segunda-feira, 29 de junho de 2009

Guiné 63/74 - P4603: (Ex)citações (32): Em louvor da nossa Força Aérea e de todos os Zés Especiais (António Graça de Abreu / Luís Graça)

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > O José Casimiro Carvalho e o Miguel Pessoa, dois homens, dois camaradas (um do Exército), outro da Força Aérea, cujas vidas e histórias passam obrigatoriamente por Guileje... O José Casimiro fez questão de "tirar uma chapa" com o Miguel, "em nome de uma dívida de gratidão" que remonta, pelo menos, a 25 de Março de 1973, o dia em que o Miguel foi o primeiro piloto da FAP a ser abatido por um Strela, sob os céus de Guileje, em missão de fogo de apoio ao aquartelamento e tabanca de Guileje...

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > A FAP foi objecto de especial carinho por parte dos nossos/as bloguistas ... Como as organizações e as instituições e os países não têm rosto, a FAP está aqui representada pela nossa camarada Giselda Antunes Pessoa, lednária enfermeira pára-quedista dos anos de 1972/74, ladeada por duas paisanas, a Alice Carneiro, esposa do Luís Graça, e a Dina, esposa do Carlos Vinhal... Foto tirada na Pensão Santa Rita, Monte Real.

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > O Gen Pilav Res António Martins de Matos, em primeiro plano, com o ex-Alf Mil e hoje ilustre advogado de Lisboa, João Seabra (que foi "pirata de Guileje", noutra encarnação).

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > A mascote do 32º Encontro dos Especialistas da BA 12, Guiné 1965/74, que se realizou em Vouzela, em 30 de Maio último, sob a batuta do maestro (e hoje empresário) Victor Barata, antigo Melec da FAP...

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > O Victor Barata (na foto, ao centro) fez questão de oferecer, ao nosso blogue, na pessoa do seu criador e editor principal Luís Graça, um exemplar do Zé Especial... A entrega, carregada de simbolismo, foi feita pela Giselda (Não reparem no papel de embrulho, que em tempo de guerra não se limpam armas)... Quando o nosso blogue tiver um secção museológica (talvez no Forte do Bom Sucesso, por que não ?) , o Zé Especial irá lá parar... com muito cuidado e ternura.

Obrigado, Victor e a ti, a todos os Zés Especiais da BA 12, Bissalanca, de novecentos e carqueja, que a vossa guerra não começou afinal em 1965... Olha, tens que explicar isso melhor aos infantes e outros terráqueos (expressão mais soft para militares do Exército, que é para ninguém se melindrar com essa da "tropa-macaca", que macaco - sancu - também é arborícola e molho o cu na água da bolanha): por que é que o teu blogue só abarca o período de 1965/74 ?

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > Da direita para a esquerda: O António Graça de Abreu (CAOP1, Teixeira Pinto, Mansoa e Cufar, 1972/74), mais dois camaradas da FAP: o António Martins de Matos, ex-Ten Pilav (BA 12, Bissalanca, 1972/74), e o António Dâmaso, ex-páraquedista (BCAP 12, BA 12, Bissalanca, 1972/74).

Fotos (e legendas): © Luís Graça (2009). Direitos reservados


Antonio Graça de Abreu deixou um novo comentário na mensagem "Guiné 63/74 - P4597: FAP (30): Ferro Q.B. (...) (*)


Eu só queria saudar, uma vez mais, o Miguel Pessoa pelo seu contributo tão importante para entendermos a guerra da Guiné, na fase pós-Strela, Abril/Maio 1973 até ao fim. É que continuam a dizer-se e a escrever-se barbaridades sobre a força aérea e o apoio às tropas em terra, nesse período. Desde o "perdemos a supremacia aérea" (então quem é que a ganhou, o PAIGC?) a "a guerra acabou, deixámos de voar, fomos militarmente derrotados pelo PAIGC", etc.

É verdade que tudo passou a ser mais difícil, mas não posso deixar de louvar toda esta boa gente da força aérea pela sua dedicação e coragem. Convivi de perto com eles, tive a honra agora, no convívio da Ortigosa, de me sentar à mesma mesa com eles.

Um abraço à Giselda e ao Miguel do tamanho dos céus da Guiné.

António Graça de Abreu


___________

Nota de L.G.:

Último poste da série (Ex)citações:

27 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4424: (Ex)citações (30): O meu pai só aprendeu as letras que o trabalho lhe ensinou (José da Câmara)

1 comentário:

Joaquim Mexia Alves disse...

Deixo aqui também o meu abraço muito camarigo aos camarigos da Força Aérea, embora eu seja suspeito, porque toda a gente sabe que sempre me dei bem com os "aviadores" e demais "pessoal aéreo".

E ao Graça de Abreu também!

É que esta coisa dos almoços e querer falar com todos afinal não falei com ninguém com tempo!!!