sexta-feira, 26 de junho de 2009

Guiné 63/74 - P4585: A Guerra vista de Bafatá (Fernando Gouveia) (7): Um alferes desterrado em Madina Xaquili, com um cano de morteiro (VI Parte)

1. Mensagem de Fernando Gouveia, ex-Alf Mil Rec e Inf, Bafatá, 1968/70, com data de 7 de Junho de 2009:

Caro Carlos:
[...]
Como sugeres, aí vai em anexo a 6.ª e última parte da estória de Madina Xaquili para a série A Guerra Vista de Bafatá.

Tinha combinado com o Luís que iria mais tarde mandar umas bandas sonoras de sons da Guiné. Assim, e esperando que chegue aí em condições de ser postado um primeiro som, incluí na estória o som de pios de morcegos, da forma e com os meios que dispunha. Será para ser ouvido no local do texto onde o coloquei.
Pretendia que ao clicar no desenho do morcego, que nesse sítio aparece, se ouvisse o referido som, mas não consigo. Se tu o conseguires, tudo bem, caso contrário elimina o desenho do morcego. Se assim for o som ouvir-se-á da forma que eu indico.

Se de todo for necessário, mandarei pelo correio um CD. Nesse caso avisa-me.

Um abraço.
Fernando Gouveia


A GUERRA VISTA DE BAFATÁ

7 - Um Alferes destacado (desterrado) em Madina Xaquili com um cano (só o cano) dum morteiro 60 - parte 6 e última.

Preâmbulo

Como tenho referido anteriormente, na sequência do agravamento da situação no Cossé, fui destacado para Madina Xaquili, onde vivi uma experiência verdadeiramente inesquecível.

No Poste anterior – 4470 (10.º dia dessa minha experiência), descrevi a operação que fizemos na região de Padada, com muitos vestígios IN e mostrei fotos de locais lindíssimos por onde passámos.

Relato do 11.º dia – 22JUN69:

Logo pela manhã dei com o João a andar de forma esquisita, de pernas abertas. Não resisti e perguntei o que se passava com ele. O João, como comandante da Milícia, não fazia quase nada na tabanca. Até a sua lavra de mancarra era cultivada pelos milícias. Assim, como não estava habituado a andar muito, e por ser um pouco anafado, tinha ficado com as coxas em carne viva pelo roçar das calças na caminhada do dia anterior de cerca de 25 Km, com temperaturas a rondar os 40º e a humidade própria da época das chuvas. O problema foi resolvido pelo nosso enfermeiro, que pouco depois também teve que dar uma injecção de soro antiofídio a um milícia que foi picado por uma cobra quando cavava na lavra de mancarra.

Por causa da lavra, o abrigo para a população civil continuava por acabar.

Almoçámos mais uma vez a mesma bianda. Aí tive uma ideia (tanto de brilhante como de pérfida). Fui tentar convencer um civil (penso que seria o chefe da tabanca), a trocar duas galinhas por uma lata de atum de 3 Kg. As conversações foram demoradas. Fartei-me de lhe expor as vantagens (ou desvantagens) para ele, da troca: As galinhas podiam morrer, etc., etc. Lá vim com as duas galinhas para tornarmos a tirar a barriga de misérias.

Creiam, camaradas, que ainda hoje sinto remorsos desse negócio, apesar de que passados cerca de três meses nem galinhas, nem palhotas, nem pessoas existiam em Madina Xaquili.

Ao anoitecer, sentado no característico estrado debaixo do mangueiro, no centro da tabanca, com o relampejar ao longe, continuei a inteirar-me dos usos e costumes daquela gente. Uma pessoa podia sentir-se ali isolado mas também sentia uma paz interior difícil de alcançar nos nossos meios, ditos civilizados. Pela cabeça passou-me a ideia de ficar ali para sempre, se guerra não houvesse, claro. A pureza e ingenuidade das pessoas era total.

O som da guitarrinha do Braima induziu-me ao sono nessa noite.

O fula Braima (com as características duas marcas junto aos olhos)

Relato do 12.º dia – 23JUN69

Essa pureza que referi iria ser quebrada. Em determinada altura ouço, perfeitamente fora do contexto, um gargalhar de dois milícias. O que se passava? À porta de uma palhota um militar metropolitano mostrava a esses dois camaradas africanos um baralho de cartas, daqueles com cenas pornográficas. Interrompi a sessão, chamei o metropolitano e expliquei-lhe, em pormenor, a poluição do seu acto, etc., etc.

À tarde aproveitei para tirar algumas fotos e ir falar com o Braima para saber se ele me vendia a guitarrinha, daquelas típicas, feitas com meia cabacinha, pele de macaco e cordas de fio de pesca. Não o consegui mas falando-se também do seu iuri que ele próprio escavou em pau sangue, com forma de canoa, aqui sim, consegui convencê-lo, considerando essa a peça mais significativa que trouxe da Guiné.

