresentado, mesmo além froteiras.

Obrigado pela oportunidade que me deram.

Um abraço para vocês e para todos os meus ex-camaradas do ESQ REC FOX 2640 ainda vivos e uma sentida homenagem de pesar por aqueles que já partiram.

António Maria
Ex-Fur Mil Cav

Bolanha

Browning

Chaimite

Coluna militar

Coluna militar

Fotos: © António da Costa Maria (2009). Direitos reservados



6. Comentário de CV:

Agora chegou o momento de me justificar.

Conheço o Tone Maria há 48 anos, não há engano, desde o nosso ingresso no Curso de Formação, em 1961, na Escola Industrial e Comercial de Matosinhos, agora personalizada com o nome de Gonçalves Zarco e que já conta mais de 50 anos de existência.

Por que é que o António Maria só agora entrou para a Tabanca, apesar de há muito nos espreitar? Porque só agora tem os meios informáticos ideais à sua disposição.

O António Maria faz parte de um pequeno grupo com quatro personalidades que organizam o Encontro anual dos ex-combatentes da Guiné do Concelho de Matosinhos, ajudam na organização das cerimónias do 10 de Junho em Leça da Palmeira, e ainda tentam junto do Presidente da Câmara Municipal que se faça algo que lembre para sempre que a nossa geração existiu e que, para o bem ou para o mal, disse sim, indo combater na Guerra Colonial. Do referido grupo fazem parte além do António Maria, o Ribeiro Agostinho que recentemente aderiu à nossa Tabanca, o José Oliveira e eu.

Por aqui se vê que somos um grupo de amigos ligados por uma amizade de longa data, e mais que tudo, por um passado comum que foi a nossa passagem pela Guiné. Quem diria nos nossos 13 anos de idade que muitos anos depois teríamos tanto em comum?

Caro amigo, sabes as obrigações que assumiste com a tua adesão à Tabanca. Aqui não há escalas de serviço, mas cada um sabe a sua obrigação. Sei que a tua privada nem sempre permite tempo para escreveres, mas ao contrário do que dizes, escreves muito bem e não podemos desperdiçar o teu talento.

Clicando nos endereços dos postes abaixo, publicados na nossa primeira série, de autoria do teu camarada de Esquadrão, Manuel Mata, poderás ver que algo já se foi dizendo por aqui àcerca do 2640.

Recebe 346 abraços, tantos quantos éramos até à tua chegada. Um dia vais ter consciência de que ser da Tertúlia do Luís Graça é manga de ronco.

CV
__________

Notas de LG:

(1) Sobre o Esq Rec Fox 2640, vd. os seguintes postes, publicados na 1.ª série do nosso blogue:

2 de Março de 2006 >
Guiné 63/74 - DXCVII: Esquadrão de Reconhecimento Fox 2640 (Bafatá, 1969/71) (Manuel Mata) (1)

3 de Março de 2006 >
Guiné 63/74 - DCIII: Esquadrão de Reconhecimento Fox 2640 (Manuel Mata) (2)

25 de Março de 2006 > Guiné 63/74 - DCLII: Esquadrão de Reconhecimento Fox 2640 (Bafatá, 1969/71) (Manuel Mata) (3)

2 de Abril de 2006 >
Guiné 63/74 - DCLXXI: Esquadrão de Reconhecimento Fox 2640 (Manuel Mata) (4): Elevação de Bafatá a Cidade

2 de Abril de 2006 >
Guiné 63/74 - DCLXXII: Esquadrão de Reconhecimento Fox 2640 (Manuel Mata) (5): Foguetões 122 mm no Gabu

2 de Abril de 2006 >
Guiné 63/74 - DCLXXIII: Esquadrão de Reconhecimento Fox 2640 (Manuel Mata) (6): as primeiras Chaimites para o Exército Português

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 24 de Junho de 2009 >
Guiné 63/74 - P4573: Tabanca Grande (154): António Tavares, ex-Fur Mil da CCS/BCAÇ 2912, Galomaro, 1970/72

1 comentário:

Fernando Gouveia disse...

Caro
Ant.º Maria:
Desde que faço parte da Tabanca Grande és o primeiro camarada a aparecer no Blog que eu deveria conhecer da Guiné, pois estivemos os dois, no que se pode considerar o mesmo aquartelamento: Esquadrão e Agrupamento.
Eu era o of. (Alf.) de Informações do Agr. e comia sempre no Esquadrão com os vossos alferes.
Realmente, passados 40 anos, não me lembro da tua cara, mas pior é não me lembrar nem da cara nem dos nomes de qualquer dos Alferes do Esquadrão com quem convivi, à mesa, durante mais de seis meses (estive lá de JUN68 a JUN70) Do anterior Esquadrão (2350) lembro-me de quase tudo.
Para já agradecia que me dissesses os nomes dos vossos Aferes bem como do Sargento que geria a nossa pequena messe para ver se começo a reconstituir a minha vivência com o Esq.2640.
O meu endereço elect. é: fg@tvtel.pt
Mais te informo que, nas estórias que já contei, aparecem várias fotos de Bafatá e nas próximas vão aparecer muitas mais.
Um abraço.
Fernando Gouveia