O iuri que o Braima fez. As pedras são sementes de cocnote.

A Binta era sem dúvida a mulher mais vistosa e simpática da tabanca.

A mulher de um milícia

A lavra do João continuava a atrasar a construção do abrigo para a população civil.

A segurança de todos nós continuava a preocupar-me muito. Por um lado andava a pensar em redigir um relatório sobre as condições miseráveis em que nos encontrávamos em termos de armamento e na forma de fazer chegar esse relatório a Bafatá. Talvez os superiores não quisessem assumir a responsabilidade de ter um destacamento em semelhante buraco e tão mal equipado.

Se lá continuasse por muito mais tempo, várias iniciativas teria de levar à prática, de imediato:

1 – Para segurar na tabanca a 1.ª mulher do João (ler relato do 7.º dia) e porque era bastante evoluída iria arvorá-la no único elemento armado da população civil, para no abrigo colectivo fazer a defesa, possível, de todos. Dar-lhe-ia instrução de tiro e fornecer-lhe-ia uma G3. Talvez o João não gostasse mas teria que engolir o sapo. Não esquecia o Bonco; a Binta cuidaria dele.

A Binta com o Bonco, filho do João, ao colo.

2 – Além da já existente sentinela avançada na mata, criaria mais duas durante todo o dia.

3 – Passaria a sair todos os dias, a meio da tarde para patrulhar as redondezas da tabanca, com um grupo de combate e faria emboscadas nas zonas mais problemáticas, regressando já noite para jantar. A detecção de vestígios IN na zona próxima era crucial e indicativa de um próximo ataque. Como já anteriormente referi, o IN não me iria encontrar dentro do arame. O primeiro ataque viria a dar-se, já eu não estava na tabanca, mas precisamente à hora por mim prevista…

Na reunião à noite, debaixo de uma grande tensão e medindo bem todas as consequências, tomei a resolução mais controversa da minha estadia em Madina Xaquili.

Conhecia o valor dos homens que tinha comigo mas pensando no armamento que possuía, além das espingardas, (metade dos milícias tinham só Mausers), só tinha um cano velho (só o cano) dum morteiro 60 e 16 (dezasseis) granadas para o mesmo, tinha que tomar uma atitude. Todos sabem com que armamento o IN fazia os ataques: Vários morteiros 82, canhões sem recuo, metralhadoras, RPG7, etc. Quanto tempo nós iríamos aguentar com 16 granadas de morteiro 60?

É certo que me passou pela cabeça simular um ataque ou outro qualquer contacto com o IN e pedir uma urgente remuniciação. Correria o risco de não a fazerem e ficava pior ou podiam mandar-me outras 16 granadas, ou 10, ou 5…

Achava a situação dramática dada a proximidade do IN.

Finalmente expus a todo o pessoal o que já andava a magicar há alguns dias e caso a situação não se viesse a alterar: Um plano de fuga.

No caso de verificar, que com um ataque se estava próximo de gastar a última das nossas 16 granadas, à minha ordem todos retirariam por uma zona baixa da tabanca, próxima da fonte, muito improvável de instalação IN e caminhariam a corta-mato durante cerca de 1 Km, ao fim do qual flectiriam à direita até encontrarem a picada para Galomaro. Eu e um pequeno grupo aguentaríamos o IN até não poder mais, dando tempo a que a população civil se pusesse a salvo. Então, sim, seria a nossa vez.

Esta atitude comuniquei-a, posteriormente, ao então Chefe do Estado Maior do Agrupamento, Ten Cor Teixeira da Silva que, embora arregalando os olhos, a compreendeu perfeitamente. Também sabia com quem estava a falar, quiçá o oficial superior mais culto e menos militarista, dos que então passaram pelo Comando do Agrupamento.

Foi assim, debaixo dum silêncio sepulcral, sem os acordes da violinha do Braima e só quebrado pelo som metálico do piar dos morcegos nos mangueiros, que fui dormir, ainda sem saber que era a minha última noite em Madina Xaquili.

(OBS: Falta encaixar aqui o ruído dos morcegos)

Relato do 13.º dia – 24JUN69:

Na manhã do 13.º e último dia, como por premonição, resolvi tirar a foto de família e a do forno que eu próprio construí, ambas a preto e branco pois tinham acabado as fotos coloridas.

Comigo está o João e mais 15 dos 38 milícias que constituíam a guarnição africana da tabanca.

O forno que construí. Ao meu lado o Sajuma, que se ofereceu para ajudante de padeiro.

Ajudei a posicionar alguns cibes no novo abrigo e a hora do almoço estava a chegar. Ouve-se então o ruído de uma coluna a chegar, com as viaturas a roncar ao passarem uma linha de água a uns 500 metros da tabanca.

Pensei, talvez como os meus camaradas metropolitanos, que viessem ali mais umas cervejas frescas.

Vinham sim reabastecer-nos de géneros, mas também traziam uma ordem para me levarem embora.

Desta vez não consegui tomar a atitude que seria um tanto estranha para quem, como eu, achava que estava em perigo em Madina: Seria não ir com a coluna e ficar na tabanca, pois não era só eu que estava em perigo. Para isso era só necessário mandar uma mensagem para o Agrupamento a perguntar qual ordem cumpria: Se a que a coluna trouxe para me levar, se a do Coronel Felgas quando me visitou e me disse que eu só sairia dali quando houvesse abrigos para a população civil. Ia a mensagem, vinha a resposta, a coluna já tinha partido e eu ficava.

Para tanto não tive coragem. Pensei na família. Pensei na possibilidade do meu filho Miguel já vir a caminho (tinha estado de férias na metrópole um mês antes). Fui com a coluna.

Não sei se foi a minha tristeza que contagiou os que ficavam, se o contrário.

O João e os outros milícias prometeram visitar-me quando fossem a Bafatá, o que veio a acontecer.

Excerto de um aerograma em que refiro a visita que o João me fez em 03OUT69 e a triste notícia da destruição de todas as palhotas de Madina Xaquili

De fugida verifiquei que tinham finalmente trazido mais uma arma para reforçar o cano do morteiro 60 (só o cano) e as suas 16 (dezasseis) granadas: Uma metralhadora ligeira Degtiarev, de disco, apanhada ao IN. O Cap Jerónimo de Galomaro devia continuar com remorsos.

Subi para um Unimog e aí passou-se uma cena, única em toda a minha vida, quando o Furriel que ia ao meu lado me perguntou se tinha gostado de estar na tabanca.

Gostaria muito que fosse esse Furriel, de quem não lembro o nome, a contar o sucedido mas constrangido direi que as lágrimas me vieram aos olhos pelo que baixei a cabeça. Foi então que os meus dois olhos se transformaram em autênticos chuveiros. Durante largos minutos o Furriel, atónito e confuso, respeitou o meu silêncio. Reagi e reatámos então a conversa.

Sei que passei por Galomaro e falei com o Cap Jerónimo, mas não recordo como cheguei ao Comando de Agrupamento em Bafatá.

Fim desta longa e curta estória que para mim fez História.

Até para a semana camaradas, com uma estória curta mas engraçada passada com o pessoal do Esquadrão de Cavalaria instalado ao lado do Agrupamento.

Texto e fotos: © Fernando Gouveia (2009). Direitos reservados
__________

Nota de CV:

Vd. poste de 6 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4470: A Guerra vista de Bafatá (Fernando Gouveia) (6): Um alferes desterrado em Madina Xaquili, com um cano de morteiro 60 (V Parte)

3 comentários:

Anónimo disse...

Ouri,Ouril ou Uril... e nao iuri..como vem na legenda da fotografia.

Mantenhas
NHL

Hélder Valério disse...

Caro Fernando Gouveia
Já tinha feito um ou outro comentário a relatos dessa tua "diligência" em Madina Xaquili, onde apreciei, para além de tudo, a forma como esses teus relatos mostravam a forma cuidada como progressivamente ias fazendo a tua aprendizagem, aplicando criteriosamente o método da observação, do rigor, do improviso, e em simultâneo ias absorvendo tudo o que te envolvia.
Neste relato, revelas duma forma comovente, praticamente sem palavras, todos os sentimentos que te envolveram.
Essas lágrimas não diminuem ninguém, pelo contrário, nesse contexto só engrandecem.
À força de tanto se ouvir dizer que "um homem não chora", acabamos por acreditar nisso mas, na realidade, o que acontece é que "um homem não resolve problemas a chorar".
Um abraço
Hélder S.

Fernando Gouveia disse...

Caros camaradas (que eventualmente tenham lido o comentário do anónimo NHL):

Como escrevi no texto de apresentação ao BLOG tudo o que tenho escrito e venha a escrever no mesmo é pautado por uma preocupação de rigor. Assim, antes de escrever o nome do jogo em questão fiz uma pesquisa na NET não tendo encontrado nenhuma referência. Limitei-me, por necessidade imediata, a transcrever foneticamente a sonoridade que recordava da Guiné quando jogava este jogo com os africanos, que lhe chamavam iuri.
Face à correcção que me é feita encetei novas pesquisas e encontrei em Cortesão et al (1995), E agora tu dizias que…, Edições Afrontamento, que o nome do jogo vem das sementes dum arbusto africano chamado ori cujos frutos se designam por oris. A mesma fonte refere que o jogo em causa existe em toda a África incluindo Angola, Cabo Verde e Guiné, com os nomes uri, ori, orim.
A terminar, camaradas, refiro que no meu telemóvel “Nokia” o jogo tem o nome de Bantumi.

Um abraço
Fernando Gouveia